...
sexta-feira ,19 julho 2024
Home / Esportes / Jogos Mundiais Universitários — Dia 10: RJ sediará Jogos de Praia 2024

Jogos Mundiais Universitários — Dia 10: RJ sediará Jogos de Praia 2024

Repro­dução: © Divulgação/CBDU

Evento é da Federação Internacional de Esportes Universitários (Fisu)


Pub­li­ca­do em 02/08/2023 — 17:59 Por Mau­rí­cio Cos­ta — Envi­a­do espe­cial* — Cheng­du (Chi­na)

ouvir:

Depois de um dia com três medal­has para o Brasil, a quar­ta-feira (2) em Cheng­du (Chi­na) foi bem difer­ente. A Con­fed­er­ação Brasileira de Desporto Uni­ver­sitário (CBDU) con­vi­dou toda a del­e­gação aqui na Chi­na para uma recepção no lux­u­oso Hotel Grand Bay.

A expec­ta­ti­va era de par­tic­i­par de um even­to de boas-vin­das na cidade-sede dos Jogos Mundi­ais Uni­ver­sitários, porém, a CBDU anun­ciou a Fisu Beach Sports. Traduzin­do, seri­am os Jogos Mundi­ais Uni­ver­sitários de Pra­ia, pro­movi­dos pela Fed­er­ação Inter­na­cional de Esportes Uni­ver­sitários (Fisu, na sigla em inglês) que vão ser dis­puta­dos em 2024, no Rio de Janeiro.

CBDU reúne delegação brasileira na China, durante os Jogos Mundiais Universitários, para anúncio do Rio de Janeiro como cidade-sede dos Jogos Universitários de Praia em 2024 - em 02/08/2023
Repro­dução: Anún­cio do Rio de Janeiro como cidade-sede dos Jogos Uni­ver­sitários de Pra­ia no ano que vem foi feito pela CBDU nes­ta quar­ta-feira (2), em Cheng­du (Chin), onde ocor­rem os Jogos Mundi­ais Uni­ver­sitários até a próx­i­ma terça (8) — - Divulgação/CBDU

A com­petição terá até 10 modal­i­dades: vôlei de pra­ia, han­de­bol de pra­ia, fute­bol de areia, aquathlon (natação e cor­ri­da), natação (5 quilômet­ros), beach wrestlingbeach ten­nis, vólei de pra­ia 4 x 4, skate e surfe.

O pres­i­dente da CBDU, Luciano Cabral, desta­cou a importân­cia de o Rio de Janeiro nova­mente rece­ber um even­to esporti­vo de grande porte.

“Este é um pro­je­to anti­go da CBDU. O Brasil já mostrou ao mun­do o quan­to nós somos capazes de faz­er jogos de pra­ia. O JUBs de pra­ia é um suces­so mundi­al, o mun­do todo admi­ra. Ago­ra é a  opor­tu­nidade de faz­er o primeiro FISU Beach Games. Lançamos no Rio de Janeiro, que é cartão postal do Brasil para o mun­do. Os país­es estão ansiosos e ago­ra a nos­sa mis­são é preparar o Rio para, em 2024, rece­ber o primeiro Jogos Mundi­ais Uni­ver­sitários de Pra­ia”

Luciano Cabral - presidente do CBDU - JOGOS UNIVERSITARIOS (JUBs 2022) - 20/09/2022
Repro­dução: “Será a retoma­da de grandes even­tos esportivos na cidade e no mel­hor cenário pos­sív­el”, pro­je­tou Luciano Cabral, pres­i­dente da CBDU, nes­ta quar­ta (2), durante os Jogos Mundi­ais Uni­ver­sitários em Chen­du (Chi­na) — Patri­cy Albuquerque/ Light Press

Luciano Cabral acred­i­ta que o Rio de Janeiro pode aux­il­iar na pro­moção do esporte uni­ver­sitário.

“É uma platafor­ma de opor­tu­nidades. Existe um ques­tion­a­men­to sobre o lega­do dos Jogos Rio 2016, quem acom­pan­hou os Jogos ficou na expec­ta­ti­va de voltar ao Brasil, ao Rio de Janeiro, e o Brasil pre­cisa desco­brir o esporte uni­ver­sitário mundi­al. Será a retoma­da de grandes even­tos esportivos na cidade e no mel­hor cenário pos­sív­el”

O Brasil não con­quis­tou medal­has nes­ta quar­ta (2). Os Jogos Mundi­ais Uni­ver­sitários vão até a próx­i­ma terça-feira (8), com trans­mis­são ao vivo gra­tui­ta na inter­net — con­fi­ra o crono­gra­ma com­ple­to. A del­e­gação brasileira está em Cheng­du com 150 atle­tas de 11 das 18 modal­i­dades em dis­pu­ta no even­to: saltos orna­men­tais, bad­minton, tênis de mesa, taek­won­do, kung fu (a arte mar­cial é denom­i­na­da de wushu na Chi­na), bas­quete, natação, atletismo, judô, tênis e volei­bol.

* Mau­rí­cio Cos­ta via­jou como inte­grante da del­e­gação da Con­fed­er­ação Brasileira de Desporto Uni­ver­sitário (CBDU). A enti­dade con­vi­dou a EBC para par­tic­i­par da cober­tu­ra durante os 17 dias de com­petição em Cheng­du.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil não passa de empate com a Colômbia e fica em segundo no Grupo D

Repro­dução: © Dar­ren Yamashita-USA TODAY Sports/Direitos Reser­va­dos Seleção enfrentará o Uruguai nas quartas de final …