...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Noticias / Laudo comprova que fã de Taylor Swift morreu por causa do calor

Laudo comprova que fã de Taylor Swift morreu por causa do calor

Repro­du­ção: © Reuters/PILAR OLIVARES

Ana Clara Benevides passou mal em show da cantora, no Rio


Publi­ca­do em 27/12/2023 — 11:00 Por Bru­no de Frei­tas Mou­ra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

O lau­do do Ins­ti­tu­to Médi­co Legal (IML) do Rio de Janei­ro apon­ta que a cau­sa da mor­te de Ana Cla­ra Bene­vi­des, de 23 anos, foi “exaus­tão tér­mi­ca por expo­si­ção difu­sa ao calor”. A jovem pas­sou mal no show da can­to­ra Tay­lor Swift, no dia 17 de novem­bro, no Está­dio Nil­ton San­tos, conhe­ci­do como Enge­nhão, na zona nor­te do Rio de Janei­ro. 

O estu­do téc­ni­co foi soli­ci­ta­do pela Polí­cia Civil no dia seguin­te à mor­te e con­cluí­do na ter­ça-fei­ra des­ta sema­na (26). A peça é assi­na­da pelo peri­to legis­ta Regi­nal­do Fran­klin Perei­ra.

No docu­men­to, o pro­fis­si­o­nal con­tex­tu­a­li­za que a cida­de enfren­ta­va uma “inten­sa onda de calor” com con­di­ções extre­mas de tem­pe­ra­tu­ras que tive­ram ampla divul­ga­ção.

O lau­do acres­cen­ta que Ana Cla­ra “não apre­sen­ta­va mani­fes­ta­ção cutâ­nea de rai­os sola­res”, ou seja, não hou­ve expo­si­ção dire­ta ao sol. Assim como o exa­me toxi­co­ló­gi­co teve resul­ta­do nega­ti­vo.

Por fim, o peri­to con­clui que a expo­si­ção ao calor difu­so cau­sou exaus­tão tér­mi­ca “com qua­dro hemo­di­nâ­mi­co (cho­que), car­di­o­vas­cu­lar e com­pro­me­ti­men­to gra­ve dos pul­mões, e mor­te súbi­ta”.

À oca­sião da mor­te, a orga­ni­za­ção do espe­tá­cu­lo, a car­go da Time For Fun (TF4), foi cri­ti­ca­da por fãs e auto­ri­da­des por não faci­li­tar o aces­so dos pre­sen­tes a fon­tes de hidra­ta­ção.

Após a mor­te, a Jus­ti­ça obri­gou que as apre­sen­ta­ções seguin­tes tives­sem dis­tri­bui­ção de água para os fãs. O show do sába­do, 18 de novem­bro, che­gou a ser adi­a­do, sob a jus­ti­fi­ca­ti­va da onda de calor.

Cir­cu­lam na inter­net víde­os em que a can­to­ra Tay­lor Swift pau­sou o show e pediu que algu­mas pes­so­as tives­sem aces­so à água. “Eles pre­ci­sam de água, bem ali. Estão segu­ran­do um tele­fo­ne pra dizer isso. Des­cul­pem, mas está mui­to calor, então se estão dizen­do que pre­ci­sam de água, eles real­men­te pre­ci­sam. Temos que fazer che­gar até eles”.

O Rio de Janei­ro enfren­ta­va naque­la sema­na dias com sen­sa­ções tér­mi­cas pró­xi­mas a 50ºC.

De acor­do com a 24ª Dele­ga­cia Poli­ci­al (DP), res­pon­sá­vel pela inves­ti­ga­ção, após aná­li­se do lau­do do IML, os repre­sen­tan­tes da empre­sa orga­ni­za­do­ra do even­to serão cha­ma­dos para pres­tar escla­re­ci­men­tos.

À épo­ca da mor­te, a can­to­ra Tay­lor Swift se mani­fes­tou sobre o ocor­ri­do no Ins­ta­gram. Ela se dis­se “devas­ta­da”. A Tic­kets For Fun lamen­tou a mor­te da estu­dan­te e dis­se que ela foi aten­di­da por bri­ga­dis­tas ime­di­a­ta­men­te após pas­sar mal.

Empresa

Pro­cu­ra­da pela Agên­cia Bra­sil após a divul­ga­ção do lau­do, a T4F infor­mou que seguiu todas as melho­res prá­ti­cas de orga­ni­za­ção de even­tos, incluin­do todas as exi­gên­ci­as das auto­ri­da­des. Segun­do o comu­ni­ca­do, a empre­sa “dis­tri­buiu milha­res de copos de água e per­mi­tiu a entra­da com copos de água des­car­tá­veis sem qual­quer limi­ta­ção de quan­ti­da­de no dia do show”.

“A empre­sa rei­te­ra, como tem fei­to des­de o ocor­ri­do, que lamen­ta pro­fun­da­men­te a per­da de Ana Cla­ra. Ela foi pron­ta­men­te aten­di­da por socor­ris­tas e enca­mi­nha­da em ambu­lân­cia UTI, acom­pa­nha­da por médi­cos até o hos­pi­tal para que pudes­se rece­ber aten­di­men­to”, pros­se­gue a nota.

A T4F acres­cen­ta que segue pres­tan­do todas as infor­ma­ções soli­ci­ta­das pelos órgãos públi­cos e cola­bo­ra com as auto­ri­da­des na inves­ti­ga­ção em cur­so.

“Em mais de 40 anos de atu­a­ção, a empre­sa nun­ca havia regis­tra­do um epi­só­dio trá­gi­co como o ocor­ri­do no Enge­nhão, decor­ren­te de fator cli­má­ti­co”, con­clui.

Edi­ção: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bolsonaro volta a pedir afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Recurso deverá ser apreciado pelo presidente do STF Publi­ca­do em …