...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Noticias do Mundo / Lula: Brasil não poupará esforços para evitar escalada da violência

Lula: Brasil não poupará esforços para evitar escalada da violência

Repro­dução: © REUTERS/Ammar Awad

Líderes de vários países condenam ataque a Israel


Pub­li­ca­do em 07/10/2023 — 13:52 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — São Luís

ouvir:

Diver­sos líderes mundi­ais se pro­nun­cia­ram con­de­nan­do o ataque do movi­men­to palesti­no Hamas e man­i­fe­s­tando sol­i­dariedade a Israel. Na man­hã deste sába­do (7), o Hamas efe­tu­ou um ataque com mís­seis con­tra Israel, deixan­do pelo menos 100 mor­tos e cen­te­nas de pes­soa feri­das. Em retal­i­ação, ataque de Israel à Faixa de Gaza matou 198 pes­soas,

Em rede social, o pres­i­dente brasileiro, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, repu­diou o ter­ror­is­mo em todas as for­mas e disse que o Brasil não poupará esforços para evi­tar a escal­a­da do con­fli­to. Na condição de pres­i­dente do Con­sel­ho de Segu­rança da ONU, Lula con­clam­ou a comu­nidade inter­na­cional a con­duzir uma solução que garan­ta a existên­cia de um Esta­do Palesti­no eco­nomi­ca­mente viáv­el.

“Con­clamo a comu­nidade inter­na­cional a tra­bal­har para que se retomem ime­di­ata­mente nego­ci­ações que con­duzam a uma solução ao con­fli­to que garan­ta a existên­cia de um Esta­do Palesti­no eco­nomi­ca­mente viáv­el, con­viven­do paci­fi­ca­mente com Israel den­tro de fron­teiras seguras para ambos os lados”, disse o pres­i­dente.

Mais cedo, o gov­er­no brasileiro anun­ciou que con­vo­cará reunião de emergên­cia do Con­sel­ho de Segu­rança das Nações Unidas.

A pres­i­dente da Comis­são Europeia, Ursu­la von der Leyen, se man­i­festou em rede social afir­man­do que a União Europeia con­de­nou o ataque, e man­i­festou “sol­i­dariedade a Israel”.

“Con­de­no inequiv­o­ca­mente o ataque efe­t­u­a­do pelos ter­ror­is­tas do Hamas con­tra Israel. Isto é ter­ror­is­mo na sua for­ma mais desprezív­el. Israel tem o dire­ito de se defend­er con­tra tais ataques hedion­dos”, declar­ou.

O pres­i­dente da França, Emmanuel Macron, endos­sou a defe­sa do dire­ito de Israel se defend­er. “Falei com o pres­i­dente [Isaac] Her­zog e com o primeiro-min­istro [Ben­jamin] Netanyahu. Con­de­no os ataques per­pe­tra­dos a par­tir de Gaza con­tra Israel, os seus sol­da­dos e o seu povo. A França está solidária a Israel e aos israeli­tas, e com­pro­meti­da com a sua segu­rança e com o seu dire­ito de se defend­erem”, disse Macron.

O secretário de esta­do dos Esta­dos Unidos, Antony Bliken, tam­bém disse que seu país está solidário a Israel.

“Con­de­n­amos inequiv­o­ca­mente os ter­ríveis ataques dos ter­ror­is­tas do Hamas con­tra Israel. Esta­mos solidários com o gov­er­no e o povo de Israel e apre­sen­ta­mos as nos­sas con­dolên­cias pelas vidas israeli­tas per­di­das nestes ataques”, escreveu

O primeiro-min­istro do Reino Unido, Rishi Sunak, e o da Ale­m­ana, Olaf Scholz, se dis­ser­am choca­dos com o ataque e man­i­fes­taram apoio a Israel..

“Estou choca­do com os ataques des­ta man­hã per­pe­tra­dos por ter­ror­is­tas do Hamas con­tra cidadãos israeli­tas. Israel tem o dire­ito abso­lu­to de se defend­er”, afir­mou Rishi Sunak.

“Notí­cias ter­ríveis chegam até nós hoje de #Israel . Esta­mos pro­fun­da­mente choca­dos com o lança­men­to de foguetes de Gaza e com a escal­a­da da vio­lên­cia. A Ale­man­ha con­de­na estes ataques do Hamas e apoia Israel”, afir­mou Scholz.

O primeiro-min­istro do Canadá, Justin Trudeau, disse que o país con­de­na sem reser­vas o ataque con­tra Israel. “Esta vio­lên­cia é com­ple­ta­mente ina­ceitáv­el. Apoiamos total­mente Israel e o seu dire­ito de se defend­er. Nos­sos pen­sa­men­tos estão com todos os afe­ta­dos. Os civis devem ser pro­te­gi­dos”, disse.

O pres­i­dente da Argenti­na, Alber­to Fer­nan­dez, anun­ciou que o país envi­ou aju­da human­itária  a Israel. “Expres­so a min­ha forte con­de­nação e repú­dio ao bru­tal ataque ter­ror­ista per­pe­tra­do pelo Hamas a par­tir da Faixa de Gaza con­tra o Esta­do de Israel. Que o povo de Israel rece­ba toda a sol­i­dariedade deste pres­i­dente e do povo argenti­no”, disse Fer­nán­dez. “Mais uma vez rat­i­fi­camos o com­pro­mis­so da Argenti­na com a paz e a res­olução pací­fi­ca dos con­fli­tos. Prov­i­den­ciei o envio ime­di­a­to de aju­da human­itária a Israel para acom­pan­há-los neste momen­to difí­cil”, com­ple­tou.

O pres­i­dente da Ucrâ­nia, Volodymyr Zelen­sky, man­i­festou con­dolên­cias às famílias das víti­mas

“As min­has con­dolên­cias vão para todos os que perder­am famil­iares ou pes­soas próx­i­mas no ataque ter­ror­ista. Temos fé que a ordem vai ser restau­ra­da e os ter­ror­is­tas der­ro­ta­dos. O ter­ror não dev­e­ria ter lugar no mun­do, porque é sem­pre um crime, não só con­tra um país especí­fi­co ou as víti­mas deste ter­ror, mas con­tra a humanidade em ger­al e todo o nos­so mun­do”, acen­tu­ou o pres­i­dente da Ucrâ­nia.

O primeiro-min­istro da Espan­ha, Pedro Sánchez, e o da Índia, Naren­dra Modi, tam­bém man­i­fes­taram sol­i­dariedade a Israel.

“Acom­pan­hamos com con­ster­nação o ataque ter­ror­ista con­tra Israel e man­i­fes­ta­mos sol­i­dariedade para com as víti­mas e as suas famílias. Con­de­n­amos vee­mente­mente o ter­ror­is­mo e exigi­mos a ces­sação ime­di­a­ta da vio­lên­cia indis­crim­i­na­da con­tra a pop­u­lação civ­il. A Espan­ha man­tém o seu com­pro­mis­so com a esta­bil­i­dade region­al”, escreveu Sanch­es.

“Pro­fun­da­mente choca­do com as notí­cias de ataques ter­ror­is­tas em Israel. Nos­sos pen­sa­men­tos e orações estão com as víti­mas inocentes e suas famílias. Somos solidários com Israel neste momen­to difí­cil”, afir­mou Modi

Otan

O por­ta-voz da aliança mil­i­tar Orga­ni­za­ção do Trata­do do Atlân­ti­co Norte (Otan) Dylan White tam­bém con­de­nou os ataques. “Os nos­sos pen­sa­men­tos estão com as víti­mas e todos os afe­ta­dos. O ter­ror­is­mo é uma ameaça fun­da­men­tal para as sociedades livres e Israel tem o dire­ito de se defend­er”, escreve o por­ta-voz da Otan.

ONU

O coor­de­nador das Nações Unidas para o proces­so de paz no Médio Ori­ente, Tor Wen­nes­land, tam­bém con­de­nou o ataque do Hamas con­tra Israel, é pediu para todos “afastarem-se do abis­mo” para o qual o con­fli­to cam­in­ha.

“Con­de­no vee­mente­mente o ataque em múlti­plas frentes des­ta man­hã con­tra vilas e cidades israe­lens­es per­to da Faixa de Gaza, e o lança­men­to de foguetes que atingiu o cen­tro de Israel por mil­i­tantes do Hamas”, afir­mou Wen­nes­land, em comu­ni­ca­do.

“Estes acon­tec­i­men­tos resul­taram em cenas hor­ríveis de vio­lên­cia e em muitas mortes e feri­dos israeli­tas, acred­i­tan­do-se que muitos ten­ham sido rap­ta­dos den­tro da Faixa. Estes são ataques hedion­dos con­tra civis e devem parar ime­di­ata­mente. Estou pro­fun­da­mente pre­ocu­pa­do com o bem-estar de todos os civis. Estou em con­ta­to estre­ito com todos os envolvi­dos para apelar à máx­i­ma con­tenção e apelar a todas as partes para que pro­te­jam os civis”, diz o tex­to.

Segun­do a agên­cia de notí­cias RTP, o vice-min­istro dos Negó­cios Estrangeiros da Rús­sia, Mikhail Bog­danov pediu “con­tenção”. Bog­danov, que tam­bém é envi­a­do do Krem­lin para o Ori­ente Médio e África, disse estar em con­ta­to com autori­dades israe­lens­es e palesti­nas.

“Esta­mos em con­ta­to com todos ago­ra. Com os israeli­tas, os palesti­nos e os árabes”, disse Mikhail Bog­danov, que tam­bém é o envi­a­do do Krem­lin para o Médio Ori­ente e África.

Irã

A Agên­cia de notí­cias Reuters disse que o Min­istério das Relações Exte­ri­ores do Irã afir­mou que os ataques são uma pro­va do aumen­to de con­fi­ança dos palesti­nos em relação a Israel,.

“Nes­sa oper­ação, o ele­men­to sur­pre­sa e out­ros méto­dos com­bi­na­dos foram usa­dos, o que mostra a con­fi­ança do povo palesti­no em relação aos ocu­pantes”, disse o por­ta-voz do min­istério, Nass­er Kanaani, à agên­cia ira­ni­ana ISNA em entre­vista.

Face do Hamas

O pres­i­dente de Israel, Isaac Her­zog disse em rede social que o Hamas mostrou hoje a sua ver­dadeira face.

“Hoje vimos a ver­dadeira face do Hamas. Um exérci­to ter­ror­ista cujo úni­co obje­ti­vo é o assas­si­na­to a sangue frio de home­ns, mul­heres e cri­anças inocentes.”, escreveu. “O Esta­do de Israel tomará todas as medi­das necessárias para elim­i­nar este peri­go claro e ime­di­a­to para os nos­sos cidadãos. Israel vencerá diante de todos os desafios”, disse Her­zog em out­ra pub­li­cação.

 

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil fala em “preocupação” com ordem de prisão de opositor de Maduro

© Reuters/Leonardo Fer­nan­dez Viloria/Proibida repro­dução Itamaraty lembrou dos compromissos assumidos nos Acordos de Barbados Publicado …