...
domingo ,27 abril 2025
Home / Meios de comunicação / Luize Valente reflete sobre intolerância no programa Trilha de Letras

Luize Valente reflete sobre intolerância no programa Trilha de Letras

Repro­dução: © Frame Instagram/Luize Valente

Programa vai ao ar na TV Brasil nesta quarta, às 22h


Pub­li­ca­do em 24/01/2024 — 06:45 Por EBC — Brasíli

ouvir:

A escrito­ra, jor­nal­ista e doc­u­men­tarista Luize Valente é a con­vi­da­da do Tril­ha de Letras no pro­gra­ma inédi­to que a TV Brasil exibe nes­ta quar­ta-feira (24), às 22h. Na con­ver­sa com Eliana Alves Cruz, a auto­ra fala sobre o tema que per­me­ia quase toda a sua obra: a intol­erân­cia.

Rio de Janeiro (RJ) 24/01/2024 - Escritora Luize Valente (e) ao lado da apresentadora do programa Trilha de Letras, Eliana Alves Cruz posa para foto depois da gravação do programa.Foto: Luize Valente/Instagram
Repro­dução: Escrito­ra Luize Valente (e) ao lado da apre­sen­ta­do­ra, Eliana Alves Cruz. Foto: Luize Valente/Instagram

Entre os assun­tos pau­ta­dos para esta edição, a entre­vis­ta­da comen­ta sua pub­li­cação “A Meni­na com Estrela”, um de seus títu­los mais recentes, crit­i­ca a desin­for­mação e abor­da o inter­esse pela cul­tura e história judaicas.

O bate-papo grava­do na Bib­lioMai­son para a pro­dução tam­bém fica disponív­el no app TV Brasil Play e no canal do YouTube da emis­so­ra públi­ca. O con­teú­do ain­da tem uma ver­são radiofôni­ca trans­mi­ti­da no mes­mo dia, mais tarde, às 23h, pela Rádio MEC.

Durante o Tril­ha de Letras, Luize Valente con­ta como a questão da intol­erân­cia entrou na sua vida. Ela tam­bém expli­ca seu fascínio pela cul­tura e história judaicas, da qual se tornou refer­ên­cia em pesquisas e pro­dução artís­ti­ca.

Literatura, imprensa e combate à desinformação

A jor­nal­ista apon­ta os desafios sobre a cober­tu­ra da impren­sa que dev­e­ria apro­fun­dar a análise muitas vezes sim­pli­fi­ca­da a respeito dos con­fli­tos mundi­ais entre os povos. “A gente pode­ria mostrar mais a história”, sug­ere no decor­rer da atração ao referir-se às guer­ras.

Luize Valente con­ver­sa com a apre­sen­ta­do­ra sobre seus livros, em par­tic­u­lar o mais recente, “A Meni­na com Estrela”. A pub­li­cação é sua primeira incursão na escri­ta volta­da para um públi­co infan­to­ju­ve­nil, a quem, com muito cuida­do, sen­si­bil­i­dade e a par­tir da amizade de duas meni­nas, ensi­na sobre os hor­rores do Holo­caus­to. Ela escol­he um tre­cho da obra para ler no pro­gra­ma Tril­ha de Letras.

A con­vi­da­da ain­da pon­dera sobre desin­for­mação. “Eu acho que se infor­mar é o grande seg­re­do”, pon­tua a con­vi­da­da que prossegue o raciocínio. “Quan­do a gente con­segue olhar o out­ro lado, olhar os dois lados, você pre­cisa porque a gente está com mui­ta desin­for­mação. Eu gos­to de ir para os livros”, recomen­da.

Sobre o programa

O Tril­ha de Letras bus­ca debater os temas mais atu­ais dis­cu­ti­dos pela sociedade por meio da lit­er­atu­ra. A cada edição, o pro­gra­ma recebe um con­vi­da­do difer­ente. A atração foi ide­al­iza­da em 2016 pela jor­nal­ista Emília Fer­raz, atu­al dire­to­ra do pro­gra­ma que entrou no ar em abril de 2017. Nes­ta tem­po­ra­da, os episó­dios foram grava­dos na Bib­lioMai­son, bib­liote­ca do Con­sula­do da França no Rio de Janeiro.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Exercícios podem prevenir quedas em idosos e melhorar recuperação

Prática de atividades melhora resistência, flexibilidade e equilíbrio Tâmara Freire – Repórter da Agên­cia Brasil …