...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Cultura / Itaú Cultural homenageia Maria Bethânia com exposição sensorial

Itaú Cultural homenageia Maria Bethânia com exposição sensorial

Repro­dução: © Itaú/Divulgação

Ocupação Maria Bethânia é o nome da mostra que será aberta hoje


Publicado em 13/03/2024 — 08:03 Por Elaine Patrícia Cruz – Repórter da Agência Brasil — São Paulo

ouvir:

“Meu Deus, me dê a cor­agem de viv­er 365 dias e noites, todos vazios de Tua pre­sença. Me dê a cor­agem de con­sid­er­ar esse vazio como uma plen­i­tude”. São ess­es ver­sos de Clarice Lispec­tor, decla­ma­dos na doce voz de Maria Bethâ­nia, que ecoam ago­ra no primeiro andar do Itaú Cul­tur­al e abrem a nova exposição do espaço, toda ded­i­ca­da à can­to­ra.

A Ocu­pação Maria Bethâ­nia abre ao públi­co nes­ta quar­ta-feira (13) à noite, em São Paulo, e desta­ca a força da palavra e da lit­er­atu­ra na vida dessa can­to­ra, cel­e­bra­da como um dos maiores nomes da músi­ca brasileira. A curado­ria é do Núcleo de Curado­rias e Pro­gra­mação Artís­ti­ca do Itaú Cul­tur­al e da dire­to­ra Bia Lessa, com pesquisa audio­vi­su­al de Antônio Venân­cio.

“A Bethâ­nia é um extra­to de Brasil muito rel­e­vante para nos­so imag­inário e para nos­sa noção iden­titária e cul­tur­al”, disse Galiana Brasil, ger­ente do Núcleo de Curado­ria e Pro­gra­mação Artís­ti­ca do Itaú Cul­tur­al e inte­grante da equipe cura­to­r­i­al da mostra.

São Paulo (SP) 13/03/2024 - Itaú Cultural homenageia Maria Bethânia com exposição sensorial e visual sobre a artista Foto: Itaú/Divulgação
Repro­dução: São Paulo — Itaú Cul­tur­al hom­e­nageia Maria Bethâ­nia com exposição sen­so­r­i­al — Foto Itaú/Divulgação

Essa exposição, afir­mou, pre­tende reforçar o lega­do da can­to­ra e cel­e­brar sua tra­jetória de 60 anos de car­reira. “Ela [Bethâ­nia] traz essa importân­cia da iden­ti­dade vocal e de pen­sa­men­to. É uma artista que imprime um pen­sa­men­to sobre o que faz. Nada do que faz é gra­tu­ito”, reforçou.

Para essa mostra foram des­ti­na­dos dois espaços expos­i­tivos. O primeiro deles está no andar térreo, onde se apre­sen­tam 98 fotos que flu­tu­am pela sala, supor­tadas por cabos de aço até a altura do públi­co. As fotos apre­sen­tam a família de Bethâ­nia, seu lugar de nasci­men­to (a cidade de San­to Amaro, no Recôn­ca­vo Baiano), seus ami­gos, seu cotid­i­ano e ima­gens de shows. Os cabos de aço tam­bém sus­ten­tam saquin­hos de água e de ter­ra, onde se lê o nome da can­to­ra.

“Esse é o espaço do ter­ritório. Aqui é muito a força de San­to Amaro no que con­sti­tui a Bethâ­nia”, expli­cou Galiana, em entre­vista à Agên­cia Brasil.

Para cada uma dessas fotos há uma frase refleti­da no chão, crian­do um con­trapon­to entre o que se vê e o que se escreve. Entre elas, uma dita pela própria can­to­ra: “Pes­soas do Recôn­ca­vo você dis­tingue ime­di­ata­mente”. Estão ali tam­bém fras­es de vários escritores, com­pos­i­tores e poet­as como Clarice Lispec­tor, Guimarães Rosa e Mário de Andrade, e que inspi­raram a artista. Enquan­to explo­ra esse espaço, o públi­co será envol­vo em sons que reme­tem ao mar e à músi­ca.

No cam­in­ho entre o térreo e o primeiro andar, onde se encon­tra a segun­da parte da exposição, o vis­i­tante vai se deparar com ven­ti­ladores, que foram espal­ha­dos pela escadaria. A ideia, expli­cou Galiana, é reforçar a ideia de natureza, que é tão impor­tante no uni­ver­so da artista.

São Paulo (SP) 13/03/2024 - Itaú Cultural homenageia Maria Bethânia com exposição sensorial e visual sobre a artista Foto: Itaú/Divulgação
Repro­dução: São Paulo — Itaú Cul­tur­al hom­e­nageia Maria Bethâ­nia com exposição sen­so­r­i­al — Foto Itaú/Divulgação

Por sua vez, o primeiro andar foi todo ocu­pa­do por uma insta­lação com­pos­ta de 47 mon­i­tores com ima­gens doc­u­men­tais de difer­entes perío­dos da obra e da vida de Bethâ­nia, reforçan­do seu diál­o­go com a poe­sia e a lit­er­atu­ra. A pro­dução tem duração de 1h45min e é rodea­da por um espel­ho d’água. Uma leve brisa envolve o ambi­ente. “Esse espaço é um con­vite para que as pes­soas vejam a Bethâ­nia além daque­le lugar ou de idol­a­tria ao qual o olho já está mais treina­do para vê-la. Aqui vamos vê-la em partes, por meio da cidade de San­to Amaro, das pes­soas, da família e de suas grandes influên­cias”, expli­cou Galiana.

É nesse andar tam­bém que serão apre­sen­ta­dos dois bor­da­dos feitos por Bethâ­nia durante a pan­demia: Rotas do Abis­mo e O Céu de San­to Amaro, nos quais a artista exprime, por meio de lin­has, agul­has e teci­do, sua intim­i­dade com a palavra.

“Chamar isso que faço de bor­da­do é engraça­do, é uma ofen­sa a quem real­mente sabe bor­dar”, disse a can­to­ra, em nota que apre­sen­ta a exposição. “Gos­to de bor­dar palavras, de escr­ev­er com lin­has, de inven­tar. É um desabafo, um modo de me expres­sar. Como artista, além do iso­la­men­to e da solidão, ser proibi­da e não con­seguir me expres­sar é insu­portáv­el para mim. São bor­da­dos que se rela­cionam com o pre­sente.”

São Paulo (SP) 13/03/2024 - Itaú Cultural homenageia Maria Bethânia com exposição sensorial e visual sobre a artista Foto: Itaú/Divulgação
Repro­dução: São Paulo — Itaú Cul­tur­al hom­e­nageia Maria Bethâ­nia com exposição sen­so­r­i­al — Foto Itaú/Divulgação

Atividades

Além da exposição, o Itaú Cul­tur­al preparou pro­gra­mação espe­cial para cel­e­brar a vida e a obra de Maria Bethâ­nia com ateliê de bor­da­dos e shows, entre eles, o de Moreno Veloso, que ocorre na sex­ta-feira (15) e no sába­do (16), às 20h. Tam­bém será apre­sen­ta­do o filme Os Doces Bár­baros, que poderá ser assis­ti­do online na platafor­ma Itaú Cul­tur­al Play. “Temos tam­bém a dimen­são do site que vai traz­er con­teú­dos super exclu­sivos e que não estão aqui, em nen­hum dos pisos, tais como depoi­men­tos e arti­gos”, expli­cou Galiana.

A mostra, que tem entra­da gra­tui­ta, per­manece em car­taz até o dia 9 de jun­ho. Mais infor­mações sobre a exposição podem ser obti­das no site do Itaú Cul­tur­al.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …