...
terça-feira ,18 novembro 2025
Home / Noticias / INSS: balanço aponta 1,345 milhão pedidos de reembolso

INSS: balanço aponta 1,345 milhão pedidos de reembolso

Já foram feitos 34.960.465 de acessos à plataforma Meu INSS

Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 16/05/2025 — 18:37
São Luís
Brasília (DF), 14/05/2025 - Aposentada Neide Maria, recebeu o aviso no APP meu INSS, que teve desconto associativo nos últimos 5 anos. A partir desta quarta-feira (14), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem requerer a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site de mesmo nome ou pelo telefone 135. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

Aposen­ta­dos e pen­sion­istas do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS) reg­is­traram 1.345.817 pedi­dos de reem­bol­so de descon­tos não autor­iza­dos feitos por enti­dades asso­cia­ti­vas, segun­do bal­anço divul­ga­do pela insti­tu­ição nes­ta sex­ta-feira (16), com dados apu­ra­dos até as 17h. Até quin­ta-feira (15), 1.051.238 segu­ra­dos havi­am feito o pedi­do de reem­bol­so.

Em números totais, 1.370.635 segu­ra­dos con­sul­taram a platafor­ma Meu INSS ou o canal 135 de atendi­men­to tele­fôni­co para obter infor­mações sobre descon­tos de enti­dades asso­cia­ti­vas, sendo que 24.818 infor­maram que o descon­to foi autor­iza­do.

Segun­do o INSS, foram feitos 34.960.465 de aces­sos à platafor­ma Meu INSS. Desse total, 5.997.999 de segu­ra­dos bus­caram infor­mações sobre con­sul­ta dos descon­tos no Meu INSS, e 2.836.350 bus­caram a platafor­ma para infor­mar que não tiver­am descon­tos.

Esta sex­ta-feira foi o ter­ceiro dia de fun­ciona­men­to do serviço que per­mite ao ben­efi­ciário con­sul­tar quan­to teve de descon­tos ao lon­go dos últi­mos anos e infor­mar se foram autor­iza­dos ou não, abrindo, assim, um proces­so admin­is­tra­ti­vo para rece­ber o din­heiro de vol­ta.

São 41 enti­dades asso­cia­ti­vas con­tes­tadas em todos ess­es lança­men­tos, abrangen­do todas que têm ou tin­ham algum cre­den­ci­a­men­to com o órgão para faz­er o descon­to.

Cer­ca de 9 mil­hões de segu­ra­dos começaram a ser noti­fi­ca­dos des­de terça-feira (13) sobre descon­tos por enti­dades e asso­ci­ações. Ago­ra, é pos­sív­el saber o nome da enti­dade à qual o aposen­ta­do ou pen­sion­ista que teve descon­to, por meio do serviço Con­sul­tar Descon­tos de Enti­dades Asso­cia­ti­vas, disponív­el no aplica­ti­vo.

Investigação

Os descon­tos dos aposen­ta­dos e pen­sion­istas são alvo de inves­ti­gação pela Polí­cia Fed­er­al e pela Con­tro­lado­ria-Ger­al da União (CGU), que apu­ram a atu­ação de orga­ni­za­ções crim­i­nosas para frau­dar os bene­fí­cios prev­i­den­ciários, asso­cian­do de for­ma não autor­iza­da os segu­ra­dos do INSS.

Ao todo, des­de quin­ta-feira (15), mais de 4,3 mil­hões de usuários con­sul­taram a platafor­ma Meu INSS para ver­i­ficar quan­to tiver­am de descon­to. O pra­zo para solic­i­tar um even­tu­al reem­bol­so é inde­ter­mi­na­do.

As asso­ci­ações que tiverem seus descon­tos con­tes­ta­dos por um segu­ra­do terão de apre­sen­tar uma doc­u­men­tação indi­vid­u­al­iza­da, no pra­zo de 15 dias úteis, para com­pro­var a adesão vol­un­tária do ben­efi­ciário aos descon­tos ou efe­t­u­ar o recol­hi­men­to do din­heiro dev­i­do.

Em caso de paga­men­to, o val­or será repas­sa­do ao Tesouro Nacional para pos­te­ri­or devolução na con­ta do segu­ra­do. Essas orga­ni­za­ções poderão usar uma platafor­ma própria disponi­bi­liza­da pela Dat­aprev.

Des­de a sem­ana pas­sa­da, quem não teve descon­tos asso­cia­tivos rece­beu a men­sagem “Fique tran­qui­lo, nen­hum descon­to foi feito no seu bene­fí­cio”.

Alerta de golpes

Em seu site, o INSS aler­ta que não tem feito lig­ações tele­fôni­cas nem envi­a­do men­sagens SMS, por e‑mail, What­sApp ou out­ro canal difer­ente dos ofi­ci­ais para infor­mar sobre os descon­tos de enti­dades asso­cia­ti­vas.

“É pre­ciso redo­brar o cuida­do com golpes! O con­ta­to ofi­cial com os ben­efi­ciários do INSS será feito exclu­si­va­mente por meio de noti­fi­cação no aplica­ti­vo Meu INSS. Evite clicar em links sus­peitos e não forneça dados pes­soais se rece­ber algu­ma lig­ação”, aler­ta a autar­quia.

As infor­mações de inter­esse dos cidadãos serão divul­gadas pelos meios ofi­ci­ais do insti­tu­to:

  • site do INSS
  • redes soci­ais ofi­ci­ais do INSS com o sím­bo­lo de con­ta ver­i­fi­ca­da

Em caso de dúvi­das, o cidadão deve lig­ar para a cen­tral de telea­t­endi­men­to 135.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Há 30 anos, marcha no Rio inaugurava paradas do orgulho LGBT no Brasil

Conheça a história da marcha que fundou as paradas LGBT pelo país Viní­cius Lis­boa — …