...
terça-feira ,15 outubro 2024
Home / Cultura / Livro de fotógrafo sobre crianças na Amazônia chega de graça a escolas

Livro de fotógrafo sobre crianças na Amazônia chega de graça a escolas

Repro­dução: © Araquém Alcântra/Divulgação

Obra de Araquém Alcântara reúne histórias de crianças de seis Estados


Pub­li­ca­do em 25/02/2024 — 13:44 Por Luiz Cláu­dio Fer­reira – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Na aldeia dos Kamayurá, no Mato Grosso, Raoni, de 8 anos, faz uma cam­bal­ho­ta e mer­gul­ha na Ipavu, a lagoa sagra­da. Em Periq­ui­taquara, no Pará, Pedro, de 12, diverte-se ao subir no açaizeiro e ao obser­var a flo­res­ta encan­ta­da. Já Fran­ciele, de 10, em Xapuri, no Acre, equi­li­bra-se nos tron­cos e cipós imag­i­nan­do-se atle­ta nas Olimpíadas.  

As diver­sões, os son­hos e as histórias de 15 cri­anças de seis esta­dos da Região Norte descorti­nam uma pais­agem de inocên­cia e das raízes cul­tur­ais no livro Amazô­nia das Cri­anças, do fotó­grafo Araquém Alcân­tara. O tra­bal­ho está disponív­el pela inter­net e tam­bém para insti­tu­ições, que podem pedir o livro impres­so de for­ma gra­tui­ta.

Con­fi­ra aqui o livro. As ima­gens de Araquém Alcân­tara – que tem mais de 60 livros pub­li­ca­dos sobre meio ambi­ente – é acom­pan­ha­da por tex­tos do jor­nal­ista Mor­ris Kachani, do edu­cador ambi­en­tal Zys­man Neiman e ilus­trações do artista Ange­lo Abu.

Para inspirar

O tra­bal­ho está divi­di­do em dois vol­umes. Segun­do expli­ca o patroci­nador da pesquisa, no primeiro livro, cri­anças indí­ge­nas, ribeir­in­has, extra­tivis­tas, quilom­bo­las e urbanas nar­ram as histórias. No segun­do vol­ume, as exper­iên­cias são acom­pan­hadas de con­tex­tos históri­cos, soci­ais, econômi­cos e ecológi­cos.

A pro­pos­ta é inspi­rar os pro­fes­sores da edu­cação infan­til a tra­bal­har ess­es temas em sala de aula a fim de sen­si­bi­lizar para a preser­vação da maior flo­res­ta do mun­do e para o cuida­do com os moradores da região.

Segun­do o que foi divul­ga­do, o tra­bal­ho é volta­do par­tic­u­lar­mente para edu­cação infan­til e, por isso, pode ser solic­i­ta­do por esco­las (públi­cas ou pri­vadas), orga­ni­za­ções não-gov­er­na­men­tais e bib­liote­cas. O patroci­nador do tra­bal­ho, o C6 Bank, disponi­bi­li­zou o livro para ser baix­a­do gra­tuita­mente com um guia de uti­liza­ção para pro­fes­sores.

O livro e o guia tam­bém estão disponíveis em pdf, ePub para Kin­dle e Google Play Livros.

Para solic­i­tar o kit impres­so sem cus­to, as insti­tu­ições devem preencher um for­mulário no site do patroci­nador. “Cada kit con­tém um exem­plar do livro Amazô­nia das Cri­anças e um do Guia de nave­g­ação”, divul­gou o patroci­nador.

22/02/2024-Livro de fotógrafo sobre crianças na Amazônia chega de graça a escolas. Obra de Araquém Alcântara reúne histórias de 15 crianças de 6 Estados. É necessário que instituições solicitem o livro. Foto: Araquém Alcântra/Divulgação
Repro­dução: Livro pode ser solic­i­ta­do por esco­las públi­cas e par­tic­u­lares, gra­tuita­mente — Araquém Alcântra/Divulgação

Para comunidades

O ban­co patroci­nador garante que cer­ca de 2 mil livros serão dis­tribuí­dos a esco­las públi­cas, incluin­do esco­las das comu­nidades envolvi­das no pro­je­to, que rece­berão a nova pub­li­cação de Araquém e um acer­vo com 120 out­ros títu­los. Estão pre­vis­tos ain­da encon­tros de for­mação de medi­ação de leitu­ra nas comu­nidades rep­re­sen­tadas na obra.

A chega­da do livro pode ser uma emoção difer­ente para Samuel, de 11 anos, morador de Man­aus (AM). “Adoro min­ha esco­la. Prin­ci­pal­mente a bib­liote­ca. Lá tem livros que eu amo. Um deles é de fotos da flo­res­ta. Fico besta com aque­le tan­to de verde e de rios boni­tos. As fotos me fazem son­har”, escreveu. O meni­no son­hador vai poder ler o livro em que ele é pro­tag­o­nista.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …