...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Esportes / Judô brasileiro fecha Olimpíada com bronze por equipes

Judô brasileiro fecha Olimpíada com bronze por equipes

 

Repro­dução: Agên­cia Brasil / EBC

Modalidade é a que mais trouxe medalhas para o Brasil na história


Publicado em 03/08/2024 — 13:03 Por Luiz Henrique Guimarães — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

No últi­mo dia de dis­putas do judô, o Brasil con­quis­tou mais uma medal­ha, a quar­ta da modal­i­dade na Olimpía­da de Paris. O bronze veio na dis­pu­ta por equipes, com uma vitória emo­cio­nante sobre a seleção da Itália por 4 a 3.

O time brasileiro con­ta­va com sete judo­cas inscritos: Laris­sa Pimen­ta, Rafaela Sil­va, Ket­leyn Quadros, Beat­riz Souza, Daniel Cargnin, Willian Lima, Rafael Mace­do, Guil­herme Schmidt, Leonar­do Gonçalves e Rafael Sil­va. Em cada eta­pa da com­petição, seis judo­cas – três home­ns e três mul­heres – seri­am escol­hi­dos para lutar. A dis­pu­ta por equipes é com­pos­ta por seis lutas, com a pos­si­bil­i­dade de um com­bate desem­pate. Gan­ha quem vencer qua­tro lutas.

Nas oitavas de final, os judo­cas brasileiros enfrentaram o Caza­quistão. Com vitórias de Rafa Sil­va, Ket­leyn Quadros, Beat­riz Souza e Leonar­do Gonçalves, o Brasil venceu por 4 a 2 e entrou na briga pelas medal­has. O adver­sário nas quar­tas de final foi a Ale­man­ha. E em lutas muito dis­putadas, a equipe nacional foi der­ro­ta­da por 4 a 3, na luta extra. Para con­seguir o pódio, o Brasil teria que pas­sar pela seleção da Sérvia. E foi o que acon­te­ceu: 4 a 1 para o Brasil, com vitórias de Ket­leyn Quadros, Rafael Mace­do, Rafael Sil­va e Rafaela Sil­va.

 

A dis­pu­ta dire­ta pela medal­ha de bronze foi con­tra o time da Itália. Rafael Mace­do pon­tou para o Brasil após der­ro­tar Chris­t­ian Par­lati. Na luta seguinte, Beat­riz Souza venceu Asya Tavano e a equipe abriu dois a zero. Após um lon­go due­lo con­tra Gen­naro Pirelli, Leonar­do Gonçalves foi der­ro­ta­da por um waza-ari no gold­en score e a Itália descon­tou. Rafaela Sil­va teve como adver­sária Veron­i­ca Tonio­lo e venceu por ippon com uma chave de braço. O Brasil abria nova­mente em 3 a 1 e só pre­cisa­va de mais uma vitória. O próx­i­mo a lutar foi o medal­hista de pra­ta Willian Lima. Em uma dis­pu­ta inten­sa, o ital­iano Manuel Lom­bar­do der­ro­tou o brasileiro por ippon no gold­en score.

Na sequên­cia veio Ket­leyn Quadros, que chegou a abrir van­tagem de waza-ari sobre Savi­ta Rus­so, mas sofreu um ippon a menos de 30 segun­dos para o fim. Foi o empate ital­iano.

Desempate

Com o 3 a 3, o bronze pre­cisou ser deci­di­do na luta extra com gold­en score, por uma cat­e­go­ria defini­da em sorteio. E coube a Rafaela Sil­va enfrentar mais uma vez Veron­i­ca Tonio­lo. Ven­cia quem pon­tu­asse primeiro. Logo nos segun­dos ini­ci­ais Rafaela apli­cou um waza-ari na adver­sária. O lance foi revisa­do e con­fir­ma­do pela arbi­tragem, garan­ti­n­do a vitória da brasileira. Assim, de for­ma emo­cio­nante, o Brasil fechou a dis­pu­ta em 4 a 3. A judo­ca campeã olímpi­ca no Rio (2016) venceu todas as lutas em que par­ticipou neste sába­do. Todos os brasileiros inscritos na com­petição vão subir ao pódio.

A medal­ha de bronze coroou a mel­hor cam­pan­ha do judô brasileiro em Jogos Olímpi­cos. Foram qua­tro pódios: além da medal­ha por equipes, ouro para Beat­riz Sil­va (cat­e­go­ria aci­ma de 78 kg), pra­ta para Willian Lima (cat­e­go­ria até 66 kg) e bronze para Laris­sa Pimen­ta (cat­e­go­ria até 52 kg). A modal­i­dade con­tin­ua sendo o car­ro-chefe do Brasil em edições olímpi­cas: são 28 medal­has no total.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Lula publica carta de apoio a Rio-Niterói nos Jogos Panamericanos 2031

Presidente recebeu prefeitos das cidades que postulam candidatura Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …