...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Saúde / Lançado guia de vacinação contra a covid-19 para pacientes oncológicos

Lançado guia de vacinação contra a covid-19 para pacientes oncológicos

guia_fundacao_cancer

© Divulgação/Fundação do Cân­cer (Repro­du­ção)

Publicação está disponível no site da Fundação do Câncer


Publi­ca­do em 18/03/2021 — 16:31 Por Ala­na Gan­dra – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

A Fun­da­ção do Cân­cer lan­çou hoje (18) em seu site o Guia Rápi­do de Vaci­na­ção con­tra a Covid-19 para Paci­en­tes Onco­ló­gi­cos. O dire­tor exe­cu­ti­vo da ins­ti­tui­ção, Luiz Augus­to Mal­to­ni, expli­cou à Agên­cia Bra­sil que o guia é um com­pi­la­do de per­gun­tas e res­pos­tas fre­quen­tes, ouvi­das ao lon­go do perío­do da pan­de­mia de diver­sas fon­tes: “A gen­te pro­cu­rou tra­zer em uma lei­tu­ra obje­ti­va, rápi­da e fácil para poder aju­dar um pou­co os paci­en­tes e famí­li­as em rela­ção à ques­tão de vaci­na­ção”.

O docu­men­to refor­ça que paci­en­tes onco­ló­gi­cos devem sim tomar a vaci­na con­tra a covid-19. Mal­to­ni tam­bém des­ta­cou a impor­tân­cia de que esse públi­co man­te­nha o tra­ta­men­to e o acom­pa­nha­men­to pela equi­pe médi­ca.

Para Môni­ca Sacra­men­to, paci­en­te de cân­cer de mama já tra­ta­do que ain­da faz uso de medi­ca­ção, a ideia é boa: “tenho dúvi­das sim, e além de con­sul­tar meus médi­cos vou aces­sar e ler. Acho que a ini­ci­a­ti­va aju­da a acal­mar e ori­en­tar as pes­so­as”.

Ouça na Radioagência Nacional

O dire­tor da fun­da­ção lem­bra que o cân­cer é um fator de ris­co para a covid-19 e que, a depen­der do está­gio do tra­ta­men­to, o paci­en­te pode estar com a imu­ni­da­de bai­xa. Daí a impor­tân­cia do acom­pa­nha­men­to médi­co perió­di­co. Segun­do Mal­to­ni, ide­al­men­te, paci­en­tes que ain­da não ini­ci­a­ram o tra­ta­men­to, devem ser imu­ni­za­dos antes des­se pro­ces­so.

Como nenhum imu­ni­zan­te con­tra a covid-19 foi tes­ta­do no públi­co infan­til, não há indi­ca­ção para vaci­nar cri­an­ças com cân­cer. “Todos os tra­ba­lhos, todas as teses, foram fei­tas para a popu­la­ção adul­ta. Então, não há reco­men­da­ção ain­da, devi­do à ine­xis­tên­cia de tra­ba­lho ates­tan­do a efi­cá­cia da vaci­na para a cri­an­ça”, dis­se Mal­to­ni.

Na medi­da em que novas dúvi­das e ques­ti­o­na­men­tos sur­jam, o Guia Rápi­do de Vaci­na­ção con­tra a Covid-19 para Paci­en­tes Onco­ló­gi­cos será ampli­a­do. “A ideia é que o guia se tor­ne uma coi­sa dinâ­mi­ca e de inte­ra­ção para poder aten­der e aju­dar, o máxi­mo pos­sí­vel, a tirar dúvi­das dos paci­en­tes com cân­cer e seus fami­li­a­res”.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Júlio César Teixeira, ginecologista, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Repro­du­ção: © Rena­to Araújo/Agência Bra­sil Vírus é o principal causador de câncer de colo de …