...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Esportes / Judô paralímpico do Brasil vai quatro vezes ao pódio na Inglaterra

Judô paralímpico do Brasil vai quatro vezes ao pódio na Inglaterra

 

alana_warwick

Repro­du­ção: © Divulgação/CBDV

Alana Maldonado e Meg Emmerich são destaques com prata


Publi­ca­do em 20/06/2021 — 17:11 Por Lin­coln Cha­ves — Repór­ter da TV Bra­sil e da Rádio Naci­o­nal — São Pau­lo

O judô para­lím­pi­co do Bra­sil con­quis­tou qua­tro meda­lhas nes­te domin­go (20), no últi­mo dia do Grand Prix de Warwick (Ingla­ter­ra). Ala­na Mal­do­na­do (cate­go­ria até 70 qui­los) e Meg Emme­ri­ch (aci­ma de 70 kg) fica­ram com a pra­ta, enquan­to Rebe­ca Sil­va (aci­ma de 70 kg) e Wili­ans Araú­jo (aci­ma de cem qui­los) foram bron­ze. O even­to ser­viu de pre­pa­ra­ção para a Para­lim­pía­da de Tóquio (Japão).

Cam­peã mun­di­al em 2018, pra­ta na Para­lim­pía­da do Rio de Janei­ro dois anos antes, Ala­na supe­rou a uru­guaia Mari­a­na Mede­ros, a cro­a­ta Luci­ja Bres­ko­vic e a geor­gi­a­na Ina Kal­da­ni no cami­nho até a deci­são, onde foi der­ro­ta­da pela mexi­ca­na Lenia Alva­rez. O due­lo, de gran­de riva­li­da­de, envol­veu as duas judo­cas mais bem colo­ca­das no ran­king mun­di­al da Fede­ra­ção Inter­na­ci­o­nal de Espor­tes para Cegos (IBSA, sigla em inglês).

“Foram duas com­pe­ti­ções mui­to impor­tan­tes depois de mais de um ano sem lutar. Na pri­mei­ra, em Baku [Azer­bai­jão, em maio], che­guei à final e con­quis­tei o ouro. Ago­ra é focar, ajus­tar e che­gar em Tóquio para ser cam­peã para­lím­pi­ca”, comen­tou a bra­si­lei­ra, núme­ro um do mun­do, ao site da Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Des­por­tos de Defi­ci­en­tes Visu­ais (CBDV).

Des­ta­que, tam­bém, ao com­ba­te 100% ver­de e ama­re­lo entre Meg e Rebe­ca, pela semi­fi­nal da cate­go­ria aci­ma de 70 kg, ven­ci­do pela pri­mei­ra. Como cada país pode clas­si­fi­car para Tóquio somen­te uma judo­ca por peso, a luta foi uma espé­cie de con­fron­to dire­to pelo pos­to de repre­sen­tan­te do Bra­sil. Na final, Meg, núme­ro três do mun­do, foi der­ro­ta­da pela ita­li­a­na Caro­li­na Cos­ta, líder do ran­king, enquan­to Rebe­ca (quar­ta) garan­tiu o bron­ze ao supe­rar a ucra­ni­a­na Anas­ta­si­ia Harnyk (sex­ta) na repes­ca­gem.

Já Wili­ans, séti­mo do ran­king mun­di­al e segun­do melhor judo­ca da clas­se B1 (cego total), caiu na semi­fi­nal da cate­go­ria aci­ma de cem qui­los para o geor­gi­a­no Revaz Chi­koid­ze, núme­ro três do mun­do. Na repes­ca­gem, o bra­si­lei­ro levou a melhor sobre o bri­tâ­ni­co Jack Hodg­son (sex­to) e garan­tiu o bron­ze.

“Só eu sei o que pas­sei para estar aqui, a minha famí­lia, minha espo­sa. A per­da do meu pai [Seve­ri­no, no ano pas­sa­do] foi um ippon [gol­pe de pon­tu­a­ção máxi­ma no judô] que a vida me deu. Essa meda­lha aqui é para ele. Foi um ciclo con­tur­ba­do, com duas cirur­gi­as. Só pude par­ti­ci­par de qua­tro com­pe­ti­ções das sete que vali­am pon­tos para Tóquio. E saio daqui clas­si­fi­ca­do. Para mim, é uma vitó­ria mui­to gran­de”, dis­se Wili­ans, tam­bém ao site da CBDV.

Outros três bra­si­lei­ros com­pe­ti­ram nes­te domin­go, sem meda­lhas. Na cate­go­ria até cem qui­los, Antô­nio Tenó­rio per­deu na segun­da luta da repes­ca­gem para o uzbe­que Sha­rif Kha­li­lov. O tetra­cam­peão para­lím­pi­co recu­pe­ra a melhor for­ma após um lon­go perío­do de recu­pe­ra­ção da infec­ção pelo novo coro­na­ví­rus (covid-19). Arthur Sil­va (até 90 kg) e Harl­ley Arru­da (até 81 kg) tam­bém não avan­ça­ram.

No sába­do (19), Lúcia Tei­xei­ra con­quis­tou a úni­ca meda­lha de ouro bra­si­lei­ra em Warwick, na cate­go­ria até 57 qui­los. Em maio, no Grand Prix de Baku, a dele­ga­ção bra­si­lei­ra tam­bém con­quis­tou cin­co pódi­os. A equi­pe retor­na ao país e tem mais uma fase de trei­na­men­to em São Pau­lo, pre­vis­ta para 11 a 20 de julho, antes da ida para o Japão.

Edi­ção: Mar­cio Paren­te

Você pode Gostar de:

Fluminense conquista título da Recopa Sul-Americana sobre a LDU

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Goncalves/Fluminense F. C./Direitos Reser­va­dos Jhon Arias marcou duas vezes para garantir o …