...
domingo ,14 abril 2024
Home / Educação / Instituições publicam resultado da lista de espera do Sisu

Instituições publicam resultado da lista de espera do Sisu

Repro­du­ção: © Juca Varella/Agência Bra­sil

Prazo de convocação dos candidatos começa hoje


Publi­ca­do em 16/02/2024 — 12:45 Por Pedro Peduz­zi — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Os can­di­da­tos que mani­fes­ta­ram inte­res­se em par­ti­ci­par da lis­ta de espe­ra do Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­da (Sisu) 2024 podem con­fe­rir, a par­tir des­ta sex­ta-fei­ra (16), o resul­ta­do no site das ins­ti­tui­ções públi­cas de edu­ca­ção supe­ri­or par­ti­ci­pan­tes do pro­gra­ma.

Segun­do o Minis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC), a lis­ta de espe­ra pode­rá ser uti­li­za­da duran­te todo o ano de 2024 pelas ins­ti­tui­ções par­ti­ci­pan­tes do Sisu “para pre­en­chi­men­to das vagas even­tu­al­men­te não ocu­pa­das na cha­ma­da regu­lar”.

Cabe aos can­di­da­tos acom­pa­nhar as con­vo­ca­ções fei­tas pelas ins­ti­tui­ções de ensi­no, uma vez que o pra­zo de encer­ra­men­to e os pro­ce­di­men­tos para pre­en­chi­men­to das vagas vari­am de acor­do com as regras pre­vis­tas nos edi­tais espe­cí­fi­cos de cada ins­ti­tui­ção par­ti­ci­pan­te.

Sisu

O Sisu de 2024 rece­beu 1.271.301 de ins­cri­ções, o que cor­res­pon­de a 57,6% do núme­ro de can­di­da­tos aptos para essa edi­ção do pro­gra­ma (2.209.175). Essa foi a mai­or taxa de par­ti­ci­pa­ção dos últi­mos sete anos.

Nes­ta edi­ção, o pro­ces­so sele­ti­vo dis­po­ni­bi­li­zou 264.181 vagas para o pri­mei­ro e o segun­do semes­tres de 2024, em 6.827 cur­sos de gra­du­a­ção, de 127 ins­ti­tui­ções de edu­ca­ção supe­ri­or, que ade­ri­ram ao pro­gra­ma.

Do total de vagas, 53,6% são des­ti­na­das a ações afir­ma­ti­vas, pre­vis­tas na Lei de Cotas, que tra­ta do aces­so à edu­ca­ção supe­ri­or de estu­dan­tes pre­tos, par­dos, indí­ge­nas e qui­lom­bo­las, de pes­so­as com defi­ci­ên­cia, bem como daque­les que tenham cur­sa­do inte­gral­men­te o ensi­no médio em esco­las públi­cas.

Des­de 2010, o sis­te­ma infor­ma­ti­za­do geren­ci­a­do pelo MEC reú­ne as vagas de gra­du­a­ção ofer­ta­das por ins­ti­tui­ções públi­cas de ensi­no supe­ri­or de todo o Bra­sil que par­ti­ci­pam do pro­ces­so sele­ti­vo vigen­te, sen­do a mai­o­ria delas ofe­re­ci­da por ins­ti­tui­ções fede­rais (uni­ver­si­da­des e ins­ti­tu­tos).

Edi­ção: Ali­ne Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Lista de pré-selecionados atrasou quatro dias Publi­ca­do em 02/03/2024 — …