...
sábado ,15 novembro 2025
Home / Noticias / Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco

Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 21/04/2025 — 09:44
Brasília
Ver­são em áudio
Roma, Itália, 21.06.2023 - Presidente Lula e a primeira-dama Janja encontram-se com papa Francisco, no Vaticano. Ricardo Stuckert/PR
Repro­dução: © Ricar­do Stuckert/PR

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va decre­tou nes­ta segun­da-feira (21) luto ofi­cial de sete dias em hom­e­nagem ao papa Fran­cis­co. Por meio de nota, o pres­i­dente desta­cou o lega­do do pon­tí­fice argenti­no Jorge Mario Bergoglio e lamen­tou pro­fun­da­mente a per­da de uma “voz de respeito e acol­hi­men­to ao próx­i­mo”.

Lula ressaltou que Fran­cis­co viveu e propagou val­ores como o amor, a tol­erân­cia e a sol­i­dariedade.

“Assim como ensi­na­do na oração de São Fran­cis­co de Assis, o Papa bus­cou de for­ma incan­sáv­el levar o amor onde exis­tia o ódio. A união, onde havia a dis­cór­dia”, disse.

O pres­i­dente tam­bém desta­cou a atu­ação do papa em temas cen­trais da agen­da social e ambi­en­tal glob­al. Segun­do ele, com sim­pli­ci­dade, cor­agem e empa­tia, Fran­cis­co lev­ou ao Vat­i­cano o debate sobre as mudanças climáti­cas e denun­ciou mod­e­los econômi­cos ger­adores de injustiças e desigual­dades.

“Ele sem­pre se colo­cou ao lado daque­les que mais pre­cisam: os pobres, os refu­gia­dos, os jovens, os idosos e as víti­mas das guer­ras e de todas as for­mas de pre­con­ceito”, afir­mou Lula.

O pres­i­dente lem­brou ain­da os encon­tros que teve com o papa, ao lado da primeira-dama Jan­ja da Sil­va, como momen­tos de car­in­ho e par­til­ha de ideais comuns. “Pudemos com­par­til­har nos­sos ideais de paz, igual­dade e justiça. Ideais de que o mun­do sem­pre pre­cisou. E sem­pre pre­cis­ará”, disse.

Ao finalizar a nota, o pres­i­dente dese­jou con­so­lo a todos que sofrem com a per­da do líder reli­gioso. “O San­to Padre se vai, mas suas men­sagens seguirão gravadas em nos­sos corações”, con­cluiu.

Roma, Itália, 21.06.2023 - Presidente Lula e a primeira-dama Janja encontram-se com papa Francisco, no Vaticano. Ricardo Stuckert/PR
Reprodução: Foto: Ricardo Stuckert/PR

Encontros

O pres­i­dente Lula e o papa Fran­cis­co se encon­traram ofi­cial­mente em três ocasiões. O primeiro encon­tro ocor­reu em 13 de fevereiro de 2020, no Vat­i­cano. A reunião, de caráter pri­va­do, foi real­iza­da na Casa San­ta Mar­ta, onde o Papa cos­tu­ma rece­ber con­vi­da­dos em um ambi­ente mais reser­va­do e infor­mal. Durante cer­ca de uma hora, eles con­ver­saram sobre a importân­cia da sol­i­dariedade, do com­bate às desigual­dades e da con­strução de um mun­do mais jus­to e frater­no.

Já eleito, Lula voltou a se reunir com o pon­tí­fice em 21 de jun­ho de 2023, tam­bém no Vat­i­cano. Na ocasião, além de reafir­marem os laços de amizade, dis­cu­ti­ram temas da agen­da glob­al, como a pro­moção da paz, a preser­vação ambi­en­tal e a luta con­tra a fome e a pobreza. O pres­i­dente con­vi­dou o papa Fran­cis­co para vis­i­tar o Brasil, espe­cial­mente durante a cel­e­bração do Círio de Nazaré, em Belém (PA).

O ter­ceiro encon­tro acon­te­ceu em 14 de jun­ho de 2024, durante a Cúpu­la do G7, real­iza­da na região de Apúlia, no sul da Itália. O papa par­ticipou pela primeira vez como orador no even­to, desta­can­do a neces­si­dade de um uso éti­co da inteligên­cia arti­fi­cial e con­de­nan­do o desen­volvi­men­to de armas autôno­mas letais. Em uma reunião pri­va­da, Lula e Fran­cis­co voltaram a dis­cu­tir temas como o com­bate à fome, a pro­moção da paz e a neces­si­dade urgente de reduzir as desigual­dades globais

Em fevereiro deste ano, Jan­ja teve um novo encon­tro com o papa Fran­cis­co em meio a uma viagem a Roma para a Aliança Glob­al con­tra a Fome e a Pobreza. Durante a reunião, ela agrade­ceu as orações pela saúde de Lula e com­par­til­hou com o Papa reflexões sobre a situ­ação de mul­heres e meni­nas afe­tadas pela fome e a pobreza.

Visita ao Brasil

Após sua eleição em 2013, o papa Fran­cis­co teve o Brasil como primeiro des­ti­no inter­na­cional e foi rece­bido pela então pres­i­den­ta Dil­ma Rouss­eff.

O pon­tí­fice esteve na Jor­na­da Mundi­al da Juven­tude (JMJ), even­to que reuniu mil­hões de jovens de todo o mun­do.

Durante a visi­ta, o papa vis­i­tou a Favela da Vargin­ha, o Hos­pi­tal São Fran­cis­co de Assis na Providên­cia de Deus e cele­brou mis­sas para mul­ti­dões em Copaca­bana.

Nes­sa mes­ma viagem, esteve no San­tuário Nacional de Apare­ci­da (SP), onde tam­bém reuniu uma mul­ti­dão de fiéis.


*Atu­al­iza­da às 11h17.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Defesa Civil alerta população para tempestade no Sul e Centro-Oeste

Estão previstas chuvas acima de 100 mm em 24 horas e queda de granizo Luiz …