...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Esportes / Judô: Brasil vai ao pódio em primeiro torneio após Jogos de Tóquio

Judô: Brasil vai ao pódio em primeiro torneio após Jogos de Tóquio

Repro­dução: © Gabriela Sabau/IJF/Direitos reser­va­dos

Guilherme Schmidt chega à final e leva prata no Grand Prix de Zagreb


Pub­li­ca­do em 25/09/2021 — 16:13 Por Lin­coln Chaves — Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional — São Paulo

O brasileiro Guil­herme Schmidt rep­re­sen­tou o judô nacional no pódio da primeira com­petição do cir­cuito mundi­al após a Olimpía­da de Tóquio (Japão). Neste sába­do (25), o judo­ca de 20 anos con­quis­tou a medal­ha de pra­ta no Grand Prix de Zagreb (Croá­cia), na cat­e­go­ria até 81 qui­los. O jovem, medal­hista de bronze no Campe­ona­to Mundi­al júnior de 2019, venceu três lutas e caiu somente para o geor­giano Tato Gri­galashvili, número um do mun­do.

Guil­herme estre­ou der­rotan­do o francês Tizie Gnamien por ippon (pon­tu­ação máx­i­ma) ao imo­bi­lizá-lo com uma chave de braço. Na luta seguinte, venceu o espan­hol José Maria Izqui­eta por wazari (quan­do o atle­ta der­ru­ba o adver­sário com parte das costas no tatame; rende um pon­to). Na semi­fi­nal, super­ou o mol­da­vo Dorin Gotonoa­ga por ippon. Na decisão, o brasileiro sofreu um wazari de Gri­galashvili no começo da dis­pu­ta. O geor­giano, quin­to colo­ca­do em Tóquio, rece­beu duas punições por fal­ta de com­bat­ivi­dade, mas admin­strou a van­tagem para garan­tir a vitória antes de levar uma ter­ceira advertên­cia, que pode­ria cus­tar a desclas­si­fi­cação.

Ain­da neste sába­do, Lua­na Car­val­ho, Mil­lena Sil­va (ambas da cat­e­go­ria até 70 qui­los) e Michael Marceli­no (até 73 qui­los) não prosseguiram para a dis­pu­ta por medal­has, assim como Matheus Taka­ki (até 60 qui­los) e Yas­min Lima (até 52 qui­los) na sex­ta-feira (24). Natasha Fer­reira (até 48 qui­los) brigou pelo bronze, mas foi super­a­da por wazari pela holan­desa Ger­sjes Amber.

O Brasil lev­ou para Zagreb uma del­e­gação jovem, com obje­ti­vo de dar exper­iên­cia inter­na­cional a judo­cas da nova ger­ação. Dos oito rep­re­sen­tantes na Croá­cia, seis tin­ham, no máx­i­mo, 23 anos. O próx­i­mo com­pro­mis­so da seleção brasileira será o Grand Slam de Paris (França), entre 16 e 17 de out­ubro.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Competições de esportes coletivos do JUBs começam nesta segunda no DF

Maior evento universitário da América Latina ocorre até sábado Mau­rí­cio Cos­ta* — Repórter da EBC …