...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Esportes / Jogos da Juventude: quando competir é uma conquista, mesmo sem pódio

Jogos da Juventude: quando competir é uma conquista, mesmo sem pódio

Repro­dução: © Luiza Moraes/COB/Direitos Reser­va­dos

Judoca de Epitaciolândia (AC) trabalha no campo, treina e estuda


Pub­li­ca­do em 07/09/2023 — 17:16 Por Igor San­tos — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

Uma das prin­ci­pais for­mas de cobrir e acom­pan­har uma com­petição é por meio dos resul­ta­dos e, no caso de Olimpíadas ou Jogos da Juven­tude, ficar de olho no quadro de medal­has. No entan­to, even­tos que reúnem tan­ta gente tam­bém têm muitas histórias de campeões que não voltaram com um prêmio no peito.

Nos Jogos da Juven­tude de 2023, em Ribeirão Pre­to, o acre­ano Alexan­dre Queiroz, de 15 anos, foi um deles. Des­de os nove anos, ele tra­bal­ha em plan­tações de mil­ho e arroz em Epita­ci­olân­dia, municí­pio que tem menos de 20 mil habi­tantes. Hoje, ele con­cil­ia a ativi­dade com os treinos no judô, além dos estu­dos. A jor­na­da tripla é para equi­li­brar os próprios son­hos e as neces­si­dades da família. Eles moram próx­i­mos à fron­teira com a Bolívia.

“Levo todo meu esforço e história de vida para den­tro do tatame. No cul­ti­vo, você aprende a dar os primeiros pas­sos na vida, assim que fun­ciona na min­ha cidade, des­de meni­no. É gan­har din­heiro, mes­mo pouco, para aju­dar a colo­car comi­da em casa”, disse Alexan­dre, em declar­ação dada ao COB.

06.09.2023- Jogos da Juventude 2023 - Ribeirão Preto (SP) - de 01 a 16 de Setembro. Alexandre, da equipe de Judô do Acre durante o primeiro dia da modalidade nos Jogos da Juventude em Ribeirão Preto, SP. Foto Luiza Moraes / COB
Repro­dução: “Mostrei que pos­so estar aqui, rep­re­sen­tei Epita­ci­olân­dia e meu esta­do. Jamais vou esque­cer”, disse o judo­ca acre­ano Alexan­dre Queiroz, de 15 anos, que con­cil­ia o tra­bal­ho no cam­po com os treinos e os estu­dos — por Luiza Moraes/COB/Direitos Reser­va­dos

O jovem venceu a sele­ti­va do esta­do para chegar à com­petição nacional, mas acabou der­ro­ta­do na primeira luta pelo roraimense Paulo Ribeiro, na quar­ta (6). Saiu real­iza­do da mes­ma for­ma.

“Mostrei que pos­so estar aqui, rep­re­sen­tei Epita­ci­olân­dia e meu esta­do. Jamais vou esque­cer”, disse ele.

Até o final de quar­ta (6),sexto dia dos Jogos, o esta­do de São Paulo seguia no topo do quadro de medal­has, com 17 ouros e 44 pódios no total. O Rio de Janeiro apare­cia em segun­do (11 e 31, respec­ti­va­mente) e o Paraná (nove e 28) em ter­ceiro lugar.

TV Brasil transmite ginástica artística nesta sexta

A TV Brasil segue trans­mitin­do diver­sas modal­i­dades dos Jogos de Ribeirão Pre­to. Nes­ta sex­ta (8), a ginás­ti­ca artís­ti­ca estará em foco. São duas trans­mis­sões ao vivo: às 10h e às 14h (horários de Brasília).

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil alcança seu maior número de ouros em uma edição de Parapan

Repro­dução: © Cris Mattos/CPB/Direitos Reser­va­dos Destaque é Samuel Oliveira, ouro nos 400 metros com direito …