...
quarta-feira ,19 junho 2024
Home / Cultura / Lei que cria o Dia Nacional do Sanfoneiro é sancionada

Lei que cria o Dia Nacional do Sanfoneiro é sancionada

Recife - Cícero da Sanfona, 75 anos, conhecido por tocar a sanfona apoiado no topo da cabeça. (Sumaia Villela/Agência Brasil)
Repro­du­ção: © Sumaia Villela/Agência Bra­sil

A lei está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira


Publi­ca­do em 20/04/2021 — 07:33 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Diá­rio Ofi­ci­al da União publi­ca, nes­ta ter­ça-fei­ra (20), a Lei nº 14.140, de 19 de abril de 2021, que ins­ti­tui o Dia Naci­o­nal do San­fo­nei­ro, a ser come­mo­ra­do anu­al­men­te, em todo ter­ri­tó­rio naci­o­nal, na data de nas­ci­men­to do músi­co Seve­ri­no Dias de Oli­vei­ra, conhe­ci­do como Sivu­ca, que mor­reu aos 76 anos, no dia 14 de dezem­bro de 2006.

Seve­ri­no Dias de Oli­vei­ra nas­ceu em Ita­bai­a­na, na Paraí­ba e levou a cul­tu­ra nor­des­ti­na para o mun­do. Como com­po­si­tor, arran­ja­dor, ins­tru­men­tis­ta, o mes­tre da san­fo­na par­ti­ci­pou de mais de 200 dis­cos de gêne­ros musi­cais dife­ren­tes como bos­sa nova, for­ró, cho­ro, baião, mara­ca­tu, fre­vo, entre outros.

A soció­lo­ga Flá­via Bar­re­to, filha de Sivu­ca, escre­veu um livro bio­grá­fi­co do pai, Mag­ní­fi­co Sivu­ca: maes­tro da san­fo­na, no qual deta­lha a infân­cia, a car­rei­ra do músi­co no Bra­sil e no exte­ri­or, as par­ce­ri­as musi­cais.

“Sivu­ca é músi­ca, sem­pre foi músi­ca, em casa, fora de casa. Sivu­ca esta­va sem­pre tocan­do, ouvin­do. Ele sem­pre foi músi­ca, des­de cri­an­ça”, dis­se Fla­via em entre­vis­ta para a Rádio Naci­o­nal de Bra­sí­lia.

Edi­ção: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Com chuvas previstas para domingo, população de Canoas fica em alerta

Repro­du­ção: © Gus­ta­vo Mansur/ Palá­cio Pira­ti­ni Prefeitura vai reforçar a limpeza de ruas e bocas …