...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Justiça / Justiça Eleitoral recebe 68 mil denúncias de propaganda irregular

Justiça Eleitoral recebe 68 mil denúncias de propaganda irregular

Desvio mais relatado é a fixação irregular de cartazes

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 30/09/2024 — 16:11
Brasília
Cavaletes, bonecos e cartazes são permitidos durante a campanha eleitoral, desde que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil
banner sua cidade seus direitos

A Justiça Eleitoral rece­beu cer­ca de 68 mil denún­cias de pro­pa­gan­da eleitoral irreg­u­lar de can­didatos aos car­gos de prefeito e vereador em todo o país. As queixas foram feitas por meio do aplica­ti­vo Pardal, no qual o eleitor pode denun­ciar con­du­tas ile­gais das cam­pan­has. 

O desvio mais relata­do envolve a fix­ação ile­gal de car­tazes e faixas (11,8 mil), segui­do por uso de bem públi­co para pro­moção de can­dida­to (10,9 mil) e pro­pa­gan­da irreg­u­lar na inter­net (8,4 mil).

O esta­do de São Paulo lid­era o número de denún­cias. Foram rece­bidas cer­ca de 13.094. Em segui­da apare­cem Minas Gerais (10.128), Rio Grande do Sul (6.842) e Paraná (5.427).

Nas eleições munic­i­pais de 2020, a Justiça Eleitoral rece­beu 105 mil denún­cias nos dois turnos de votação.

Como denunciar

O eleitor pode denun­ciar irreg­u­lar­i­dades na pro­pa­gan­da eleitoral por meio do aplica­ti­vo Pardal, desen­volvi­do pela Justiça Eleitoral e que está disponív­el gra­tuita­mente nas lojas vir­tu­ais de aplica­tivos Apple e Android.

O primeiro turno das eleições será dia 6 de out­ubro. Pelas regras eleitorais, somente cidades com mais de 200 mil eleitores, onde os can­didatos à prefeitu­ra não alcançarem maio­r­ia dos votos (metade mais um) no primeiro turno, podem ter dis­pu­ta para o segun­do turno, que está mar­ca­do para 27 de out­ubro.  Não há segun­do turno para a dis­pu­ta dos car­gos de vereadores.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

Feriado nacional suspende atendimento pelo canal 135 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — 08:33 Brasília …