...
sábado ,25 maio 2024
Home / Noticias / Jovem morre em show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro

Jovem morre em show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro

Repro­du­ção: © Reuters/PILAR OLIVARES

Causa está sendo apurada; autoridades mudam regras de acesso à água


Publi­ca­do em 18/11/2023 — 15:37 Por Agên­cia Bra­sil* — Bra­sí­lia

ouvir:

A estu­dan­te Ana Cla­ra Bene­vi­des Macha­do, de 23 anos, mor­reu na noi­te des­ta sex­ta-fei­ra (17) duran­te o show da can­to­ra nor­te-ame­ri­ca­na Tay­lor Swift, no está­dio do Enge­nhão, no Rio de Janei­ro. As cau­sas da mor­te ain­da não foram escla­re­ci­das. O show ocor­reu em um perío­do de for­te calor em vári­os esta­dos do país. Na manhã de ontem, a sen­sa­ção tér­mi­ca se apro­xi­mou dos 60° na cida­de do Rio.

O gover­na­dor do esta­do, Cláu­dio Cas­tro, infor­mou que a Polí­cia Civil abriu inqué­ri­to para apu­rar o caso. Ele ain­da deter­mi­nou a ins­ta­la­ção de bebe­dou­ros, com for­ne­ci­men­to gra­tui­to de água, den­tro do está­dio do Enge­nhão. O local rece­be­rá outros dois shows da can­to­ra, nes­te sába­do (18) e no domin­go (19).

“Deter­mi­nei ao Pro­con do Esta­do a ime­di­a­ta apu­ra­ção, jun­to à orga­ni­za­ção do even­to, sobre os moti­vos da res­tri­ção da entra­da com água no está­dio Nil­ton San­tos. Para os pró­xi­mos dois dias de shows, o órgão ofi­ci­ou a empre­sa orga­ni­za­do­ra para ins­ta­lar mais bebe­dou­ros den­tro do Enge­nhão e, prin­ci­pal­men­te, a per­mi­tir o aces­so de gar­ra­fas de plás­ti­co vazi­as, sem tam­pa, para ser­vir de refil”, afir­mou Cas­tro, em nota.

O gover­na­dor tam­bém anun­ci­ou a dis­tri­bui­ção de água mine­ral no entor­no do está­dio, a pre­sen­ça de mais ambu­lân­ci­as para aten­der o públi­co e a uti­li­za­ção de cami­nhões dos bom­bei­ros para jogar água no públi­co, no intui­to de dimi­nuir o calor.

Na inter­net, cir­cu­lam víde­os em que a can­to­ra Tay­lor Swift pau­sou o show e pediu que algu­mas pes­so­as tenham aces­so à água. “Eles pre­ci­sam de água, bem ali. Estão segu­ran­do um tele­fo­ne pra dizer isso. Des­cul­pem, mas está mui­to calor, então se estão dizen­do que pre­ci­sam de água, eles real­men­te pre­ci­sam. Temos que fazer che­gar até eles”.

Nes­te sába­do, o minis­tro da Jus­ti­ça, Flá­vio Dino, deter­mi­nou que a Secre­ta­ria Naci­o­nal do Con­su­mi­dor (Sena­con) ado­te medi­das ime­di­a­tas para exi­gir que os even­tos garan­tam segu­ran­ça à saú­de dos con­su­mi­do­res, incluin­do aces­so à água. Na rede soci­al X, anti­go Twit­ter, Dino men­ci­o­nou denún­ci­as de “veda­ção ou ausên­cia de dis­po­ni­bi­li­da­de de água”, e lem­brou que o Bra­sil enfren­ta uma “imen­sa onda de calor”.

Na mes­ma pla­ta­for­ma, a empre­sa orga­ni­za­do­ra do show, a Tic­kets For Fun, lamen­tou a mor­te da estu­dan­te e dis­se que ela foi aten­di­da por bri­ga­dis­tas ime­di­a­ta­men­te após pas­sar mal. Já o pre­fei­to do Rio, Edu­ar­do Paes, infor­mou que a pre­fei­tu­ra deter­mi­nou ante­ci­pa­ção da entra­da ao está­dio em uma hora, além do aumen­to de pon­tos de dis­tri­bui­ção de água, e tam­bém no núme­ro de bri­ga­dis­tas e ambu­lân­ci­as.

Tay­lor Swift se mani­fes­tou sobre o ocor­ri­do no Ins­ta­gram. Ela se dis­se “devas­ta­da” com o ocor­ri­do e afir­mou que esta seria a últi­ma coi­sa que ela pen­sa­ria quan­do deci­diu tra­zer a tur­nê ao Bra­sil.

* Cola­bo­rou Sayo­na­ra More­no, da Rádio Naci­o­nal

Edi­ção: Mar­ce­lo Bran­dão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar

Repro­du­ção: © Fra­me: TV Bra­sil Atração jornalística vai ao ar neste domingo, às 22h, na TV …