...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / Líderes mundiais condenam tentativa de golpe em Brasília

Líderes mundiais condenam tentativa de golpe em Brasília

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Chefes de Estado e de Governo ofereceram apoio a presidente Lula


Pub­li­ca­do em 08/01/2023 — 20:25 Por Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 08/01/2023 — 22:41

ouvir:

Líderes de diver­sos país­es con­denaram a invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, ocor­ri­da nes­ta tarde (8). Em posta­gens nas redes soci­ais, chefes de Esta­do e de Gov­er­no man­i­fes­taram sol­i­dariedade e ofer­e­ce­r­am apoio ao pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va.

“A von­tade do povo brasileiro e as insti­tu­ições democráti­cas devem ser respeitadas! O pres­i­dente Lula pode con­tar com o apoio incondi­cional da França”, escreveu, na rede social Twit­ter, o primeiro min­istro francês, Emmanuel Macron.

O pres­i­dente dos Esta­dos Unidos, Joe Biden, tam­bém con­de­nou os ataques. “Con­de­no o ataque à democ­ra­cia e à trans­fer­ên­cia pací­fi­ca do poder no Brasil. As insti­tu­ições democráti­cas do Brasil têm todo o nos­so apoio e a von­tade do povo brasileiro não deve ser prej­u­di­ca­da. Estou ansioso para con­tin­uar a tra­bal­har com @LulaOficial”, escreveu no Twit­ter.

O primeiro-min­istro da Espan­ha, Pedro Sánchez, tam­bém se pro­nun­ciou. “Todo meu apoio ao pres­i­dente Lula e às insti­tu­ições eleitas livre e demo­c­ra­ti­ca­mente pelo povo brasileiro. Con­de­n­amos vee­mente­mente o assalto ao Con­gres­so brasileiro e ped­i­mos o retorno ime­di­a­to à nor­mal­i­dade democráti­ca”, pos­tou.

Pres­i­dentes lati­no-amer­i­canos tam­bém repu­di­aram os atos anti­democráti­cos em Brasília. “Toda min­ha sol­i­dariedade a Lula e ao povo do Brasil. O fas­cis­mo decide dar um golpe. As dire­itas não pud­er­am man­ter o pacto da não vio­lên­cia. É hora urgente de reunião da OEA [Orga­ni­za­ção dos Esta­dos Amer­i­canos] se quis­er seguir viva como insti­tu­ição e aplicar a car­ta democráti­ca”, escreveu o pres­i­dente da Colôm­bia, Gus­ta­vo Petro, que fez a postagem poucos min­u­tos após a invasão ao Con­gres­so Nacional.

O pres­i­dente do Chile, Gabriel Boric, con­sider­ou “inad­mis­sív­el” a ocu­pação da Praça dos Três Poderes. “Ataque inad­mis­sív­el aos três poderes do Esta­do brasileiro pelos bol­sonar­is­tas. O gov­er­no brasileiro tem todo o nos­so apoio diante desse covarde e vil ataque à democ­ra­cia”, pos­tou Boric nas redes soci­ais.

“Como pres­i­dente da Celac [Comu­nidade de Esta­dos Lati­no-Amer­i­canos e Cariben­hos] e do Mer­co­sul, pon­ho em aler­ta os país­es mem­bros para que nos unamos nes­ta ina­ceitáv­el reação anti­democráti­ca que ten­ta se impor noBrasil. Demostremos com firmeza e unidade nos­sa total adesão ao gov­er­no eleito demo­c­ra­ti­ca­mente pelos brasileiros que encabeça o pres­i­dente Lula. Esta­mos jun­to do povo brasileiro para defend­er a democ­ra­cia e não per­mi­tir nun­ca mais o regres­so dos fan­tas­mas golpis­tas que a dire­i­ta pro­move”, escreveu Fer­nán­dez.

ONU

Em nota, a Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) tam­bém con­de­nou os ataques em Brasília e man­i­festou pre­ocu­pação diante do ocor­ri­do. “A ONU con­de­na vee­mente­mente qual­quer ataque dessa natureza, que rep­re­sen­ta uma séria ameaça às insti­tu­ições democráti­cas. A ONU pede às autori­dades que pri­or­izem o resta­b­elec­i­men­to da ordem e que defendam a democ­ra­cia e o Esta­do de dire­ito”, diz o tex­to.

Matéria ampli­a­da às 22h41 para inclusão das man­i­fes­tações de Joe Biden e da ONU

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu do Ipiranga celebra aniversário de SP com atividades gratuitas

Programação prevê atividades infantis e para adolescentes Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …