...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Noticias / INSS cria central virtual em Libras com experiência piloto em Maceió

INSS cria central virtual em Libras com experiência piloto em Maceió

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Duas agências da capital alagoana passaram a oferecer o serviço


Pub­li­ca­do em 23/11/2023 — 09:56 Por Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Duas agên­cias do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS) em Maceió, no esta­do de Alagoas, pas­saram a disponi­bi­lizar nes­ta quin­ta-feira (23) o atendi­men­to ao usuário sur­do em Lín­gua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de uma cen­tral vir­tu­al. A ini­cia­ti­va, pub­li­ca­da no Diário Ofi­cial da União, é uma exper­iên­cia pilo­to para ampli­ar a aces­si­bil­i­dade no atendi­men­to e poderá ser expandi­da a par­tir de fevereiro de 2024.

O serviço de Atendi­men­to Remo­to em Libras (AteliBr) pre­cisa ser agen­da­do pelos ben­efi­ciários nas agên­cias Ara­pira­ca e Tab­uleiro do Mar­tins, pelo Meu INSS (aplica­ti­vo ou site) ou pela Cen­tral de Atendi­men­to 135) É necessário que o tit­u­lar do CPF infor­ma­do com­pareça à agên­cia de Pre­v­idên­cia Social no dia e hora infor­ma­dos, para aces­sar o serviço presta­do pela Cen­tral de Atendi­men­to em Libras (CAL), por videochama­da.

O serviço é disponi­bi­liza­do ape­nas para tratar de assun­to rela­ciona­do ao ben­efi­ciário sur­do ou com defi­ciên­cia audi­ti­va e tem duração de até 60 min­u­tos, com tol­erân­cia de mais 15. Um colab­o­rador será disponi­bi­liza­do durante o atendi­men­to para faz­er a conexão da chama­da, dig­i­tal­iza­ção, o envio de doc­u­men­tos e a impressão de pro­to­co­los ou out­ro pro­du­to necessário.

A exper­iên­cia pilo­to terá duração de 180 dias e pas­sará por avali­ação antes de ser imple­men­ta­da defin­i­ti­va­mente. A par­tir de fevereiro de 2024, out­ras agên­cias do país poderão par­tic­i­par da segun­da eta­pa da exper­iên­cia.

Atual­mente, todas as agên­cias do INSS estão preparadas para rece­ber pes­soas sur­das, ou com defi­ciên­cia audi­ti­va, acom­pan­hadas por intér­prete ou tradu­tor de Libras. Em alguns locais tam­bém há servi­dores capac­i­ta­dos para atendi­men­to pres­en­cial.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda o que é trepanação, procedimento pelo qual Lula passou

Após dor de cabeça, exame revelou hemorragia intracraniana Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 — 16:10 …