...
sábado ,15 novembro 2025
Home / Justiça / Investigação sobre morte de Marielle Franco é enviada ao Supremo

Investigação sobre morte de Marielle Franco é enviada ao Supremo

Repro­dução: © Renan Olaz/Câmara Munic­i­pal do Rio

Em março de 2018, vereadora foi baleada e morta no Rio


Publicado em 14/03/2024 — 21:02 Por André Richter — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O proces­so que apu­ra os man­dantes do assas­si­na­to da vereado­ra Marielle Fran­co e do motorista Ander­son Gomes chegou ao Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF). A inves­ti­gação procu­ra saber quem atu­ou como man­dante das mortes.

Há seis anos, em 14 de março de 2018, a vereado­ra e seu motorista foram balea­d­os den­tro do car­ro em que tran­si­tavam na região cen­tral do Rio de Janeiro.

O inquéri­to está em seg­re­do de Justiça e ain­da não é pos­sív­el obter detal­h­es sobre os motivos que levaram a Polí­cia Fed­er­al (PF) e o Supe­ri­or Tri­bunal de Justiça (STJ), onde o proces­so trami­ta­va, a enviar o caso ao Supre­mo.

Nas questões crim­i­nais, cabe ao STF o jul­ga­men­to de autori­dades com foro priv­i­le­gia­do na Corte, como dep­uta­dos fed­erais e senadores. Dessa for­ma, uma das jus­ti­fica­ti­vas para a remes­sa da inves­ti­gação pode ser a citação do nome de algu­ma autori­dade com foro na Corte. Con­tu­do, o moti­vo da movi­men­tação da inves­ti­gação não foi con­fir­ma­do pela Polí­cia Fed­er­al.

Em out­ro proces­so sobre a inves­ti­gação, o poli­cial mil­i­tar refor­ma­do Ron­nie Lessa deve ser lev­a­do a júri pop­u­lar. Ele é acu­sa­do de ser um dos execu­tores dos assas­si­natos.

Hoje, mais cedo, no cen­tro do Rio, famil­iares, ami­gos e out­ras víti­mas de vio­lên­cia protes­taram con­tra o crime, que segue até hoje sem o esclarec­i­men­to sobre os man­dantes.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

PF aponta ex-ministro de Bolsonaro como pilar institucional de desvios

José Carlos Oliveira é acusado de receber vantagens indevidas André Richter — Repórter da Agên­cia …