...
domingo ,23 março 2025
Home / Meios de comunicação / Jornalista Luiz Gonzaga Motta morre aos 80 anos em Brasília

Jornalista Luiz Gonzaga Motta morre aos 80 anos em Brasília

Repro­dução: © Luis Gus­ta­vo Prado/Secom UnB

Professor aposentado da UnB foi vítima de um mal súbito


Pub­li­ca­do em 10/06/2023 — 13:19 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil* — Brasília

ouvir:

O jor­nal­ista Luiz Gon­za­ga Figueire­do Mot­ta, de 80 anos, mor­reu nes­ta sex­ta-feira (9), em Brasília, víti­ma de um mal subido. Ele era pro­fes­sor aposen­ta­do da Fac­ul­dade de Comu­ni­cação (FAC) da Uni­ver­si­dade de Brasília (UnB) e deixa fil­hos e netos.

Baga, como tam­bém era con­heci­do, foi secretário de Comu­ni­cação da UnB e criou a revista Dar­cy, pub­li­cação de jor­nal­is­mo cien­tí­fi­co e cul­tur­al da insti­tu­ição. Ele foi ain­da um dos ide­al­izadores do jor­nal-lab­o­ratório da FAC, o Cam­pus, há 53 anos.

Grad­u­a­do em Jor­nal­is­mo pela Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Minas Gerais em 1968, Mot­ta ingres­sou como docente na UnB em 1969. Sua primeira pas­sagem durou doze anos. Em 1982, pediu demis­são “por incom­pat­i­bil­i­dade admin­is­tra­ti­va e políti­ca abso­lu­ta” com o reitor nomea­do pela ditadu­ra mil­i­tar. Retornou em 1985, na gestão do reitor Cristo­vam Buar­que.

Além da atu­ação acadêmi­ca, Luiz Gon­za­ga Mot­ta ocupou diver­sos car­gos de gestão, den­tro e fora da uni­ver­si­dade. Entre eles, foi secretário Nacional de Cul­tura e secretário de Comu­ni­cação do Dis­tri­to Fed­er­al.

Em 2022, Mot­ta foi hom­e­nagea­do no lança­men­to da edição nº 27 da revista Dar­cy, que cele­brou os 60 anos da Uni­ver­si­dade de Brasília, entre out­ros per­son­agens históri­cos da pub­li­cação.

*Com infor­mações da UnB

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

ONU alerta sobre impactos da mudança climática nas geleiras

Países em desenvolvimento nas montanhas precisam de US$ 187 bi anuais Fabío­la Sin­im­bú — Repórter …