...
sábado ,15 junho 2024
Home / Noticias / Líderes mundiais condenam tentativa de golpe em Brasília

Líderes mundiais condenam tentativa de golpe em Brasília

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Chefes de Estado e de Governo ofereceram apoio a presidente Lula


Publi­ca­do em 08/01/2023 — 20:25 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia
Atu­a­li­za­do em 08/01/2023 — 22:41

ouvir:

Líde­res de diver­sos paí­ses con­de­na­ram a inva­são das sedes dos Três Pode­res em Bra­sí­lia, ocor­ri­da nes­ta tar­de (8). Em pos­ta­gens nas redes soci­ais, che­fes de Esta­do e de Gover­no mani­fes­ta­ram soli­da­ri­e­da­de e ofe­re­ce­ram apoio ao pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va.

“A von­ta­de do povo bra­si­lei­ro e as ins­ti­tui­ções demo­crá­ti­cas devem ser res­pei­ta­das! O pre­si­den­te Lula pode con­tar com o apoio incon­di­ci­o­nal da Fran­ça”, escre­veu, na rede soci­al Twit­ter, o pri­mei­ro minis­tro fran­cês, Emma­nu­el Macron.

O pre­si­den­te dos Esta­dos Uni­dos, Joe Biden, tam­bém con­de­nou os ata­ques. “Con­de­no o ata­que à demo­cra­cia e à trans­fe­rên­cia pací­fi­ca do poder no Bra­sil. As ins­ti­tui­ções demo­crá­ti­cas do Bra­sil têm todo o nos­so apoio e a von­ta­de do povo bra­si­lei­ro não deve ser pre­ju­di­ca­da. Estou ansi­o­so para con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar com @LulaOficial”, escre­veu no Twit­ter.

O pri­mei­ro-minis­tro da Espa­nha, Pedro Sán­chez, tam­bém se pro­nun­ci­ou. “Todo meu apoio ao pre­si­den­te Lula e às ins­ti­tui­ções elei­tas livre e demo­cra­ti­ca­men­te pelo povo bra­si­lei­ro. Con­de­na­mos vee­men­te­men­te o assal­to ao Con­gres­so bra­si­lei­ro e pedi­mos o retor­no ime­di­a­to à nor­ma­li­da­de demo­crá­ti­ca”, pos­tou.

Pre­si­den­tes lati­no-ame­ri­ca­nos tam­bém repu­di­a­ram os atos anti­de­mo­crá­ti­cos em Bra­sí­lia. “Toda minha soli­da­ri­e­da­de a Lula e ao povo do Bra­sil. O fas­cis­mo deci­de dar um gol­pe. As direi­tas não pude­ram man­ter o pac­to da não vio­lên­cia. É hora urgen­te de reu­nião da OEA [Orga­ni­za­ção dos Esta­dos Ame­ri­ca­nos] se qui­ser seguir viva como ins­ti­tui­ção e apli­car a car­ta demo­crá­ti­ca”, escre­veu o pre­si­den­te da Colôm­bia, Gus­ta­vo Petro, que fez a pos­ta­gem pou­cos minu­tos após a inva­são ao Con­gres­so Naci­o­nal.

O pre­si­den­te do Chi­le, Gabri­el Boric, con­si­de­rou “inad­mis­sí­vel” a ocu­pa­ção da Pra­ça dos Três Pode­res. “Ata­que inad­mis­sí­vel aos três pode­res do Esta­do bra­si­lei­ro pelos bol­so­na­ris­tas. O gover­no bra­si­lei­ro tem todo o nos­so apoio dian­te des­se covar­de e vil ata­que à demo­cra­cia”, pos­tou Boric nas redes soci­ais.

“Como pre­si­den­te da Celac [Comu­ni­da­de de Esta­dos Lati­no-Ame­ri­ca­nos e Cari­be­nhos] e do Mer­co­sul, ponho em aler­ta os paí­ses mem­bros para que nos una­mos nes­ta ina­cei­tá­vel rea­ção anti­de­mo­crá­ti­ca que ten­ta se impor noBra­sil. Demos­tre­mos com fir­me­za e uni­da­de nos­sa total ade­são ao gover­no elei­to demo­cra­ti­ca­men­te pelos bra­si­lei­ros que enca­be­ça o pre­si­den­te Lula. Esta­mos jun­to do povo bra­si­lei­ro para defen­der a demo­cra­cia e não per­mi­tir nun­ca mais o regres­so dos fan­tas­mas gol­pis­tas que a direi­ta pro­mo­ve”, escre­veu Fer­nán­dez.

ONU

Em nota, a Orga­ni­za­ção das Nações Uni­das (ONU) tam­bém con­de­nou os ata­ques em Bra­sí­lia e mani­fes­tou pre­o­cu­pa­ção dian­te do ocor­ri­do. “A ONU con­de­na vee­men­te­men­te qual­quer ata­que des­sa natu­re­za, que repre­sen­ta uma séria ame­a­ça às ins­ti­tui­ções demo­crá­ti­cas. A ONU pede às auto­ri­da­des que pri­o­ri­zem o res­ta­be­le­ci­men­to da ordem e que defen­dam a demo­cra­cia e o Esta­do de direi­to”, diz o tex­to.

Maté­ria ampli­a­da às 22h41 para inclu­são das mani­fes­ta­ções de Joe Biden e da ONU

Edi­ção: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Quadrilha que lavava dinheiro do tráfico é alvo de operação da PF

Repro­du­ção: © Polí­cia Fede­ral Grupo criminoso agia no estado de Minas Gerais Publicado em 11/06/2024 …