...
terça-feira ,5 dezembro 2023
Home / Esportes / Inspirada em Daiane dos Santos, gaúcha brilha nos Jogos da Juventude

Inspirada em Daiane dos Santos, gaúcha brilha nos Jogos da Juventude

Repro­dução: © Alexan­dre Loureiro/COB

Nicole Bello domina provas de ginástica artística e garante 4 ouros


Pub­li­ca­do em 09/09/2023 — 18:13 Por Lin­coln Chaves – repórter da EBC — São Paulo

ouvir:

Se o primeiro terço dos Jogos da Juven­tude teve uma atle­ta da ginás­ti­ca rít­mi­ca (a paulista Fer­nan­da Alvaz) como a prin­ci­pal medal­hista entre as meni­nas, a fase inter­mediária do even­to, real­iza­do em Ribeirão Pre­to (SP), tem out­ra ginas­ta como pro­tag­o­nista – ago­ra na modal­i­dade artís­ti­ca. Tra­ta-se da gaúcha Nicole Bel­lo, que arreba­tou o ouro em qua­tro provas: indi­vid­ual ger­al, por equipes, salto e solo.

A com­petição segue até o próx­i­mo dia 16, com trans­mis­são da TV Brasil. Con­fi­ra, no final do tex­to, a pro­gra­mação da sem­ana que vem.

Aos 12 anos, Nicole não era nasci­da quan­do a con­ter­rânea Daiane dos San­tos foi campeã mundi­al de ginás­ti­ca, em 2003, ao som do choro Brasileir­in­ho. Mes­mo assim, segun­do a jovem, a escol­ha da mes­ma músi­ca para bril­har no Giná­sio de Esportes Docão — em Sertãoz­in­ho (SP), cidade viz­in­ha a Ribeirão Pre­to — foi uma hom­e­nagem à estrela da ginás­ti­ca brasileira.

“A Daiane vem do mes­mo clube que eu [Grêmio Náu­ti­co União, de Por­to Ale­gre], então ela é min­ha inspi­ração. Mas a min­ha téc­ni­ca tam­bém achou uma boa ideia, porque gos­to muito de artís­ti­co e músi­ca brasileira nesse esti­lo. Eu adoro faz­er o solo e salto, provas que estou me desta­can­do. Mas a core­ografia com essa músi­ca tem uma respon­s­abil­i­dade enorme por con­ta da Daiane”, desta­cou Nicole, ao site do Comitê Olímpi­co do Brasil (COB).

Os resul­ta­dos nos Jogos da Juven­tude não são iso­la­dos. Em 2022, por exem­p­lo, Nicole foi medal­hista de ouro (equipes) e pra­ta (indi­vid­ual) no Sul-Amer­i­cano Infan­til, dis­puta­do em Guayaquil, no Equador. Ela tam­bém tem pódios em Campe­onatos Brasileiros infan­til e juve­nil.

“As medal­has são fru­tos dos meus treinos. É mui­ta ded­i­cação, todos os dias, e eu vim aqui para gan­har. Não vim de brin­cadeira. Eu sem­pre vou com tudo, claro, respei­tan­do min­has adver­sárias. Tem tam­bém os meus téc­ni­cos, que estão sem­pre me cor­rigin­do, e min­has cole­gas que me aju­dam muito. Então, tudo faz parte e é por isso que cheguei até aqui.”

Masculino

As dis­putas da ginás­ti­ca artís­ti­ca, ini­ci­adas na quar­ta-feira (6), chegaram ao fim na sex­ta-feira (8). No mas­culi­no, o destaque foi o paulista Pedro Sil­vestre, que tam­bém ameal­hou qua­tro ouros (argo­las, salto, para­le­las e bar­ra). Na quin­ta-feira (7), ele já tin­ha con­quis­ta­do uma pra­ta (equipes) e um bronze (indi­vid­ual ger­al).

“Eu gostei muito dessa com­petição, porque con­segui me con­cen­trar bem mais para faz­er os apar­el­hos. Ontem [quin­ta], eu esta­va meio dis­per­so, mas hoje [sex­ta] fui bem mel­hor. Vim com a expec­ta­ti­va de gan­har medal­has em todas as provas que dis­putaria, então deu cer­to”, disse Pedro, à pági­na do COB.

A fase inter­mediária dos Jogos da Juven­tude ter­mi­na neste domin­go (10), com as finais do vôlei de quadra. A par­tir de terça-feira (12), tem iní­cio a eta­pa final do even­to, que envolverá sete modal­i­dades: esgri­ma, tiro com arco, vôlei de pra­ia, natação, águas aber­tas, han­de­bol e bas­quete.

Trans­mis­sões da TV Brasil

Terça-feira (12)
9h — natação

Quar­ta-feira (13)
9h — natação

Quin­ta-feira (14)
9h — natação
16h — finais do vôlei de pra­ia

Sába­do (16)
11h — finais do han­de­bol

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil alcança seu maior número de ouros em uma edição de Parapan

Repro­dução: © Cris Mattos/CPB/Direitos Reser­va­dos Destaque é Samuel Oliveira, ouro nos 400 metros com direito …