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Liga STEAM tem 2ª edição para educadores e alunos de escolas públicas

Repro­dução: © Fun­dação Acelor­Mit­tal

Inscrições podem ser feitas no site do prêmio


Pub­li­ca­do em 22/06/2023 — 08:22 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

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Edu­cadores de esco­las públi­cas munic­i­pais, estad­u­ais e fed­erais e alunos des­de a edu­cação infan­til, a par­tir de 4 anos de idade, até o ensi­no médio têm até o dia 28 deste mês para se inscr­ev­er na segun­da edição do Prêmio Liga STEAM. Con­sid­er­a­do um dos maiores even­tos edu­ca­cionais do país na abor­dagem STEAM, a ini­cia­ti­va envolve habil­i­dades nas áreas de ciên­cias, tec­nolo­gia, engen­haria, artes e matemáti­ca. As inscrições podem ser feitas no site Liga STEAM.

Serão pre­mi­a­dos pro­je­tos desen­volvi­dos pelos alunos e pro­fes­sores para resolver questões rel­e­vantes em suas esco­las e comu­nidades, mas não é pre­ciso ter um pro­je­to pron­to para faz­er a inscrição, infor­mou à Agên­cia Brasil a anal­ista de Inves­ti­men­to Social da Fun­dação Arcelor­Mit­tal, Cata­ri­na Lutero Mendes. “Os pro­fes­sores vão con­stru­ir os pro­je­tos, com seus alunos, ao lon­go da ini­cia­ti­va. Eles não pre­cisam ter o pro­je­to pron­to para se inscr­ev­er no prêmio”.

Os edu­cadores par­tic­i­parão de for­mação online no dia 27 deste mês, às 19h, onde vão apren­der sobre abor­dagem STEAM, sobre metodolo­gias rela­cionadas ao desen­volvi­men­to e elab­o­ração de pro­je­tos. Clique aqui no link de aces­so. “À medi­da que eles forem evoluin­do nes­sa for­mação, vão esta­b­ele­cen­do com seus alunos as eta­pas até que, ao final, ten­ham o pro­je­to mais desen­volvi­do”. A ideia é que os edu­cadores apre­sen­tem já um esboço ou ideia no dia 9 de jul­ho.

Rio de Janeiro (RJ) - Investimento Social da ArcelorMittal, Catarina Lutero Mendes - Prêmio Liga STEAM. Foto: Fundação AcelorMittal
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ) — Inves­ti­men­to Social da Arcelor­Mit­tal, Cata­ri­na Lutero Mendes — Prêmio Liga STEAM. Foto: Fun­dação Acelor­Mit­tal — Fun­dação Acelor­Mit­tal

“Eles vão colo­car o tema, se pre­ten­dem pesquis­ar, o Obje­ti­vo do Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el (ODS), a que o pro­je­to estará rela­ciona­do, a quan­ti­dade de alunos no âmbito esco­lar, a per­gun­ta norteado­ra do pro­je­to — porque pre­cisa ter uma questão de ancor­agem que chamr a atenção dessas cri­anças”. A per­gun­ta norteado­ra pode estar rela­ciona­da a prob­le­mas ambi­en­tais da própria esco­la, da comu­nidade onde estão inseri­dos. Prob­le­mas para os quais pre­ten­dem desen­volver soluções. A par­tir da escol­ha da temáti­ca e da per­gun­ta norteado­ra que vai ori­en­tar o tra­bal­ho, os can­didatos ao prêmio vão entrar na segun­da fase, que é o desen­volvi­men­to do pro­je­to.

Elaboração

As mel­hores ideias serão sele­cionadas e, a par­tir de 1º de agos­to, os pro­fes­sores ini­ci­am a elab­o­ração e exe­cução do pro­je­to com seus alunos. Em 29 de out­ubro, as equipes enviarão relatórios finais dos pro­je­tos, onde vão relatar o que foi feito, como foi feito e resul­ta­dos obti­dos. Cata­ri­na esclare­ceu que os edu­cadores e alunos devem pro­por soluções para prob­le­mas das comu­nidades, mas não nec­es­sari­a­mente pre­cisam resolver os prob­le­mas. “Porque, muitas vezes, eles não vão con­seguir con­stru­ir uma máquina, por exem­p­lo, para sep­a­rar o lixo, mas podem pro­por uma máquina que ten­ha essa função. E eles pro­toti­pam só para exper­i­men­tar como seria colo­car a tec­nolo­gia e a engen­haria em prol do desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el”. Há questões tam­bém rela­cionadas a bul­ly­ing, à vio­lên­cia nas esco­las, lem­brou Cata­ri­na. “Questões que extrap­o­lam o meio ambi­ente, mas que estão rela­cionadas a out­ras questões maiores que per­me­iam esse uni­ver­so da esco­la”, com­ple­tou.

Após a apre­sen­tação dos relatórios, em 29 de out­ubro, uma comis­são sele­cionará dez pro­je­tos de cada cat­e­go­ria (edu­cação infan­til, que se estende dos 4 anos de idade até o segun­do ano do ensi­no fun­da­men­tal; ensi­no fun­da­men­tal, do ter­ceiro ao nono ano; e ensi­no médio). Os autores terão de gravar vídeos con­tan­do como foi a exper­iên­cia. No dia 6 de dezem­bro, serão divul­ga­dos e pre­mi­a­dos os três primeiros colo­ca­dos de cada cat­e­go­ria.

A esco­la do primeiro colo­ca­do da edu­cação infan­til terá imple­men­ta­da uma brin­que­dote­ca, com brin­que­dos e lit­er­atu­ra rela­ciona­dos à abor­dagem STEAM, para aju­dar as cri­anças a desen­volver essas habil­i­dades e com­petên­cias, rela­cionadas à cria­tivi­dade e à curiosi­dade.

Para o ensi­no fun­da­men­tal e médio, serão imple­men­ta­dos lab­o­ratórios de robóti­ca leve. Para os segun­dos e ter­ceiros clas­si­fi­ca­dos de cada cat­e­go­ria, os prêmios são em din­heiro, a ser rever­tido em equipa­men­tos e ben­feito­rias para as esco­las, no val­or respec­ti­vo de R$ 10 mil e R$ 5 mil

O Prêmio Liga STEAM 2023 é o anti­go Prêmio Arcelor­Mit­tal de Meio Ambi­ente, exis­tente há 31 anos. Em 2022, ele se trans­for­mou no Prêmio Liga STEAM, com ampli­ação para todo o Brasil, e gan­hou roupagem mais rela­ciona­da a essa abor­dagem. A mudança do nome teve por obje­ti­vo mostrar a relevân­cia do tema STEAM den­tro da edu­cação. Essa abor­dagem pedagóg­i­ca é muito difun­di­da nos Esta­dos Unidos, na Chi­na, Aus­trália e no Reino Unido e desen­volve con­hec­i­men­to por meio de metodolo­gias ati­vas, como a apren­diza­gem basea­da em pro­je­tos, a par­tir da res­olução de prob­le­mas reais do dia a dia.

Edição: Graça Adju­to

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