...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Política / Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário

Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário

Repro­dução: © Ricar­do Stuck­ert / PR

Presidente brasileiro reiterou a condenação aos ataques do Hamas


Pub­li­ca­do em 12/10/2023 — 20:06 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va con­ver­sou por tele­fone com o pres­i­dente de Israel, Isaac Her­zog, nes­ta quin­ta-feira (12). Em postagem nas redes soci­ais, Lula afir­mou ter agrade­ci­do o apoio para a oper­ação de reti­ra­da dos brasileiros de Israel, além de ter reit­er­a­do a con­de­nação brasileira aos ataques pro­movi­dos pelo grupo Hamas, que o pres­i­dente clas­si­fi­cou como atos ter­ror­is­tas. 

“Agrade­ci o apoio para a oper­ação de reti­ra­da dos brasileiros que dese­jam retornar ao nos­so país. Reafirmei a con­de­nação brasileira aos ataques ter­ror­is­tas e nos­sa sol­i­dariedade com os famil­iares das víti­mas”, disse.

Lula tam­bém pediu ao chefe de Esta­do israe­lense para que não deixe fal­tar água, luz e remé­dios em hos­pi­tais, e fez um ape­lo pela aber­tu­ra de um corre­dor human­itário que per­mi­ta às pes­soas saírem da Faixa de Gaza, a zona mais críti­ca da Palesti­na, que tem sofri­do com bom­bardeios e cer­co mil­i­tar.

“Não é pos­sív­el que os inocentes sejam víti­mas da insanidade daque­les que querem a guer­ra. Trans­mi­ti meu ape­lo por um corre­dor human­itário para que as pes­soas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egi­to ten­ham segu­rança. E que o Brasil está à dis­posição para ten­tar encon­trar um cam­in­ho para a paz”, escreveu.

Em Israel, o sis­tema de gov­er­no é par­la­men­tarista. O pres­i­dente é o chefe de Esta­do, eleito pelo Par­la­men­to do país. O Poder Exec­u­ti­vo é exer­ci­do pelo primeiro-min­istro, o chefe de gov­er­no, escol­hi­do entre o par­tido ou coal­izão que obten­ha a maio­r­ia das cadeiras no Leg­isla­ti­vo. Atual­mente, esse car­go é ocu­pa­do por Ben­jamin Netanyahu

A vio­lên­cia em Israel e na Palesti­na chegou ao sex­to dia nes­ta quin­ta, com a con­tinuidade de inten­sos bom­bardeios na Faixa de Gaza, onde vivem 2,3 mil­hões de palesti­nos. Autori­dades locais já con­tabi­lizam 1,2 mil mortes e mais de 5 mil feri­dos. Há pelo menos 180 mil desabri­ga­dos.

Em Israel, segun­do a emis­so­ra públi­ca Kan, o número de mor­tos havia aumen­ta­do para 1,3 mil des­de o últi­mo sába­do, quan­do começaram os ataques vio­len­tos pro­movi­dos pelo grupo islâmi­co Hamas.

O Pro­gra­ma Mundi­al de Ali­men­tos das Nações Unidas (PMA) tam­bém aler­tou nes­ta quin­ta que supri­men­tos essen­ci­ais, incluin­do comi­da e água, estavam em um nív­el perigosa­mente baixo em Gaza, depois do blo­queio impos­to por Israel ao enclave.

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo vai antecipar Bolsa Família em municípios atingidos por seca

Estiagem afeta cerca de 500 mil pessoas na Região Norte Pub­li­ca­do em 04/10/2023 — 17:15 …