...
sábado ,20 julho 2024
Home / Educação / Inscritos no Enem têm hoje a chance de tirar identidade no Detran-RJ

Inscritos no Enem têm hoje a chance de tirar identidade no Detran-RJ

Repro­dução: © Divulgação/Governo do Esta­do do Rio de Janeiro/ Detran.RJ

Postos estarão abertos das 8h às 14h


Pub­li­ca­do em 06/11/2021 — 08:00 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Depar­ta­men­to de Trân­si­to do Esta­do do Rio de Janeiro (Detran-RJ) fará hoje (6) o segun­do mutirão espe­cial para emi­tir carteira de iden­ti­dade aos estu­dantes que irão par­tic­i­par do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) ou de vestibu­lares. No primeiro mutirão, real­iza­do em 25 de setem­bro, foram emi­ti­das quase 800 carteiras de iden­ti­dade, de acor­do com o Detran-RJ.  

O atendi­men­to será por ordem de chega­da, com dis­tribuição de sen­has, e não haverá neces­si­dade de agen­da­men­to. Para ser aten­di­do, o estu­dante pre­cis­ará apre­sen­tar o com­pro­vante de inscrição dos exam­es, além de orig­i­nal ou cópia aut­en­ti­ca­da da cer­tidão de nasci­men­to, para os solteiros, ou de casa­men­to.

O mutirão será em todos os pos­tos de iden­ti­fi­cação civ­il do Detran no Esta­do do Rio de Janeiro, das 8h às 14h, exce­to nos pos­tos em shop­pings, em que o horário vai das 10h às 16h. Serão emi­ti­das a primeira e a segun­da vias da iden­ti­dade. A primeira via é gra­tui­ta. Para a segun­da, é cobra­da taxa de R$ 41,79.

Para faz­er o Enem é pre­ciso apre­sen­tar o doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação orig­i­nal, com foto, na hora da pro­va.

Enem 2021

O Enem 2021 está mar­ca­do para os dias 21 e 28 de novem­bro, tan­to na ver­são impres­sa quan­to na dig­i­tal. Os can­didatos já podem aces­sar o Cartão de Con­fir­mação de Inscrição, com infor­mações sobre o exame e com o local onde farão as provas. O cartão pode ser aces­sa­do na Pági­na do Par­tic­i­pante.

Segun­do o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), 3.109.762 can­didatos estão inscritos no Enem. Dess­es, 3.040.871 farão as provas impres­sas e 68.891 a dig­i­tal. As duas ver­sões do exame serão apli­cadas nas mes­mas datas, com itens das provas e tema da redação iguais.

Os par­tic­i­pantes isen­tos que não com­pare­ce­r­am ao Enem 2020 e que tiver­am nova opor­tu­nidade de se inscr­ev­er para a edição de 2021, no perío­do de 14 a 26 de setem­bro, farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. A apli­cação será nas mes­mas datas do exame para Pes­soas Pri­vadas de Liber­dade ou sob medi­da socioe­d­uca­ti­va que inclua pri­vação de liber­dade (Enem PPL).

O Enem sele­ciona estu­dantes para vagas do ensi­no supe­ri­or públi­cas, pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), para bol­sas em insti­tu­ições pri­vadas, pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para ingres­sar em insti­tu­ições de ensi­no por­tugue­sas que têm con­vênio com o Inep.

Carteira Seap

Tam­bém neste sába­do, ocorre out­ro mutirão no esta­do do Rio de Janeiro, para emi­tir carteiras de iden­ti­dade da Sec­re­taria de Admin­is­tração Pen­i­ten­ciária (Seap), des­ti­nadas aos vis­i­tantes de pre­sos cus­to­di­a­dos em uma das unidades pri­sion­ais do esta­do. Para emi­tir essa iden­ti­dade é pre­ciso faz­er o agen­da­men­to pelo site do Detran-RJ e pelo Telea­t­endi­men­to (21 3460–4040, 3460–4041 e 3460–4042).

A lista dos pos­tos do Detran-RJ que emi­tirão essa carteira está disponív­el na inter­net.

Para emis­são de carteiras Seap, o atendi­men­to será das 8h às 16h. Por con­ta da pan­demia, as vis­i­tas aos deten­tos foram sus­pen­sas em março de 2020 e retomadas ape­nas em jul­ho deste ano. O mutirão ocorre porque hou­ve uma grande procu­ra nos pos­tos de atendi­men­to do Detran-RJ para a emis­são da carteira.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira para pagar taxa

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro …