...
terça-feira ,29 abril 2025
Home / Direitos Humanos / Justiça autoriza investigação contra deputado por assédio sexual em SP

Justiça autoriza investigação contra deputado por assédio sexual em SP

fg259745

© Alesp/Divulgação (Repro­dução)

O fato ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado


Pub­li­ca­do em 19/01/2021 — 11:12 Por Daniel Mel­lo — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

A Justiça de São Paulo autor­i­zou a aber­tu­ra de inves­ti­gação con­tra o dep­uta­do estad­ual Fer­nan­do Cury  (Cidada­nia) por impor­tu­nação sex­u­al. Em dezem­bro do ano pas­sa­do, a dep­uta­da estad­ual Isa Pen­na (PSOL) prestou queixa con­tra Cury após um episó­dio em que ela afir­ma que foi apal­pa­da pelo cole­ga.

A cena foi reg­istra­da pelas câmeras do plenário da Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Esta­do de São Paulo (Ale­sp). Em depoi­men­to ao Min­istério Públi­co (MP) de São Paulo, Pen­na afir­mou que foi sur­preen­di­da pela aprox­i­mação de Cury enquan­to con­ver­sa­va com o pres­i­dente da assem­bleia, dep­uta­do Cauê Macris (PSDB).

“Reiteran­do ter sido sex­ual­mente impor­tu­na­da pelo Dep­uta­do Fer­nan­do Cury, que lhe sur­preen­deu ‘com uma apal­pa­da na lat­er­al de seu seio dire­ito, um abraço por trás (que vul­gar­mente chamamos de encox­a­da)’, sendo que, ain­da, na ocasião ‘pôde iden­ti­ficar um cheiro forte de bebi­da alcoóli­ca vin­do do hál­i­to e das roupas de seu agres­sor’”, diz o pedi­do feito pelo MP para a aber­tu­ra da inves­ti­gação.

Filmagens e depoimentos

O desem­bar­gador João Car­los Salet­ti deter­mi­nou que todas as fil­ma­gens das câmeras da Ale­sp sejam anex­adas ao inquéri­to e o depoi­men­to de 11 dep­uta­dos pre­sentes na sessão, entre eles o próprio pres­i­dente Cauê Macris.

Outro lado

Em nota, o dep­uta­do Fer­nan­do Cury disse que ain­da não teve aces­so à ínte­gra da decisão sobre a inves­ti­gação, mas negou ter agi­do de for­ma inapro­pri­a­da.  “Através de pro­va peri­cial das ima­gens cap­tadas pelas câmeras da Assem­bleia Leg­isla­ti­va, a defe­sa demon­strará, inclu­sive, que não hou­ve apal­pação de seio, mas, exclu­si­va­mente, um abraço sem malí­cia, sem cono­tação sex­u­al e sem dis­crim­i­nação de gênero”, diz o posi­ciona­men­to do dep­uta­do.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Papa Francisco inspira atendimento à população de rua em São Paulo

“Francisco não foi um papa só dos católicos”, diz padre Lancelloti Guil­herme Jerony­mo — Repórter …