...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Noticias / Jair Renan Bolsonaro é um dos alvos da Operação Nexum

Jair Renan Bolsonaro é um dos alvos da Operação Nexum

Repro­dução: © PCDF

Operação da Polícia Civil do DF investiga lavagem de dinheiro


Pub­li­ca­do em 24/08/2023 — 10:36 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O fil­ho do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro, Jair Renan Bol­sonaro, é alvo da Oper­ação Nex­um, deflagra­da nes­ta quin­ta-feira (24) pela Polí­cia Civ­il do Dis­tri­to Fed­er­al. Em nota, a cor­po­ração infor­mou que cumpre dois man­da­dos de prisão pre­ven­ti­va e cin­co man­da­dos de bus­ca e apreen­são. Os alvos dos man­da­dos de prisão não foram divul­ga­dos pela cor­po­ração.

À Agên­cia Brasil, o advo­ga­do Admar Gon­za­ga, respon­sáv­el pela defe­sa de Jair Renan Bol­sonaro, con­fir­mou que ele é alvo de um man­da­do de bus­ca e apreen­são. Segun­do o advo­ga­do, a defe­sa ain­da não teve aces­so ao proces­so e o fil­ho do ex-pres­i­dente “está em casa e tran­qui­lo”.

A operação

O obje­ti­vo da oper­ação é reprim­ir a práti­ca de crimes con­tra a fé públi­ca e asso­ci­ação crim­i­nosa, além de crimes cometi­dos em pre­juí­zo do erário do Dis­tri­to Fed­er­al.

De acor­do com a PCDF, mate­ri­ais apreen­di­dos em out­ras oper­ações abri­ram cam­in­ho para uma nova inves­ti­gação, que rev­el­ou um esque­ma de fraudes com crimes de este­lion­a­to, fal­si­fi­cação de doc­u­men­tos, sone­gação fis­cal e lavagem de din­heiro, com o obje­ti­vo final de blindar o patrimônio dos envolvi­dos.

“A inves­ti­gação apon­tou para a existên­cia de uma asso­ci­ação crim­i­nosa cuja estraté­gia para obter inde­v­i­da van­tagem econômi­ca pas­sa pela inserção de um ter­ceiro, ‘tes­ta de fer­ro’ ou ‘laran­ja’, para se ocul­tar o ver­dadeiro pro­pri­etário das empre­sas de facha­da ou empre­sas ‘fan­tas­mas’, uti­lizadas pelo alvo prin­ci­pal e seus com­parsas.”

O senador Flávio Bol­sonaro (PL-RJ), irmão de Jair Renan Bol­sonaro, comen­tou a oper­ação deflagra­da pela PCDF: “Inves­ti­gadores procu­ran­do pelo em ovo, ou seja, mes­mo sem ter nada. Inde­pen­den­te­mente do sobrenome. Tomara que isso vire praxe ago­ra. Ao que parece, é mais perseguição desen­f­rea­da em cima de Bol­sonaro e de todo o seu entorno.”

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Repro­dução: © Tawatchai/Frepik Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio …