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INSS cria central virtual em Libras com experiência piloto em Maceió

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Duas agências da capital alagoana passaram a oferecer o serviço


Publi­ca­do em 23/11/2023 — 09:56 Por Fabío­la Sinim­bú — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

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Duas agên­ci­as do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal do Segu­ro Soci­al (INSS) em Maceió, no esta­do de Ala­go­as, pas­sa­ram a dis­po­ni­bi­li­zar nes­ta quin­ta-fei­ra (23) o aten­di­men­to ao usuá­rio sur­do em Lín­gua Bra­si­lei­ra de Sinais (Libras), por meio de uma cen­tral vir­tu­al. A ini­ci­a­ti­va, publi­ca­da no Diá­rio Ofi­ci­al da União, é uma expe­ri­ên­cia pilo­to para ampli­ar a aces­si­bi­li­da­de no aten­di­men­to e pode­rá ser expan­di­da a par­tir de feve­rei­ro de 2024.

O ser­vi­ço de Aten­di­men­to Remo­to em Libras (Ate­li­Br) pre­ci­sa ser agen­da­do pelos bene­fi­ciá­ri­os nas agên­ci­as Ara­pi­ra­ca e Tabu­lei­ro do Mar­tins, pelo Meu INSS (apli­ca­ti­vo ou site) ou pela Cen­tral de Aten­di­men­to 135) É neces­sá­rio que o titu­lar do CPF infor­ma­do com­pa­re­ça à agên­cia de Pre­vi­dên­cia Soci­al no dia e hora infor­ma­dos, para aces­sar o ser­vi­ço pres­ta­do pela Cen­tral de Aten­di­men­to em Libras (CAL), por vide­o­cha­ma­da.

O ser­vi­ço é dis­po­ni­bi­li­za­do ape­nas para tra­tar de assun­to rela­ci­o­na­do ao bene­fi­ciá­rio sur­do ou com defi­ci­ên­cia audi­ti­va e tem dura­ção de até 60 minu­tos, com tole­rân­cia de mais 15. Um cola­bo­ra­dor será dis­po­ni­bi­li­za­do duran­te o aten­di­men­to para fazer a cone­xão da cha­ma­da, digi­ta­li­za­ção, o envio de docu­men­tos e a impres­são de pro­to­co­los ou outro pro­du­to neces­sá­rio.

A expe­ri­ên­cia pilo­to terá dura­ção de 180 dias e pas­sa­rá por ava­li­a­ção antes de ser imple­men­ta­da defi­ni­ti­va­men­te. A par­tir de feve­rei­ro de 2024, outras agên­ci­as do país pode­rão par­ti­ci­par da segun­da eta­pa da expe­ri­ên­cia.

Atu­al­men­te, todas as agên­ci­as do INSS estão pre­pa­ra­das para rece­ber pes­so­as sur­das, ou com defi­ci­ên­cia audi­ti­va, acom­pa­nha­das por intér­pre­te ou tra­du­tor de Libras. Em alguns locais tam­bém há ser­vi­do­res capa­ci­ta­dos para aten­di­men­to pre­sen­ci­al.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

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