...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Noticias do Mundo / Kamala ou Trump: EUA decidem nesta terça vencedor da eleição

Kamala ou Trump: EUA decidem nesta terça vencedor da eleição

Sete estados são considerados decisivos no pleito

Agên­cia Brasil e com infor­mações da
Pub­li­ca­do em 05/11/2024 — 06:48
Brasília

A eleição para pres­i­dente dos Esta­dos Unidos ter­mi­na nes­ta terça-feira (5), quan­do poderá ser con­heci­do novo gov­er­nante do país pelos próx­i­mos qua­tro anos: Kamala Har­ris, do Par­tido Democ­ra­ta, ou Don­ald Trump, do Par­tido Repub­li­cano. 

Como a votação é indi­re­ta, nen­hum dos eleitores votará hoje dire­ta­mente nos can­didatos. Já que a dis­pu­ta pres­i­den­cial não se baseia ape­nas no voto pop­u­lar, mas no sis­tema con­heci­do como Colé­gio Eleitoral. Nesse sis­tema, o can­dida­to vence­dor em cada esta­do, bem como no Dis­tri­to de Colúm­bia — onde fica a cap­i­tal, Wash­ing­ton — recebe os votos aos quais cada esta­do tem dire­ito den­tro do Colé­gio Eleitoral, ou seja “the win­ner takes all”, no qual “o vence­dor leva tudo”. No caso, todos os votos dos del­e­ga­dos do esta­do.

Esta quan­ti­dade de votos é defini­da com base no taman­ho da pop­u­lação estad­ual. No Nebras­ka e no Maine, os can­didatos lev­am os votos pro­por­cional­mente de acor­do com os dis­tri­tos eleitorais em que vencerem.

O colé­gio eleitoral é for­ma­do por 538 del­e­ga­dos. Para vencer, é pre­ciso con­quis­tar 270 votos. Dessa for­ma, o vence­dor não nec­es­sari­a­mente é o gan­hador no voto pop­u­lar. Isso, inclu­sive, já ocor­reu em alguns pleitos, como o de 2016, quan­do o repub­li­cano Trump foi eleito ten­do quase 3 mil­hões de votos a menos que a democ­ra­ta Hillary Clin­ton.

A Cal­ifór­nia é o esta­do com maior número de del­e­ga­dos, 54. O segun­do esta­do com mais del­e­ga­dos é o Texas (40), segui­do da Flóri­da (30), Nova York (28 ) e de Illi­nois e Pen­sil­vâ­nia (19, cada um). Os com menor número são Dako­ta do Norte, Delaware, Dako­ta do Sul, Ver­mont, Wyoming, dis­tri­to de Colum­bia e Alas­ca (3 del­e­ga­dos, cada); Maine, Mon­tana, Ida­ho, New Hamp­shire, Virgí­nia Oci­den­tal, Rhode Island e Havaí (4 del­e­ga­dos, cada).

Se, por um lado, exis­tem esta­dos em que o resul­ta­do da dis­pu­ta cos­tu­ma ser mais pre­visív­el, com eleitores his­tori­ca­mente apoiadores de um ou out­ro par­tido, por out­ro, há esta­dos em que, tam­bém his­tori­ca­mente, não há maio­r­ia abso­lu­ta nas intenções de votos. São os chama­dos swing states – em tradução livre, “esta­dos pen­du­lares”, onde qual­quer par­tido pode sair vito­rioso.

Sete esta­dos são con­sid­er­a­dos pên­du­los: Ari­zona, Car­oli­na do Norte, Geór­gia, Michi­gan, Neva­da, Pen­sil­vâ­nia e Wis­con­sin.

No caso de um empate de 269 a 269 votos, a Câmara dos Dep­uta­dos dos Esta­dos Unidos escol­he o vence­dor, com a del­e­gação de cada esta­do ten­do dire­ito a um úni­co voto.

Voto antecipado

Out­ra pecu­liari­dade do sis­tema eleitoral norte-amer­i­cano é que alguns esta­dos per­mitem o voto ante­ci­pa­do, como for­ma de evi­tar lon­gas filas e tumul­to no dia das eleições.

Pelo proces­so ante­ci­pa­do, o eleitor pode man­dar seu voto pelos Cor­reios, até mes­mo do exte­ri­or, ou depositá-lo em locais pre­de­ter­mi­na­dos. Mais de 80 mil­hões de eleitores votaram dessa for­ma.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler é nomeado cardeal

Papa Francisco indicou neste sábado mais 21 cardeais Agên­cia Brasil* Pub­li­ca­do em 07/12/2024 — 14:10 …