...
domingo ,27 abril 2025
Home / Direitos Humanos / Luciana Barreto denuncia ataques racistas em delegacia especializada

Luciana Barreto denuncia ataques racistas em delegacia especializada

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 28/03/2025 — 18:08
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 18/07/2024 - A jornalista da TV Brasil Luciana Barreto é uma das 10 semifinalistas da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, com a obra
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

A jor­nal­ista Luciana Bar­reto, apre­sen­ta­do­ra do tele­jor­nal Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, denun­ciou à Del­e­ga­cia de Crimes Raci­ais e Deli­tos de Intol­erân­cia (Decra­di) os ataques racis­tas e ameaças que rece­beu nas redes soci­ais da emis­so­ra e tam­bém em seus per­fis pes­soais. O depoi­men­to e as provas foram apre­sen­ta­dos na tarde des­ta sex­ta-feira (28) na del­e­ga­cia.

Os autores dos ataques e ameaças poderão ser punidos civil­mente (ação de dano moral) e crim­i­nal­mente (racis­mo e injúria com moti­vo racial).

“Dis­cur­so de ódio nas redes soci­ais é meu obje­to de estu­do. Eu ten­ho um livro sobre isso, inclu­sive”, lem­bra Luciana.

“Hoje, no entan­to, eu saí do cam­po da análise e do estu­do e segui para uma frente igual­mente impor­tante, a denún­cia. Nem todo mun­do quer apren­der com o letra­men­to racial. Para ess­es, tem que haver a punição da lei.”

Para o advo­ga­do da jor­nal­ista, Fabi­ano Macha­do da Rosa, é fun­da­men­tal a ini­cia­ti­va de faz­er a queixa na polí­cia.

“O cenário não muda porque as pes­soas não denun­ci­am. Mas pes­soas públi­cas estão indo atrás dos seus dire­itos.”

Outras medidas judiciais

Além da ini­cia­ti­va par­tic­u­lar da jor­nal­ista, os autores dos ataques poderão ser aciona­dos pelas medi­das judi­ci­ais já tomadas pela Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC).

Luciana Bar­reto é auto­ra do livro Dis­cur­sos de ódio con­tra negros nas redes soci­ais (edi­to­ra Pal­las, 2023); e mestre em relações étni­co-raci­ais. A apre­sen­ta­do­ra é gan­hado­ra de difer­entes prêmios e há mais de uma déca­da é recon­heci­da uma Mul­her Inspi­rado­ra (Think Olga).

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hoje é Dia destaca os direitos das domésticas e acidentes de trabalho

Confira os destaques da semana entre 27 de abril a 3 de maio. Ril­ton Pimentel …