...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Política / Lula desembarca na Arábia onde apresenta projetos de investimento

Lula desembarca na Arábia onde apresenta projetos de investimento

Repro­du­ção: © Ricar­do Stuc­kert / PR

Expectativa é de incremento dos investimentos sauditas no Brasil


Publi­ca­do em 28/11/2023 — 09:26 Por Andreia Ver­dé­lio – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va desem­bar­cou, nes­ta ter­ça-fei­ra (28), em Ria­de, capi­tal da Ará­bia Sau­di­ta, para reu­nião com o prín­ci­pe her­dei­ro Moham­med bin Sal­man, que cum­pre as fun­ções de che­fe de Esta­do. Lula tam­bém se encon­tra­rá com empre­sá­ri­os bra­si­lei­ros e sau­di­tas.

“Vamos apre­sen­tar pro­je­tos de inves­ti­men­to no Bra­sil e aumen­tar as rela­ções comer­ci­ais e de par­ce­ria entre nos­sos paí­ses nos seto­res de ener­gia, agri­cul­tu­ra e tam­bém na indús­tria. Tam­bém vamos apre­sen­tar os pro­je­tos do Novo PAC para inves­ti­men­tos em infra­es­tru­tu­ra”, escre­veu Lula em publi­ca­ção nas redes soci­ais, ao desem­bar­car no país.

A agen­da com o prín­ci­pe her­dei­ro ocor­re na tar­de de hoje, com uma reu­nião ampli­a­da com a par­ti­ci­pa­ção de minis­tros e tam­bém um encon­tro pri­va­do entre os dois líde­res. Ama­nhã (29), Lula esta­rá em dois even­tos empre­sa­ri­ais, um de pro­mo­ção de pro­du­tos da empre­sa bra­si­lei­ra Embra­er e outro da Agên­cia Bra­si­lei­ra de Pro­mo­ção de Expor­ta­ções e Inves­ti­men­tos (Apex­Bra­sil).

A expec­ta­ti­va é de incre­men­to dos inves­ti­men­tos sau­di­tas no Bra­sil nos pró­xi­mos anos. Segun­do o Ita­ma­raty, em outu­bro de 2019, hou­ve um anún­cio da inten­ção de se inves­tir algo em tor­no de US$ 10 bilhões, par­te dos quais já vêm sen­do inves­ti­dos.

Após os even­tos na capi­tal sau­di­ta, Lula segue para Doha, no Catar, onde tam­bém apro­vei­ta­rá o con­ta­to com lide­ran­ças polí­ti­cas e empre­sa­ri­ais para apro­fun­dar e diver­si­fi­car a rela­ção bila­te­ral.

Além dis­so, o pre­si­den­te deve tra­tar da guer­ra entre Isra­el e o gru­po polí­ti­co-mili­tar pales­ti­no Hamas, que con­tro­la da Fai­xa de Gaza. O Catar é um inter­lo­cu­tor jun­to ao Hamas para nego­ci­a­ções em rela­ção ao con­fli­to.

As agen­das no Catar ocor­rem na quin­ta-fei­ra (30). No mes­mo dia, na sequên­cia da visi­ta ao Ori­en­te Médio, a comi­ti­va pre­si­den­ci­al desem­bar­ca em Dubai, nos Emi­ra­dos Ára­bes, para par­ti­ci­par da 28ª Con­fe­rên­cia das Nações Uni­das sobre Mudan­ça do Cli­ma (COP 28).

A COP 28 deve­rá fazer um balan­ço da imple­men­ta­ção do Acor­do de Paris – esta­be­le­ci­do na COP 21, em 2015. O Bra­sil deve­rá endos­sar o com­pro­mis­so de man­ter o aumen­to da tem­pe­ra­tu­ra média glo­bal em 1,5°C aci­ma dos níveis pré-indus­tri­ais, além de cobrar recur­sos para repa­ra­ção e para uma tran­si­ção jus­ta para os paí­ses em desen­vol­vi­men­to.

Embo­ra a con­fe­rên­cia do cli­ma só ter­mi­ne no dia 12 de dezem­bro, Lula deve dei­xar os Emi­ra­dos Ára­bes no dia 2 de dezem­bro. Do Ori­en­te Médio, o pre­si­den­te e par­te de sua comi­ti­va via­ja­rão à Ale­ma­nha, onde Lula se reu­ni­rá com o pre­si­den­te Frank-Wal­ter Stein­mei­er e com o pri­mei­ro-minis­tro Olaf Scholz. A Ale­ma­nha é um dos paí­ses que defen­dem a assi­na­tu­ra do acor­do Mer­co­sul-União Euro­peia e a oita­va mai­or fon­te de inves­ti­men­tos no Bra­sil.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 08/01/2024 – Foto feita em 09/01/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governadores e autoridades, cruzam a Praça dos Três Poderes para visitar as instalações da sede do Supremo Tribunal Federal (STF) um dia após os atos terroristas que depredaram a sede do tribunal, o Congresso e o Palácio do Planalto.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Dia 9 de janeiro: a resposta das instituições à tentativa de golpe

Repro­du­ção: © Fabio Rodri­gues-Poz­ze­bom / Agên­cia Bra­sil Após dos ataques de 8/1, prisões são efetuadas …