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INSS alerta contra golpes que prejudicam aposentados

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Maioria dos casos ocorre por ligação telefônica ou e‑mail


Pub­li­ca­do em 12/10/2021 — 11:33 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS) aler­ta para alguns tipos de golpe con­tra aposen­ta­dos e pen­sion­istas. Essa práti­ca se tornou comum nos últi­mos anos em várias regiões do país. 

A maio­r­ia das situ­ações ocorre por meio de lig­ação tele­fôni­ca aos segu­ra­dos ou envio de men­sagens por e‑mail. Além de dados pes­soais, os este­lion­atários tam­bém pedem a trans­fer­ên­cia de din­heiro para a lib­er­ação de supos­tos bene­fí­cios.

Segun­do o INSS, em um dess­es golpes os crim­i­nosos têm se pas­sa­do por inte­grantes do Con­sel­ho Nacional de Pre­v­idên­cia Social (CNPS) visan­do pedir a trans­fer­ên­cia de din­heiro para lib­er­ar supos­tos val­ores de bene­fí­cios atrasa­dos.

Eles lig­am para o segu­ra­do argu­men­tan­do que ele teria dire­ito a rece­ber val­ores atrasa­dos de val­ores pagos pela Pre­v­idên­cia Social. Para a lib­er­ação do din­heiro, é solic­i­ta­do que os segu­ra­dos informem dados pes­soais, além de efe­t­u­ar o depósi­to de deter­mi­na­da quan­tia em uma con­ta bancária.

Falsa revisão de benefício

Out­ra práti­ca fraud­u­len­ta apli­ca­da é a da fal­sa revisão de bene­fí­cio. Nesse tipo de golpe, os este­lion­atários abor­dam os segu­ra­dos e afir­mam que teri­am dire­ito a rece­ber val­ores ref­er­entes a uma fal­sa revisão de bene­fí­cios con­ce­di­dos em gov­er­nos ante­ri­ores. Tam­bém é solic­i­ta­da a trans­fer­ên­cia de din­heiro para out­ra con­ta para a revisão fraud­u­len­ta.

Segun­do a Pre­v­idên­cia, todas as revisões de bene­fí­cios são baseadas na leg­is­lação e os segu­ra­dos não pre­cisam faz­er nen­hum paga­men­to para ter dire­ito.

Out­ro tipo de situ­ação é a da fal­sa audi­to­ria ger­al da Pre­v­idên­cia. Nes­sa modal­i­dade, os crim­i­nosos envi­am doc­u­men­tos a segu­ra­dos con­vo­can­do para uma Chama­da para Res­gate.

“Segun­do o doc­u­men­to, os segu­ra­dos teri­am dire­ito a res­gaste de val­ores dev­i­dos a par­tic­i­pantes de carteiras de pecúlio que teri­am sido descon­ta­dos da fol­ha de paga­men­to como aposen­ta­do­ria com­ple­men­tar”, infor­mou a Pre­v­idên­cia Social.

Acres­cen­tou que ela não pede dados pes­soais dos seus segu­ra­dos por e‑mail ou tele­fone e aler­ta para que ninguém disponi­bi­lize esse tipo de infor­mação. O INSS esclare­ceu que não real­iza nen­hu­ma for­ma de cobrança para prestar o atendi­men­to, nem serviços.

Ain­da de acor­do com a Pre­v­idên­cia, a prin­ci­pal recomen­dação para os segu­ra­dos é que não forneçam dados pes­soais, não uti­lizem inter­mediários para entrar em con­ta­to com a Pre­v­idên­cia e, em hipótese algu­ma, depositem qual­quer quan­tia para ter dire­ito a algum bene­fí­cio prev­i­den­ciário.

Caso a pes­soa ten­ha sido víti­ma de algum tipo de golpe, deve procu­rar a Ouvi­do­ria e tam­bém reg­is­trar bole­tim de ocor­rên­cia numa del­e­ga­cia da polí­cia civ­il.

 

Edição: Kle­ber Sam­paio

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