...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Esportes / Liga dos Campeões chega ao fim com final entre Liverpool e Real Madrid

Liga dos Campeões chega ao fim com final entre Liverpool e Real Madrid

Repro­du­ção: © Reuters/David Klein/Direitos reser­va­dos

Partida será disputada a partir das 16h deste sábado em Paris


Publi­ca­do em 28/05/2022 — 07:00 Por Fábio Lis­boa — Jor­na­lis­ta da TV Bra­sil — Rio de Janei­ro

A Liga dos Cam­peões che­ga ao seu capí­tu­lo final nes­te sába­do (28), quan­do Liver­po­ol (Ingla­ter­ra) e Real Madrid (Espa­nha) dis­pu­tam, a par­tir das 16h (horá­rio de Bra­sí­lia) no Sta­de de Fran­ce, nos arre­do­res de Paris (Fran­ça), a deci­são da atu­al edi­ção da prin­ci­pal com­pe­ti­ção de clu­bes do Velho Con­ti­nen­te. E como toda deci­são esta terá seus pro­ta­go­nis­tas, den­tro e fora de cam­po.

Ocu­pan­do o pos­to de mai­or cam­peão da his­tó­ria da com­pe­ti­ção (com 13 con­quis­tas), a equi­pe espa­nho­la che­ga com mui­ta moral para mais uma final de Cham­pi­ons. E o adver­sá­rio será o time sobre o qual obte­ve o seu últi­mo títu­lo con­ti­nen­tal, no dia 26 de maio de 2018 no está­dio Olím­pi­co de Kiev (Ucrâ­nia).

Naque­la opor­tu­ni­da­de os madri­le­nhos triun­fa­ram por 3 a 1 sen­do coman­da­dos pelo téc­ni­co fran­cês Ziné­di­ne Zida­ne e ten­do como gran­de des­ta­que o por­tu­guês Cris­ti­a­no Ronal­do. Após a con­quis­ta CR7 dei­xou o Real Madrid, que ape­nas ago­ra retor­na a uma final de Liga dos Cam­peões.

A pre­sen­ça do atu­al cam­peão espa­nhol pode ser cre­di­ta­da a alguns per­so­na­gens em espe­ci­al. O pri­mei­ro é o téc­ni­co Car­lo Ance­lot­ti. Com uma pas­sa­gem ante­ri­or no coman­do dos meren­gues, na qual con­quis­tou uma Cham­pi­ons (ele tam­bém já ven­ceu a com­pe­ti­ção em duas opor­tu­ni­da­des com o Milan), o ita­li­a­no tem mos­tra­do mais uma vez que, além de gran­de estra­te­gis­ta, é um gran­de ges­tor de elen­co.

É ver­da­de que Cris­ti­a­no Ronal­do não está mais no time de Madri, mas coman­dar um Real com estre­las do cali­bre de Ben­ze­ma, Cour­tois, Ala­ba, Eden Hazard, Toni Kro­os, Luka Modric, Gareth Bale e dos bra­si­lei­ros Mar­ce­lo e Case­mi­ro é sem­pre um gran­de desa­fio. Porém, nes­ta tem­po­ra­da o trei­na­dor ita­li­a­no mos­trou mais uma gran­de com­pe­tên­cia, a de desen­vol­ver jovens valo­res.

O mai­or exem­plo é o bra­si­lei­ro Viní­cius Júni­or, que dei­xou a con­di­ção de reser­va com pou­cos minu­tos em cam­po para se trans­for­mar em um dos gran­des nomes da equi­pe espa­nho­la (apon­ta­do por mui­tos como o melhor joga­dor bra­si­lei­ro em ati­vi­da­de no mun­do). Ape­sar de ain­da não ter se tor­na­do um gran­de fina­li­za­dor, o ata­can­te pas­sou a for­mar com o fran­cês Ben­ze­ma (arti­lhei­ro da atu­al edi­ção da com­pe­ti­ção com 15 gols) uma das duplas de ata­que mais letais do fute­bol atu­al.

Chance de revanche

Se para o Real a final é a chan­ce de ampli­ar ain­da mais a sua hege­mo­nia na Liga dos Cam­peões, para o Liver­po­ol é a opor­tu­ni­da­de de empa­tar com o Milan no pos­to de segun­do mai­or cam­peão da his­tó­ria da com­pe­ti­ção (com sete títu­los). Além dis­so, a equi­pe da ter­ra dos Bea­tles tem como moti­va­ção devol­ver a der­ro­ta na final da tem­po­ra­da 2017/2018 (que ter­mi­nou com triun­fo espa­nhol por 3 a 1).

Este dese­jo de revan­che fica cla­ro em decla­ra­ção do ata­can­te Salah em entre­vis­ta cole­ti­va nes­ta sema­na. “Estou moti­va­do até o teto. Espe­ci­al­men­te pelo o que acon­te­ceu da últi­ma vez”, dis­se o egíp­cio em refe­rên­cia ao fato de dei­xar aque­la par­ti­da ain­da no pri­mei­ro tem­po após sofrer fal­ta dura do zaguei­ro espa­nhol Ser­gio Ramos, que ago­ra defen­de o PSG (Fran­ça).

A expec­ta­ti­va ago­ra é de coro­ar uma tem­po­ra­da esplên­di­da, na qual o Liver­po­ol já levou para casa os tro­féus da Copa da Ingla­ter­ra e da Copa da Liga Ingle­sa. Para isto os Reds con­fi­am demais no tra­ba­lho do ale­mão Jür­gen Klopp, que, jun­to com o espa­nhol Pep Guar­di­o­la, é apon­ta­do como um dos melho­res téc­ni­cos do mun­do.

Klopp é con­si­de­ra­do uma das prin­ci­pais refe­rên­ci­as das equi­pes con­tem­po­râ­ne­as, que ten­tam emu­lar de algu­ma for­ma o Gegen­pres­sing, pro­pos­ta de jogo base­a­da na manu­ten­ção de pres­são con­tí­nua sobre o adver­sá­rio para recu­pe­rar a bola o mais rápi­do pos­sí­vel.

Se o Real tem suas estre­las, o Liver­po­ol tam­bém con­ta com gran­des nomes do fute­bol atu­al, como o golei­ro bra­si­lei­ro Alis­son e o zaguei­ro holan­dês Van Dijk. Porém, a gran­de for­ça da equi­pe está em seus joga­do­res de fren­te, que se nota­bi­li­zam pela cons­tan­te movi­men­ta­ção, pela capa­ci­da­de de cri­ar joga­das e por mar­ca­rem mui­tos gols. O egíp­cio Salah e o sene­ga­lês Sadio Mané são os gran­des expo­en­tes da posi­ção, mas o colom­bi­a­no Luis Díaz, que che­gou no iní­cio do ano, tem bri­lha­do demais, mos­tran­do que pode dese­qui­li­brar se for aci­o­na­do.

Terceira final entre Real e Liverpool

A gran­de­za da par­ti­da tam­bém fica evi­den­ci­a­da quan­do se con­si­de­ra o fato de que esta é a ter­cei­ra final de Liga dos Cam­peões entre Liver­po­ol e Real. Se no dia 26 de maio de 2018 a vitó­ria foi dos meren­gues, na deci­são da tem­po­ra­da 1980/1981, no Par­que dos Prín­ci­pes, em Paris, o late­ral Alan Ken­nedy mar­cou o soli­tá­rio gol que levou os Reds ao topo do Velho Con­ti­nen­te.

Edi­ção: Verô­ni­ca Dal­ca­nal

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Fluminense conquista título da Recopa Sul-Americana sobre a LDU

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Goncalves/Fluminense F. C./Direitos Reser­va­dos Jhon Arias marcou duas vezes para garantir o …