...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Noticias / INSS começa hoje pagamento da folha de novembro

INSS começa hoje pagamento da folha de novembro

Pagamentos vão até o dia 6 de dezembro

Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/11/2024 — 07:00
Brasília
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia,Previdência Social
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Começa nes­ta segun­da-feira (25) o paga­men­to da fol­ha do mês de novem­bro a aposen­ta­dos, pen­sion­istas e ben­efi­ciários de auxílios pagos pelo Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS). Os crédi­tos são escalon­a­dos, em dias úteis, e seguem até o dia 6 de dezem­bro, de acor­do com o número final do cartão do bene­fí­cio, sem con­sid­er­ar o últi­mo dígi­to ver­i­fi­cador, que aparece depois do traço.

Os ben­efi­ciários do Rio Grande do Sul con­tin­uarão a rece­ber o paga­men­to no primeiro dia do cal­endário enquan­to durar o esta­do de calami­dade públi­ca na região, em razão das enchentes que atin­gi­ram o esta­do no mês de maio deste ano.

Para os demais ben­efi­ciários, quem gan­ha até um salário mín­i­mo recebe primeiro. Aque­les que têm o número do cartão com final 1 terão o crédi­to no dia 25 de novem­bro, e assim suces­si­va­mente até as pes­soas com cartão com final 0, que recebem no dia 6 de dezem­bro.

Para quem gan­ha aci­ma do mín­i­mo, os crédi­tos ocor­rerão no dia 2 de dezem­bro para os bene­fí­cios com final 1 e 6. No dia 3, recebem os ben­efi­ciários com cartão de final 2 e 7 e, na sequên­cia, cartão final 3 e 8, dia 4; cartão final 4 e 9, dia 5; e, por fim, em 6 de dezem­bro serão cred­i­ta­dos os bene­fí­cios para aque­les com cartão com final 5 e 0.

Se hou­ver feri­ado munic­i­pal, estad­ual ou fed­er­al, o paga­men­to do bene­fí­cio é no dia útil seguinte. O pra­zo para saque dos bene­fí­cios com cartão é até o final do mês seguinte — aprox­i­mada­mente 60 dias — ao da disponi­bi­liza­ção do val­or na con­ta. Caso o segu­ra­do não faça o saque nesse perío­do, os val­ores cor­re­spon­dentes serão devolvi­dos ao INSS.

O INSS paga, men­salmente, cer­ca de 40 mil­hões de bene­fí­cios assis­ten­ci­ais e prev­i­den­ciários. Na fol­ha de paga­men­tos do mês de out­ubro foram 28.279.547 de bene­fí­cios até um salário mín­i­mo. Os que gan­ham aci­ma do piso nacional somaram 12.365.818 bene­fí­cios.

13º salário

Serão con­tem­pla­dos com o abono anu­al os ben­efi­ciários de auxílio por inca­paci­dade tem­porária (anti­go auxílio-doença), auxílio-aci­dente, aposen­ta­dos, pen­são por morte, auxílio-reclusão e salário-mater­nidade implan­ta­dos a par­tir de jun­ho. Não recebem 13º salário aque­les con­tem­pla­dos pelo Bene­fí­cio de Prestação Con­tin­u­a­da (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos de idade, pes­soas com defi­ciên­cia de baixa ren­da e ben­efi­ciários de Ren­da Men­sal Vitalí­cia.

Em março deste ano, o gov­er­no fed­er­al deter­mi­nou a ante­ci­pação do paga­men­to das duas parce­las do 13º salário a 33,6 mil­hões de ben­efi­ciários.

Os segu­ra­dos que gan­haram o bene­fí­cio a par­tir de jun­ho, após o crédi­to da segun­da parcela do 13º salário, terão esse val­or incluí­do no bene­fí­cio men­sal em parcela úni­ca. Vão rece­ber essa parcela úni­ca 2.016.620 de pes­soas do Regime Ger­al de Pre­v­idên­cia Social (RGPS).

No caso de ben­efi­ciários que têm o fim do auxílio pro­gra­ma­do para antes de 31 de dezem­bro, será pago o val­or pro­por­cional do abono anu­al.

Valor do crédito

Os aposen­ta­dos, pen­sion­istas e ben­efi­ciários dos auxílios já podem con­ferir quan­to vão rece­ber lig­an­do para a Cen­tral 135, canal de atendi­men­to tele­fôni­co do INSS. Para saber o val­or, é pre­ciso infor­mar o número do CPF e con­fir­mar algu­mas infor­mações cadas­trais para a aten­dente, de for­ma a evi­tar fraudes. O atendi­men­to é de segun­da-feira a sába­do, das 7h às 22h.

Os segu­ra­dos tam­bém podem aces­sar o site ou aplica­ti­vo Meu INSS, disponív­el para smart­phones com sis­temas Android e iOS. Nos dois casos, é necessário faz­er login e sen­ha no por­tal Gov.br.

Para aces­sar todos os detal­h­es sobre o paga­men­to do bene­fí­cio, bas­ta clicar no serviço “Extra­to de paga­men­to”.

Fake news

insti­tu­to aler­tou que cir­cu­la nas redes soci­ais boatos de que haverá o paga­men­to de 14º salário ou fol­ha extra de 13º salário. “Essas infor­mações não são ver­dadeiras”, ressaltou.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …