...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Economia / INSS amplia prova de vida digital para 5,3 milhões de beneficiários

INSS amplia prova de vida digital para 5,3 milhões de beneficiários

Idosos na região central de Brasília.
© Mar­ce­lo Camargo/Arquivo/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Projeto piloto foi lançado em agosto


Publi­ca­do em 23/02/2021 — 12:43 Por Feli­pe Pon­tes – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O gover­no ampli­ou hoje (23) para mais 5,3 milhões de apo­sen­ta­dos e pen­si­o­nis­tas do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal do Segu­ro Soci­al (INSS) o pro­je­to pilo­to que per­mi­te fazer a pro­va de vida anu­al por meio de apli­ca­ti­vo de celu­lar.

A pro­va de vida digi­tal é fei­ta por bio­me­tria faci­al e dis­pen­sa o com­pa­re­ci­men­to pre­sen­ci­al ao ban­co em que se rece­be o bene­fí­cio, onde nor­mal­men­te é fei­to o pro­ce­di­men­to. O pro­je­to pilo­to foi lan­ça­do em agos­to e vem sen­do expan­di­do des­de então.

Para rea­li­zar a bio­me­tria faci­al, são usa­das as bases de dados do Depar­ta­men­to Naci­o­nal de Trân­si­to (Dena­tran) e do Tri­bu­nal Supe­ri­or Elei­to­ral. Por esse moti­vo, o aces­so está sen­do libe­ra­do, no momen­to, somen­te para segu­ra­dos que tenham car­tei­ra de moto­ris­ta ou títu­lo de elei­tor, infor­mou o INSS.

A pro­va de vida digi­tal está dis­po­ní­vel no apli­ca­ti­vo MeuGov.br, que con­cen­tra em um login úni­co diver­sos ser­vi­ços do gover­no. A fer­ra­men­ta pode ser bai­xa­da em celu­la­res com sis­te­ma ope­ra­ci­o­nal Android ou iOS.

O INSS divul­gou um pas­so a pas­so do pro­ce­di­men­to, que pode ser vis­to no You­Tu­be. O resul­ta­do da vali­da­ção faci­al pode depois ser con­sul­ta­do no apli­ca­ti­vo Meu INSS.

Mais acessível

O INSS já come­çou a noti­fi­car, via SMS e e‑mail, os 5,3 milhões de apo­sen­ta­dos e pen­si­o­nis­tas ele­gí­veis nes­ta eta­pa da pro­va de vida digi­tal. O núme­ro é equi­va­len­te à quan­ti­da­de de bene­fi­ciá­ri­os que não fize­ram a pro­va de vida no ano pas­sa­do, segun­do o pre­si­den­te do órgão, Leo­nar­do Rolim.

“Esta­mos mui­to con­fi­an­tes de que a mai­or par­te da popu­la­ção vai con­se­guir fazer essa pro­va de vida de uma manei­ra sim­pli­fi­ca­da e aces­sí­vel”, dis­se Rolim nes­ta ter­ça-fei­ra (23), em uma trans­mis­são ao vivo pelo canal da Secre­ta­ria de Pre­vi­dên­cia e Tra­ba­lho, do Minis­té­rio da Eco­no­mia, no You­Tu­be.

Des­de mar­ço do ano pas­sa­do, a exi­gên­cia da pro­va de vida anu­al para o rece­bi­men­to de bene­fí­ci­os está sus­pen­sa em razão da pan­de­mia do novo coro­na­ví­rus, que difi­cul­tou a rea­li­za­ção do pro­ce­di­men­to pre­sen­ci­al­men­te. A sus­pen­são da obri­ga­to­ri­e­da­de vem sen­do pror­ro­ga­da des­de então.

A pre­vi­são do gover­no é de que a pro­va de vida, pro­ce­di­men­to que tem como obje­ti­vo evi­tar frau­des no paga­men­to de bene­fí­ci­os, vol­te a ser obri­ga­tó­ria a par­tir de maio. Os apo­sen­ta­dos e pen­si­o­nis­tas, entre­tan­to, são incen­ti­va­dos a já se regu­la­ri­zar.

Para o secre­tá­rio espe­ci­al de Pre­vi­dên­cia e Tra­ba­lho, Bru­no Bian­co, a pro­va de vida por meio digi­tal faci­li­ta o aces­so sem pre­ju­di­car o con­tro­le. “Temos que fazer o con­tro­le, até para garan­tir que esta­mos pagan­do cor­re­ta­men­te, mas esse con­tro­le tem que ser o mais leve, o mais fluí­do pos­sí­vel”, dis­se.

Edi­ção: Líli­an Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

PF investiga supostas fraudes na área de saúde em Volta Redonda

Repro­du­ção: © Polí­cia Fede­ral Operação Vírus cumpre dez mandados em seis cidades do estado do …