...
sexta-feira ,14 março 2025
Home / Esportes / Lula defende investimento no futebol para mulheres

Lula defende investimento no futebol para mulheres

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Presidente esteve no treino da seleção brasileira feminina


Pub­li­ca­do em 01/07/2023 — 18:34 Por Andreia Verdélio — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va afir­mou, neste sába­do (1º), que é pre­ciso garan­tir a práti­ca de esporte às mul­heres na mes­ma pro­porção que é ofer­e­ci­da aos home­ns. “Nas esco­las, tem que ter espaço de fute­bol”, defend­eu. “Vocês têm que escol­her o que vocês querem praticar, e a esco­la tem que se adap­tar à von­tade e às neces­si­dades das alu­nas que querem praticar fute­bol”, disse Lula às jogado­ras da seleção brasileira fem­i­ni­na de fute­bol.

Ele esteve no Está­dio Mané Gar­rin­cha, em Brasília, para o treino da equipe e dese­jou boa sorte na Copa do Mun­do, que começa dia 20 de jul­ho na Aus­trália e na Nova Zelân­dia. Neste domin­go (2), a are­na será pal­co do últi­mo amis­toso da seleção brasileira antes da com­petição.

“Eu son­ho que um dia o fute­bol fem­i­ni­no pos­sa lotar os está­dios como o fute­bol mas­culi­no. É um tra­bal­ho de poli­ti­za­ção da sociedade, é um tra­bal­ho de divul­gação, é um tra­bal­ho de con­venci­men­to”, apon­tou Lula, acres­cen­tan­do que é pre­ciso garan­tir ain­da a igual­dade de paga­men­tos entre todos os jogadores, home­ns e mul­heres.

Segun­do o pres­i­dente, as equipes brasileiras de vôlei, por exem­p­lo, tan­to mas­culi­na como fem­i­ni­na, tiver­am uma “ascen­são exu­ber­ante” em razão dos grandes inves­ti­men­tos. “No fute­bol tem que ser assim”, disse.

Em março, Lula assi­nou decre­to que cria a Estraté­gia Nacional para o Desen­volvi­men­to do Fute­bol Fem­i­ni­no no país. O pro­gra­ma, sob respon­s­abil­i­dade do Min­istério do Esporte, pre­vê medi­das de pro­moção do desen­volvi­men­to do fute­bol profis­sion­al e amador, ampli­ação dos inves­ti­men­tos e for­mação téc­ni­ca para meni­nas e mul­heres no mer­ca­do da bola.

Copa no Brasil

O gov­er­no tam­bém faz cam­pan­ha para que a Copa do Mun­do Fem­i­ni­na de 2027 ocor­ra no Brasil. Segun­do Lula, o país pos­sui estru­tu­ra e está­dios de qual­i­dade para rece­ber a com­petição, os mes­mos con­struí­dos para a Copa do Mun­do mas­culi­na, em 2014.

O pres­i­dente afir­mou que ficou “frustra­do” com os acon­tec­i­men­tos que ante­ced­er­am a com­petição daque­le ano. Na ocasião, mil­hares de brasileiros foram às ruas em protestos vio­len­tos em várias cidades con­tra os gas­tos com o even­to. Segun­do Lula, entre­tan­to, nun­ca se provou cor­rupção nas con­struções dos está­dios, ape­sar das denún­cias e inves­ti­gações.

Em 2017, por exem­p­lo, o Min­istério Públi­co do Esta­do do Rio de Janeiro ajuizou ação pedin­do que cer­ca de R$ 200 mil­hões fos­sem devolvi­dos aos cofres públi­cos por sus­pei­ta de super­fat­u­ra­men­to nas obras do Mara­canã. No Dis­tri­to Fed­er­al, a Polí­cia Fed­er­al indi­ciou dois ex-gov­er­nadores por envolvi­men­to em esque­ma de super­fat­u­ra­men­to das obras do Está­dio Mané Gar­rin­cha.

“O ano de 2013 foi um infer­no nesse país, e a Copa do Mun­do foi banal­iza­da, porque nem os patroci­nadores divul­gavam a Copa do Mun­do cor­re­ta­mente. Foi uma Copa do Mun­do sem ter cli­ma, muito neg­a­ti­vo. Tudo se dizia que havia cor­rupção nos esta­dos, e não se provou cor­rupção. Já faz 10 anos que hou­ve a Copa do Mun­do, e em nen­hum esta­do foi prova­do que hou­ve cor­rupção, mas as denún­cias acon­te­ce­r­am. Dessa vez parece que vai ser mais fácil, porque a gente não tem mais que gas­tar din­heiro para faz­er está­dio”, disse.

Visita ao treino

A seleção entra em cam­po neste domin­go (2) con­tra o Chile, às 10h30. Lula não acom­pan­ha o jogo pois via­ja para Sal­vador para as comem­o­rações da Inde­pendên­cia do Brasil na Bahia, even­to que mar­ca a saí­da defin­i­ti­va do exérci­to por­tuguês da então provín­cia, em jul­ho de 1823.

Na visi­ta de hoje ao treino da seleção, o pres­i­dente esta­va acom­pan­hado da primeira-dama, Jan­ja Lula da Sil­va, e das min­is­tras do Esporte, Ana Moser; das Mul­heres, Cida Gonçalves; e da Igual­dade Racial, Anielle Fran­co, além dos min­istros da Sec­re­taria-Ger­al, Mar­cio Macê­do, e da Sec­re­taria de Comu­ni­cação Social, Paulo Pimen­ta.

Lula e Jan­ja gan­haram camise­tas per­son­al­izadas da seleção. O pres­i­dente tam­bém foi pre­sen­tea­do com o uni­forme pre­to, pro­duzi­do para a cam­pan­ha da Con­fed­er­ação Brasileira de Fute­bol (CBF) con­tra o racis­mo.

Ao anun­ciar a con­vo­cação das 26 atle­tas que irão ao mundi­al, a téc­ni­ca do time fem­i­ni­no, Pia Sund­hage, avaliou que a seleção tem chances reais de con­quis­tar o títu­lo. A Copa do Mun­do será dis­puta­da a par­tir do dia 20 de jul­ho na Aus­trália e na Nova Zelân­dia.

 

Edição: Cami­la Maciel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Barroso diz que país vive “epidemia de violência doméstica”

Presidente do STF também criticou o “machismo estrutural” no Brasil André Richter — Repórter da …