...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Noticias / Instituto dá dicas para compras no período da Páscoa

Instituto dá dicas para compras no período da Páscoa

Quais são os cuidados na hora de comprar ovos e pescados

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 09/04/2025 — 15:36
São Paulo
Brasília - Às vésperas da Páscoa, lojas em Brasília vendem ovos de páscoa (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Diver­sas mar­cas de ovos de choco­late e difer­entes tipos de pesca­dos já estão disponíveis ao con­sum­i­dor para o perío­do da Pás­coa. No entan­to, aler­ta o Insti­tu­to de Pesos e Medi­das do esta­do de São Paulo (Ipem-SP), a pop­u­lação pre­cisa estar aten­ta para não adquirir pro­du­tos irreg­u­lares ou não errar na hora das com­pras.

A primeira dica do Ipem é sobre os ovos de choco­late que con­têm brin­que­dos como brindes. Quan­do for com­prar um pro­du­to desse tipo, é pre­ciso ficar aten­to se na embal­agem está estam­pa­da a frase “Atenção: con­tém brin­que­do cer­ti­fi­ca­do no âmbito do Sis­tema Brasileiro da Avali­ação da Con­formi­dade”. Tam­bém é pre­ciso ver­i­ficar se há indi­cação de faixa etária.

Segun­do o Ipem, essas infor­mações indicam que o brin­que­do pas­sou por testes e não vai ofer­e­cer riscos à saúde da cri­ança. A dica não vale caso o brinde ofer­e­ci­do seja uma caneca ou male­ta, que não são clas­si­fi­ca­dos como brin­que­dos.

Out­ra dica é anal­is­ar se há indi­cação de peso líqui­do na embal­agem de qual­quer pro­du­to, como ovos de choco­late, bom­bons ou colom­bas (tipo de bolo ou pão). O peso deve se referir ape­nas ao pro­du­to, descon­sideran­do o val­or da embal­agem ou dos brindes.

Pescados

Quan­to aos pesca­dos, a dica do insti­tu­to é para que o con­sum­i­dor este­ja aten­to na com­pra de peixe fres­co. Se forem em feiras ou mer­ca­dos, é impor­tante que o con­sum­i­dor sem­pre acom­pan­he a sua pesagem.

Caso queira que o peixe seja embal­a­do com gelo, é pre­ciso obser­var se o vende­dor não pesará o peixe depois de colo­car o gelo. Mas se for com­prar o peixe em con­ser­va, pré-embal­a­do ou con­ge­la­do, o con­sum­i­dor pode solic­i­tar a con­fer­ên­cia do peso do pro­du­to em uma bal­ança do esta­b­elec­i­men­to, lem­bran­do-se que, nesse caso, é pre­ciso con­sid­er­ar o peso líqui­do do pesca­do e tam­bém o peso da embal­agem.

Para mais dicas voltadas ao con­sum­i­dor, o Ipem-SP disponi­bi­liza o Guia Práti­co de Con­sumo, que pode ser baix­a­do por meio do site do insti­tu­to.

Em caso de dúvi­das ou encam­in­hamen­to de denún­cias, o con­sum­i­dor pode procu­rar a Ouvi­do­ria do Ipem-SP pelo tele­fone 0800 013 05 22, de segun­da-feira a sex­ta-feira, das 8h às 17h; pelo e‑mail [email protected] ou pelo for­mulário disponív­el na inter­net na pági­na do Ipem-SP.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …