...
sexta-feira ,11 julho 2025
Home / Noticias / Itamaraty tenta retirada de políticos brasileiros via Jordânia

Itamaraty tenta retirada de políticos brasileiros via Jordânia

Governo confirmou conversas com diplomatas israelenses

Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil*
Pub­li­ca­do em 14/06/2025 — 16:55
Brasília
Brasília (DF), 28/05/2025 - Reunião da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara para ouvir o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Repro­dução: © Lula Marques/Agência Brasil

O min­istro das Relações Exte­ri­ores, Mau­ro Vieira, con­ver­sou neste sába­do (14) com o min­istro das Relações Exte­ri­ores da Jordâ­nia, Ayman Safa­di, para abrir uma rota de reti­ra­da das comi­ti­vas de políti­cos brasileiros em Israel após o iní­cio dos con­fli­tos com o Irã. Em nota, o Ita­ma­raty afir­mou que ten­ta uma viagem das autori­dades estad­u­ais e munic­i­pais por ter­ra até a fron­teira com a Jordâ­nia, assim que as condições de segu­rança em Israel per­mi­tirem.

“O min­istro das Relações Exte­ri­ores man­teve con­ta­to hoje [sába­do] com seu homól­o­go da Jordâ­nia, com o obje­ti­vo de abrir uma alter­na­ti­va de evac­uação por aque­le país, quan­do as condições de segu­rança em Israel per­mi­tam um deslo­ca­men­to por ter­ra até a fron­teira”, infor­mou o Ita­ma­raty em comu­ni­ca­do.

Segun­do a pas­ta, o gov­er­no brasileiro tomou con­hec­i­men­to da pre­sença de duas comi­ti­vas de autori­dades estad­u­ais e munic­i­pais brasileiras em Israel, a con­vite do gov­er­no do país. O comu­ni­ca­do ressalta que as oper­ações do aero­por­to Inter­na­cional de Tel Aviv estão sus­pen­sas des­de o iní­cio dos bom­bardeios como uma das con­se­quên­cias da crise, por causa da inter­dição do espaço aéreo em Israel, no Iraque e no Irã.

O Ita­ma­raty tam­bém con­fir­mou con­ver­sas com diplo­matas israe­lens­es. Segun­do o min­istério, a embaix­a­da do Brasil em Tel Aviv está em con­ta­to com as del­e­gações de políti­cos brasileiros, e o Min­istério das Relações Exte­ri­ores con­ta­tou o Min­istério de Relações Exte­ri­ores de Israel para que duas comi­ti­vas ten­ham garan­tias de segu­rança e pos­sam retornar ao Brasil assim que as condições naque­le país per­mi­tirem.

“O secretário de África e Ori­ente Médio man­teve con­ta­to tele­fôni­co com seu homól­o­go da chance­lar­ia israe­lense, ocasião em que pediu trata­men­to pri­or­itário à saí­da em segu­rança das del­e­gações brasileiras. Até o momen­to, autori­dades israe­lens­es têm acon­sel­ha­do as comi­ti­vas estrangeiras a per­manecerem no país, até que as condições per­mi­tam qual­quer deslo­ca­men­to dess­es gru­pos por via aérea ou ter­restre”, desta­cou o comu­ni­ca­do.

Feira de segurança

As comi­ti­vas de políti­cos brasileiros estavam par­tic­i­pan­do de uma feira de tec­nolo­gia e segu­rança em Israel quan­do foram sur­preen­di­das pelo iní­cio do con­fli­to entre o país e o Irã. As del­e­gações estad­u­ais e munic­i­pais estão abri­gadas em bunkers sub­ter­râ­neos para escapar das bom­bas e dos drones vin­dos do Irã.

Na sex­ta-feira (13), o pres­i­dente da Câmara dos Dep­uta­dos, Hugo Mot­ta, havia infor­ma­do, por meio das redes soci­ais, que a Câmara está aten­ta para garan­tir a segu­rança e o retorno das autori­dades que estão em Israel . Entre os políti­cos nos bunkers sub­ter­râ­neos, estão o prefeito de Belo Hor­i­zonte, Álvaro Damião (União Brasil), e de João Pes­soa, Cícero Luce­na (Pro­gres­sis­tas).

Enten­da as ori­gens do con­fli­to entre Israel e Irã

mapa israel irã
Repro­dução: mapa israel irã — Arte/Dijor

 

*Com infor­mações de Pedro Lac­er­da, da Radioagên­cia Nacional

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especial

Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame Daniel­la Almei­da — Repórter da …