...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Líder político do Equador, Pedro Briones é morto a tiros

Líder político do Equador, Pedro Briones é morto a tiros

Repro­dução: @Agência Brasil / EBC

Este é o segundo assassinato às vésperas das eleições no país


Pub­li­ca­do em 14/08/2023 — 22:19 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Mais um políti­co é assas­si­na­do no Equador às vésperas das eleições no país. Nes­ta segun­da-feira (14), Pedro Briones, um líder local do movi­men­to políti­co fun­da­do pelo ex-pres­i­dente do Equador Rafael Cor­rea, foi mor­to a tiros na provín­cia de Esmer­al­das.

Can­di­da­ta à Presidên­cia da Repúbli­ca pelo mes­mo par­tido de Briones, Luisa González, lamen­tou nas redes soci­ais a morte do cor­re­li­gionário, afir­man­do que o país vive “sua época mais san­grenta”, e criti­cou o atu­al gov­er­no, do pres­i­dente Guiller­mo Las­so.

“O Equador vive sua época mais san­grenta. Deve­mos isto ao aban­dono total de um gov­er­no inep­to e a um Esta­do toma­do pelas máfias. Meu abraço solidário à família do com­pan­heiro Pedro Briones, tomba­do pelas mãos da vio­lên­cia”.

Briones mor­reu cin­co dias após o assas­si­na­to de Fer­nan­do Villav­i­cen­cio, can­dida­to à presidên­cia do Equador. Villav­i­cen­cio, 59 anos, foi mor­to a tiros na últi­ma quar­ta-feira (9). O can­dida­to do Movi­men­to Con­struye se des­pe­dia de seus apoiadores após par­tic­i­par de um ato de cam­pan­ha em Quito, quan­do home­ns forte­mente arma­dos se aprox­i­maram ati­ran­do. Ao menos mais nove pes­soas foram feri­das no aten­ta­do, entre elas um can­dida­to a dep­uta­do e três segu­ranças de Villav­i­cen­cio.

A votação está mar­ca­da para o dia 20 de agos­to e ocor­rerá em meio a altos níveis de crim­i­nal­i­dade no país, cres­centes episó­dios de vio­lên­cia e assas­si­natos em cidades e presí­dios. Las­so atribui a vio­lên­cia a quadrilhas lig­adas ao nar­cotrá­fi­co.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Repro­dução: © REUTERS/Agustin Mar­car­i­an Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno Pub­li­ca­do em 19/11/2023 …