...
quarta-feira ,24 julho 2024
Home / Noticias do Mundo / Lideranças parlamentares comemoram vitória da esquerda na França

Lideranças parlamentares comemoram vitória da esquerda na França

Repro­dução: © Yara Nardi/Reuters/Proibida a Repro­dução

Projeções surpreendem, após vitória da direita no primeiro turno


Publicado em 07/07/2024 — 17:38 Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil — São Paulo

ouvir:

A pro­jeção de vitória da esquer­da nas eleições par­la­mentares deste domin­go (7) na França foi comem­o­ra­da por lid­er­anças do gov­er­no Lula no Con­gres­so Nacional. O dep­uta­do José Guimarães, vice-pres­i­dente do PT e líder do gov­er­no na Câmara dos Dep­uta­dos disse que a eleição de hoje mar­ca um “tri­un­fo sig­ni­fica­ti­vo” para a coal­izão de esquer­da e cen­tro no país europeu.

“Tri­un­fo sig­ni­fica­ti­vo para a coal­izão de esquer­da e cen­tro, que se uniu para resi­s­tir ao avanço da extrema dire­i­ta. Lid­er­a­dos por fig­uras influ­entes como [os jogadores de fute­bol] Mbap­pé e Rai, os eleitores france­ses reafir­maram seu com­pro­mis­so com os val­ores democráti­cos, defend­en­do o país con­tra o neo­fas­cis­mo. Esta união do mun­do democráti­co reflete uma resistên­cia coesa con­tra forças que ameaçam os pilares do esta­do democráti­co de dire­ito”, disse nas redes soci­ais.

O líder do gov­er­no Lula no Con­gres­so Nacional, senador Ran­dolfe Rodrigues, tam­bém comem­o­rou a vitória da esquer­da. “Vive la France! Vive la République! Vive la Democ­ra­tie!”, pub­li­cou nas redes soci­ais.

Já o dep­uta­do fed­er­al e min­istro do Desen­volvi­men­to Agrário e Agri­cul­tura Famil­iar, Paulo Teix­eira, desta­cou que a eleição france­sa impediu a extrema dire­i­ta de chegar ao poder. “Bora for­mar um gov­er­no pro­gres­sista na França!”, sug­eriu.

A pres­i­dente do PT, Gleisi Hoff­mann tam­bém comem­o­rou a vitória na rede social X:

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil pede esforço internacional para conter tensão no Oriente Médio

Repro­dução: © REUTERS/Amir Cohen País manifesta preocupação com intensificação do conflito Publicado em 14/04/2024 — …