...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Saúde / Into lança serviço de teleconsulta para pacientes que não moram no Rio

Into lança serviço de teleconsulta para pacientes que não moram no Rio

Iniciativa foi lançada este mês para diminuir custos dos estados

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 26/09/2024 — 16:16
Rio de Janeiro
Ver­são em áudio
Telemedicina
Repro­dução © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Pacientes de out­ros esta­dos aten­di­dos no Insti­tu­to Nacional de Trau­ma­tolo­gia e Orto­pe­dia (Into) den­tro do pro­gra­ma de trata­men­to fora do domicílio poderão realizar a avali­ação pós-oper­atória por meio de tele­con­sul­ta. A ini­cia­ti­va, lança­da este mês, vai reduzir a neces­si­dade de deslo­ca­men­tos e diminuir os cus­tos dos esta­dos com pas­sagens e esta­dias de pacientes e acom­pan­hantes.

Na eta­pa ini­cial do pro­je­to-pilo­to, estão sendo ben­e­fi­ci­a­dos os pacientes que fiz­er­am cirur­gia de artro­plas­tia do joel­ho e que retornar­i­am ao Into, entre seis meses e um ano após o pro­ced­i­men­to, ape­nas para exam­es de roti­na e con­sul­ta de acom­pan­hamen­to com o cirurgião.

“São con­sul­tas que cos­tu­mam ser remar­cadas com fre­quên­cia por diver­sos motivos. Muitos pacientes depen­dem de acom­pan­hantes, que, em algu­mas situ­ações, não podem com­pare­cer dev­i­do a com­pro­mis­sos profis­sion­ais. Além dis­so, os horários lim­i­ta­dos dos voos e a difi­cul­dade em encon­trar pas­sagens, espe­cial­mente durante o fim de ano, quan­do os preços ten­dem a ser mais altos, tam­bém con­tribuem para o reagen­da­men­to”, expli­ca a enfer­meira do Into, Maria do Per­pé­tuo Socor­ro.

Para Wash­ing­ton Bernardi­no, de 36 anos, ter aces­so ao atendi­men­to em tem­po real e sem alter­ações na sua roti­na diária foi um gan­ho sig­ni­fica­ti­vo. Morador de Caru­aru, em Per­nam­bu­co, o engen­heiro civ­il oper­ou o joel­ho em setem­bro do ano pas­sa­do no Into e, na últi­ma sem­ana, real­i­zou a con­sul­ta online no seu local de tra­bal­ho, durante o inter­va­lo do almoço.

“O meu próx­i­mo retorno ao Into esta­va pre­vis­to para dezem­bro deste ano, mas eu rece­bi a pro­pos­ta de ante­ci­par a con­sul­ta através do telea­t­endi­men­to e aceit­ei na hora. É uma econo­mia de tem­po muito grande”, afir­ma Wash­ing­ton.

Quan­do o paciente não con­segue aces­sar os dis­pos­i­tivos tec­nológi­cos necessários para a real­iza­ção da con­sul­ta, como o com­puta­dor ou tele­fone, ou apre­sen­ta difi­cul­dades em com­preen­der as ori­en­tações médi­cas, o telea­t­endi­men­to é feito com a medi­ação da Cen­tral Estad­ual de Reg­u­lação de Alta Com­plex­i­dade de seu esta­do de origem.

Depois de cada tele­con­sul­ta, o Into encam­in­ha à Cen­tral Estad­ual de Reg­u­lação de Alta Com­plex­i­dade um doc­u­men­to de trans­mis­são de cuida­dos do trata­men­to fora do domicílio. “É uma espé­cie de resumo sobre o que foi real­iza­do, incluin­do med­icações, pro­ced­i­men­tos e ori­en­tações a serem seguidas, que serão repas­sadas ao médi­co orto­pe­dista que dará con­tinuidade ao trata­men­to do paciente no esta­do onde ele mora”, afir­ma Socor­ro.

A próx­i­ma eta­pa do pro­je­to vai incluir pacientes que realizaram cirur­gia de artro­plas­tia do quadril. A expec­ta­ti­va é que até o fim do ano sejam real­izadas cinquen­ta tele­con­sul­tas.

“É uma ini­cia­ti­va fun­da­men­tal para ampli­ar o aces­so ao trata­men­to de qual­i­dade, garan­ti­n­do que os pacientes rece­bam o acom­pan­hamen­to necessário sem os cus­tos e os desafios asso­ci­a­dos ao deslo­ca­men­to,” ressalta a dire­to­ra do Into, Ger­mana Bahr.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Infecção por HIV em transplantes é investigada no Rio

Secretaria de Saúde e Cremerj abriram sindicância Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …