...
domingo ,14 abril 2024
Home / Cultura / Itaú Cultural homenageia Maria Bethânia com exposição sensorial

Itaú Cultural homenageia Maria Bethânia com exposição sensorial

Repro­du­ção: © Itaú/Divulgação

Ocupação Maria Bethânia é o nome da mostra que será aberta hoje


Publicado em 13/03/2024 — 08:03 Por Elaine Patrícia Cruz – Repórter da Agência Brasil — São Paulo

ouvir:

“Meu Deus, me dê a cora­gem de viver 365 dias e noi­tes, todos vazi­os de Tua pre­sen­ça. Me dê a cora­gem de con­si­de­rar esse vazio como uma ple­ni­tu­de”. São esses ver­sos de Cla­ri­ce Lis­pec­tor, decla­ma­dos na doce voz de Maria Bethâ­nia, que eco­am ago­ra no pri­mei­ro andar do Itaú Cul­tu­ral e abrem a nova expo­si­ção do espa­ço, toda dedi­ca­da à can­to­ra.

A Ocu­pa­ção Maria Bethâ­nia abre ao públi­co nes­ta quar­ta-fei­ra (13) à noi­te, em São Pau­lo, e des­ta­ca a for­ça da pala­vra e da lite­ra­tu­ra na vida des­sa can­to­ra, cele­bra­da como um dos mai­o­res nomes da músi­ca bra­si­lei­ra. A cura­do­ria é do Núcleo de Cura­do­ri­as e Pro­gra­ma­ção Artís­ti­ca do Itaú Cul­tu­ral e da dire­to­ra Bia Les­sa, com pes­qui­sa audi­o­vi­su­al de Antô­nio Venân­cio.

“A Bethâ­nia é um extra­to de Bra­sil mui­to rele­van­te para nos­so ima­gi­ná­rio e para nos­sa noção iden­ti­tá­ria e cul­tu­ral”, dis­se Gali­a­na Bra­sil, geren­te do Núcleo de Cura­do­ria e Pro­gra­ma­ção Artís­ti­ca do Itaú Cul­tu­ral e inte­gran­te da equi­pe cura­to­ri­al da mos­tra.

São Paulo (SP) 13/03/2024 - Itaú Cultural homenageia Maria Bethânia com exposição sensorial e visual sobre a artista Foto: Itaú/Divulgação
Repro­du­ção: São Pau­lo — Itaú Cul­tu­ral home­na­geia Maria Bethâ­nia com expo­si­ção sen­so­ri­al — Foto Itaú/Divulgação

Essa expo­si­ção, afir­mou, pre­ten­de refor­çar o lega­do da can­to­ra e cele­brar sua tra­je­tó­ria de 60 anos de car­rei­ra. “Ela [Bethâ­nia] traz essa impor­tân­cia da iden­ti­da­de vocal e de pen­sa­men­to. É uma artis­ta que impri­me um pen­sa­men­to sobre o que faz. Nada do que faz é gra­tui­to”, refor­çou.

Para essa mos­tra foram des­ti­na­dos dois espa­ços expo­si­ti­vos. O pri­mei­ro deles está no andar tér­reo, onde se apre­sen­tam 98 fotos que flu­tu­am pela sala, supor­ta­das por cabos de aço até a altu­ra do públi­co. As fotos apre­sen­tam a famí­lia de Bethâ­nia, seu lugar de nas­ci­men­to (a cida­de de San­to Ama­ro, no Recôn­ca­vo Bai­a­no), seus ami­gos, seu coti­di­a­no e ima­gens de shows. Os cabos de aço tam­bém sus­ten­tam saqui­nhos de água e de ter­ra, onde se lê o nome da can­to­ra.

“Esse é o espa­ço do ter­ri­tó­rio. Aqui é mui­to a for­ça de San­to Ama­ro no que cons­ti­tui a Bethâ­nia”, expli­cou Gali­a­na, em entre­vis­ta à Agên­cia Bra­sil.

Para cada uma des­sas fotos há uma fra­se refle­ti­da no chão, cri­an­do um con­tra­pon­to entre o que se vê e o que se escre­ve. Entre elas, uma dita pela pró­pria can­to­ra: “Pes­so­as do Recôn­ca­vo você dis­tin­gue ime­di­a­ta­men­te”. Estão ali tam­bém fra­ses de vári­os escri­to­res, com­po­si­to­res e poe­tas como Cla­ri­ce Lis­pec­tor, Gui­ma­rães Rosa e Mário de Andra­de, e que ins­pi­ra­ram a artis­ta. Enquan­to explo­ra esse espa­ço, o públi­co será envol­vo em sons que reme­tem ao mar e à músi­ca.

No cami­nho entre o tér­reo e o pri­mei­ro andar, onde se encon­tra a segun­da par­te da expo­si­ção, o visi­tan­te vai se depa­rar com ven­ti­la­do­res, que foram espa­lha­dos pela esca­da­ria. A ideia, expli­cou Gali­a­na, é refor­çar a ideia de natu­re­za, que é tão impor­tan­te no uni­ver­so da artis­ta.

São Paulo (SP) 13/03/2024 - Itaú Cultural homenageia Maria Bethânia com exposição sensorial e visual sobre a artista Foto: Itaú/Divulgação
Repro­du­ção: São Pau­lo — Itaú Cul­tu­ral home­na­geia Maria Bethâ­nia com expo­si­ção sen­so­ri­al — Foto Itaú/Divulgação

Por sua vez, o pri­mei­ro andar foi todo ocu­pa­do por uma ins­ta­la­ção com­pos­ta de 47 moni­to­res com ima­gens docu­men­tais de dife­ren­tes perío­dos da obra e da vida de Bethâ­nia, refor­çan­do seu diá­lo­go com a poe­sia e a lite­ra­tu­ra. A pro­du­ção tem dura­ção de 1h45min e é rode­a­da por um espe­lho d’água. Uma leve bri­sa envol­ve o ambi­en­te. “Esse espa­ço é um con­vi­te para que as pes­so­as vejam a Bethâ­nia além daque­le lugar ou de ido­la­tria ao qual o olho já está mais trei­na­do para vê-la. Aqui vamos vê-la em par­tes, por meio da cida­de de San­to Ama­ro, das pes­so­as, da famí­lia e de suas gran­des influên­ci­as”, expli­cou Gali­a­na.

É nes­se andar tam­bém que serão apre­sen­ta­dos dois bor­da­dos fei­tos por Bethâ­nia duran­te a pan­de­mia: Rotas do Abis­mo e O Céu de San­to Ama­ro, nos quais a artis­ta expri­me, por meio de linhas, agu­lhas e teci­do, sua inti­mi­da­de com a pala­vra.

“Cha­mar isso que faço de bor­da­do é engra­ça­do, é uma ofen­sa a quem real­men­te sabe bor­dar”, dis­se a can­to­ra, em nota que apre­sen­ta a expo­si­ção. “Gos­to de bor­dar pala­vras, de escre­ver com linhas, de inven­tar. É um desa­ba­fo, um modo de me expres­sar. Como artis­ta, além do iso­la­men­to e da soli­dão, ser proi­bi­da e não con­se­guir me expres­sar é insu­por­tá­vel para mim. São bor­da­dos que se rela­ci­o­nam com o pre­sen­te.”

São Paulo (SP) 13/03/2024 - Itaú Cultural homenageia Maria Bethânia com exposição sensorial e visual sobre a artista Foto: Itaú/Divulgação
Repro­du­ção: São Pau­lo — Itaú Cul­tu­ral home­na­geia Maria Bethâ­nia com expo­si­ção sen­so­ri­al — Foto Itaú/Divulgação

Atividades

Além da expo­si­ção, o Itaú Cul­tu­ral pre­pa­rou pro­gra­ma­ção espe­ci­al para cele­brar a vida e a obra de Maria Bethâ­nia com ate­liê de bor­da­dos e shows, entre eles, o de More­no Velo­so, que ocor­re na sex­ta-fei­ra (15) e no sába­do (16), às 20h. Tam­bém será apre­sen­ta­do o fil­me Os Doces Bár­ba­ros, que pode­rá ser assis­ti­do onli­ne na pla­ta­for­ma Itaú Cul­tu­ral Play. “Temos tam­bém a dimen­são do site que vai tra­zer con­teú­dos super exclu­si­vos e que não estão aqui, em nenhum dos pisos, tais como depoi­men­tos e arti­gos”, expli­cou Gali­a­na.

A mos­tra, que tem entra­da gra­tui­ta, per­ma­ne­ce em car­taz até o dia 9 de junho. Mais infor­ma­ções sobre a expo­si­ção podem ser obti­das no site do Itaú Cul­tu­ral.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

BNDES abre concurso em 2024 para 150 vagas de nível superior

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agencia Bra­sil Edital deve ser divulgado no segundo semestre Publicado em 09/04/2024 …