...
quinta-feira ,12 dezembro 2024
Home / Espaço / Laboratório em Marte: Perseverance se prepara para colher amostras

Laboratório em Marte: Perseverance se prepara para colher amostras

Perseverance Sol 3
© NASA/J­PL-Cal­tech/A­SU (Repro­dução)

Robô vai ejetar tampa que dá acesso ao laboratório interno


Pub­li­ca­do em 13/03/2021 — 17:02 Por Pedro Ivo de Oliveira — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A son­da explo­rado­ra Per­se­ver­ance se prepara para começar a cole­ta de mate­r­i­al do solo mar­ciano, infor­mou nes­ta sex­ta-feira (12) a agên­cia aeroe­s­pa­cial norte-amer­i­cana Nasa pelas redes soci­ais.

Segun­do o vídeo demon­stra­ti­vo pub­li­ca­do pela agên­cia, a son­da explo­rado­ra dev­erá expelir a pla­ca pro­te­to­ra que cobre o sis­tema de cole­ta de amostras con­ti­do na “bar­ri­ga” do robô. A Per­se­ver­ance con­ta com uma estru­tu­ra com­ple­ta de análise de pedras e de solo, com 43 com­par­ti­men­tos capazes de iden­ti­ficar a com­posição quími­ca das amostras cole­tadas.

Veja a ani­mação de como será a lib­er­ação do lab­o­ratório:

O robô explo­rador con­ta tam­bém com 5 tubos espe­ci­ais em seu lab­o­ratório inter­no. Essas estru­turas serão respon­sáveis por checar se as out­ras amostras cole­tadas não foram con­t­a­m­i­nadas por agentes ter­restres — como gas­es expeli­dos pela son­da ou con­t­a­m­i­nantes quími­cos do sis­tema de propul­são da Per­se­ver­ance.

Ess­es tubos serão, futu­ra­mente, cole­ta­dos e retornarão à Ter­ra. Eles aju­darão os cien­tis­tas a avaliar com pre­cisão quais amostras são pura­mente mar­cianas e quais sofr­eram qual­quer tipo de influên­cia dos sis­temas da Per­se­ver­ance.

Toda a manip­u­lação de tubos e mate­ri­ais da Per­se­ver­ance é fei­ta por braços mecâni­cos. Após cole­tadas e anal­isadas, as amostras são her­meti­ca­mente lacradas e guardadas para uma futu­ra cole­ta, em mis­sões futuras ao plan­e­ta ver­mel­ho.

Missão

A Per­se­ver­ance chegou a Marte no mês pas­sa­do. O robô foi envi­a­do para pesquis­ar solo e atmos­fera do plan­e­ta ver­mel­ho. Além de avançar nos con­hec­i­men­tos sobre a geolo­gia de Marte, a mis­são tem por obje­ti­vo procu­rar sinais de vida anti­ga no plan­e­ta viz­in­ho. Para isso, car­rega sete instru­men­tos com o que há de mais avança­do em ter­mos de ima­gens, anális­es quími­cas e de minérios, além de espec­trômet­ros e out­ras tec­nolo­gias. Entre os exper­i­men­tos que serão con­duzi­dos pela Per­se­ver­ance está a pro­dução arti­fi­cial de oxigênio na atmos­fera de Marte.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Última superlua cheia do ano pode ser vista nesta sexta-feira

Momento exato vai variar conforme o fuso horário Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil …