...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias do Mundo / Lula: Catar tem papel central para fim do conflito no Oriente Médio

Lula: Catar tem papel central para fim do conflito no Oriente Médio

Repro­dução: © Ricar­do Stuck­ert

Para o presidente, Brasil precisa estar mais presente no Golfo


Pub­li­ca­do em 30/11/2023 — 09:07 Por Paula Labois­sière — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va disse, nes­ta quin­ta-feira (30), que o Catar tem papel cen­tral em prol da paz no con­fli­to Israel-Palesti­na e clas­si­fi­cou o país árabe como inter­locu­tor-chave em diver­sos temas de ampli­tude region­al e glob­al. “O Catar é um ator diplomáti­co rel­e­vante graças à sua políti­ca exter­na de per­fil ati­vo e inde­pen­dente”. 

Durante sessão de aber­tu­ra do Fórum Empre­sar­i­al Brasil-Catar, em Doha, seu primeiro com­pro­mis­so ofi­cial no país, Lula avaliou que o Brasil pre­cisa estar mais pre­sente no Gol­fo, “região com a qual com­par­til­ha impor­tantes inter­ess­es com­er­ci­ais e laços cul­tur­ais e históri­cos”.

“Quero saudar a medi­ação do Catar para o acor­do anun­ci­a­do há poucos dias entre Israel e o Hamas, que envolve a lib­er­tação de reféns (mul­heres e cri­anças) em tro­ca de trégua tem­porária e da lib­er­tação de pri­sioneiros palesti­nos”, disse. “Com­par­til­hamos a vocação pela paz”, com­ple­tou.

Comércio bilateral

Para o pres­i­dente, o comér­cio bilat­er­al entre Brasil e Catar cresceu “de maneira expo­nen­cial”, pas­san­do de cer­ca de US$ 38 mil­hões em 2003 para os atu­ais US$ 1,6 bil­hão. Segun­do ele, o país árabe figu­ra como uma das prin­ci­pais por­tas de entra­da do Brasil para negó­cios com o Ori­ente Médio.

Agricultura

Lula avaliou que o Catar desem­pen­ha papel fun­da­men­tal para a agri­cul­tura brasileira como fornece­dor de ure­ia e que o Brasil, como um dos maiores pro­du­tores e expor­ta­dores de ali­men­tos, con­tribui para a segu­rança ali­men­tar catar­i­ana. “Nos­sos pro­du­tos são recon­heci­dos pela alta qual­i­dade, preços com­pet­i­tivos e garan­tia de fornec­i­men­to”.

“Esta­mos com­pro­meti­dos com uma agri­cul­tura sus­ten­táv­el e alin­ha­da com as mel­hores práti­cas em matéria ambi­en­tal. Man­te­mos mane­jo cuida­doso e cri­te­rioso dos pro­du­tos halal [que seguem critérios da cul­tura islâmi­ca], com respeito pelos ritos islâmi­cos e pela cul­tura catar­i­ana.”

Pauta comercial

Ain­da de acor­do com o pres­i­dente, há espaço para a ampli­ação e a diver­si­fi­cação da pau­ta com­er­cial entre Brasil e Catar, com pro­du­tos de maior val­or agre­ga­do, como autopeças, pro­du­tos de defe­sa e aeron­aves da Empre­sa Brasileira de Aeronáu­ti­ca (Embraer).

“O Brasil tam­bém está imple­men­tan­do medi­das de facil­i­tação de comér­cio como um sis­tema eletrôni­co de val­i­dação e assi­natu­ra de doc­u­men­tos para oper­ações de comér­cio bilat­er­al. Com esse sis­tema – que já está em vig­or em nos­so comér­cio com o Egi­to e a Jordâ­nia – ter­e­mos o poten­cial de reduzir os pra­zos e os cus­tos das transações com­er­ci­ais entre o Brasil e o Catar.”

COP28

Ao final de seu dis­cur­so, Lula lem­brou que deixa o Catar hoje rumo à Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre Mudanças Climáti­cas (COP28) em Dubai, onde vai lançar “um chama­do à ação e à ambição no enfrenta­men­to à crise climáti­ca”. “Estou cer­to de que o Catar tam­bém poderá ser um ali­a­do impor­tante nes­sa agen­da”.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aeronave parte de SP para terceiro voo de repatriação de brasileiros

Avião fará escala em Lisboa para reabastecimento Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/10/2024 — 13:01 Brasília …