...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Política / Lula cobra agilidade na liberação de recursos para o Rio Grande do Sul

Lula cobra agilidade na liberação de recursos para o Rio Grande do Sul

Repro­dução: © Ricar­do Stuck­ert / PR

Presidente esteve em solenidade para anunciar nova medidas ao estado


Publicado em 15/05/2024 — 20:34 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agência Brasil — Brasília

Em ter­ceira visi­ta ao Rio Grande do Sul des­de o iní­cio das enchentes que dev­as­taram o esta­do, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va afir­mou, nes­ta quar­ta-feira (15), que os gov­er­nos pre­cisam tra­bal­har com agili­dade para dar respostas à pop­u­lação. Lula par­ticipou de uma solenidade em São Leopol­do do Sul, na região met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre, para anun­ciar novas medi­das de socor­ro à pop­u­lação, incluin­do o paga­men­to de um bene­fí­cio de R$ 5,1 mil para as famílias afe­tadas pelas inun­dações, além de um pro­gra­ma de recon­strução de mora­dias pop­u­lares.

“Um ape­lo aos com­pan­heiros prefeitos, pelo amor de Deus, a agili­dade de vocês, de apre­sen­tar as pro­postas e pro­je­tos, é que vai mostrar, pra gente, se a Caixa Econômi­ca está morosa ou não, se tem buro­c­ra­cia ou não”, disse Lula.

“Se for a buro­c­ra­cia, nós temos que desmon­tar essa buro­c­ra­cia. Não é pos­sív­el. Muitas vezes, o tem­po de pen­sar de um cidadão que está com a respon­s­abil­i­dade de lib­er­ar um recur­so, porque ele é um fun­cionário estatutário, não é o mes­mo tem­po do cara que está pre­cisan­do do din­heiro”, acres­cen­tou o pres­i­dente. Lula obser­vou que, des­de as enchentes que asso­laram o Vale do Taquari, no ano pas­sa­do, a recon­strução das casas não tin­ha começa­do.

A pop­u­lação gaúcha vive a maior catástrofe climáti­ca de sua história, des­de o dia 29 de abril, com chu­vas e enchentes que resul­taram na morte de 149 pes­soas e deixaram mais de 800 mil fora de suas casas.

Lula ain­da aler­tou que, se a respos­ta do poder públi­co não for ráp­i­da, as insti­tu­ições per­dem cred­i­bil­i­dade e abrem cam­in­ho para deses­ta­bi­liza­ção políti­ca.

“As coisas têm que fun­cionar, porque senão a gente perde cred­i­bil­i­dade, as pes­soas pas­sam a desa­cred­i­tar nas insti­tu­ições, na democ­ra­cia, nos gov­er­nantes. E o que vai acon­te­cer? Uma anar­quia, ninguém acred­i­ta em ninguém, cada um faz o que bem entende até que o mun­do se mate”, reforçou.

Durante a visi­ta, Lula vis­i­tou um abri­go em São Leopol­do e con­ver­sou com famílias que tiverem que deixar suas casas.

União institucional

A viagem de Lula ao Rio Grande do Sul con­tou com pre­sença de diver­sas autori­dades, incluin­do o pres­i­dente do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), Luís Rober­to Bar­roso, que elo­giou o esforço de unidade envol­ven­do os gov­er­nos estad­ual e fed­er­al.

“Eu não sou da políti­ca, sou do dire­ito, mas é muito impor­tante ressaltar nesse momen­to a pre­sença do pres­i­dente da Repúbli­ca e do gov­er­nador do esta­do. Acho que isso rep­re­sen­ta uma ele­vação de pata­mar civ­i­liza­tório, que é a não poli­ti­za­ção de uma crise human­itária”, afir­mou o mag­istra­do.

O pres­i­dente da Câmara dos Dep­uta­dos, Arthur Lira (PP-AL), e do Sena­do Fed­er­al, Rodri­go Pacheco (PSD-MG), que acom­pan­hari­am a comi­ti­va, acabaram fican­do em Brasília para encam­in­har o dia de votações no Leg­isla­ti­vo. Ambos estiver­am com Lula na visi­ta ante­ri­or ao esta­do, há 10 dias.

“Nós esta­mos aqui para mostrar que não haverá difer­enças políti­cas, não poderá haver difer­ença ide­ológ­i­ca para super­ar o momen­to de união que deve ser aten­der as pes­soas que mais pre­cisam, as pes­soas que pre­cisam de casa, de abri­go, de atenção, vamos estar jun­to delas”, enfa­ti­zou o gov­er­nador do Rio Grande do Sul, Eduar­do Leite, em seu dis­cur­so.

Leite ain­da lem­brou que todos os gov­er­nadores de todos os esta­dos enviaram equipa­men­tos e equipes de res­gate e desta­cou o fato de mil­hares de pes­soas terem sido sal­vas, ape­sar das 149 mortes reg­istradas até ago­ra.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Rio aprova PL que extingue licença prêmio e muda horário de professo

Projeto foi aprovado pela Câmara e segue para apreciação do prefeito Vitor Abdala — Repórter …