...
domingo ,23 março 2025
Home / Economia / INSS altera limite de juros do empréstimo consignado

INSS altera limite de juros do empréstimo consignado

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Percenual passa de 1,8% para 2,14% ao mês


Pub­li­ca­do em 10/12/2021 — 15:29 Por Agên­cia Brasil* — Brasília

O Con­sel­ho Nacional de Pre­v­idên­cia Social (CNPS) aprovou aumen­to do teto dos juros cobra­dos nas oper­ações de crédi­to consigna­do para aposen­ta­dos e pen­sion­istas do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS) por causa do aumen­to na taxa Sel­ic e no Índice Nacional de Preços ao Con­sum­i­dor (INPC) nos últi­mos meses. A decisão foi pub­li­ca­da na edição des­ta quin­ta-feira (9) do Diário Ofi­cial da União.

O per­centu­al do emprés­ti­mo consigna­do pas­sa de 1,8% para 2,14% ao mês. Para oper­ações real­izadas pelo cartão de crédi­to, a taxa subiu de 3% para 3,06% ao mês.

O secretário de Pre­v­idên­cia do Min­istério do Tra­bal­ho e Pre­v­idên­cia, Leonar­do Rolim, desta­cou que o con­sel­ho define o teto de juros do consigna­do, não a taxa que será apli­ca­da.

Em nota, o Min­istério do Tra­bal­ho e Pre­v­idên­cia expli­ca que a metodolo­gia usa­da no cál­cu­lo do novo teto de juros do consigna­do teve como refer­ên­cia a taxa de juros real cal­cu­la­da em 16,1%. Con­sideran­do a taxa de juros real, o novo índice é o menor des­de 2015.

O CNPS disse que as mudanças ocor­rem por causa das oscilações do mer­ca­do finan­ceiro e desta­cou a importân­cia da edu­cação finan­ceira para aposen­ta­dos e pen­sion­istas do INSS.

*Com infor­mações do Min­istério do Tra­bal­ho e Pre­v­idên­cia

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta

Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …