...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Política / Lula e Anielle lamentam mortes em acidente na Serra da Barriga

Lula e Anielle lamentam mortes em acidente na Serra da Barriga

Ônibus capotou na tarde de ontem deixando 17 mortos e 29 feridos

Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/11/2024 — 09:22
Brasília
Brasília (DF) 08/01/2024 - Foto feita 09/01/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com ministros e presidentes dos demais poderes, no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va man­i­festou sol­i­dariedade aos famil­iares das víti­mas do aci­dente envol­ven­do um ônibus que trans­porta­va moradores da Ser­ra da Bar­ri­ga, em União dos Pal­mares (AL), até o Par­que Memo­r­i­al Quilom­bo dos Pal­mares. O veícu­lo capo­tou na tarde deste domin­go (24) e caiu numa rib­an­ceira, deixan­do 17 mor­tos e 29 feri­dos – incluin­do cri­anças e ado­les­centes.

“O gov­er­no fed­er­al está acom­pan­han­do a situ­ação e dará todo o apoio necessário às autori­dades estad­u­ais no socor­ro, atendi­men­to e amparo às víti­mas”, disse Lula pela rede social X.

A min­is­tra da Igual­dade Racial, Anielle Fran­co, tam­bém lamen­tou o aci­dente. “Muito impacta­da com a notí­cia”, escreveu em seu per­fil pelo X. “Quero prestar min­ha total sol­i­dariedade às víti­mas e seus famil­iares. Esta­mos acom­pan­han­do a situ­ação e con­fian­do no tra­bal­ho das equipes de res­gate com apoio das unidades de União dos Pal­mares e suporte do Gov­er­no do Esta­do de Alagoas”.

“Em um mês tão impor­tante para todo país, da Con­sciên­cia Negra, sobre­tu­do para a região do Quilom­bo dos Pal­mares, essa tragé­dia nos entris­tece ain­da mais pro­fun­da­mente”, com­ple­tou. O even­to Tendên­cias & Soluções, que esta­va pre­vis­to para acon­te­cer nes­ta segun­da-feira (25) em Maceió, do qual Anielle par­tic­i­paria, foi can­ce­la­do em razão do aci­dente.

Outras repercussões

Em nota, o Cen­tro de Cul­tura e Estu­dos Étni­cos Ana­jô, enti­dade vin­cu­la­da à Asso­ci­ação Cul­tur­al Agentes de Pas­toral Negros do Brasil man­i­festou sol­i­dariedade aos famil­iares e ami­gos das víti­mas do aci­dente.

“Lamen­ta­mos ain­da mais que essa tragé­dia mar­que o Mês da Con­sciên­cia Negra com extrema tris­teza e dor, num ter­ritório de tan­ta importân­cia históri­ca. Toda a nos­sa sol­i­dariedade e os votos de mui­ta força e paz aos famil­iares e ami­gos das víti­mas, autori­dades e à pop­u­lação de União dos Pal­mares.”

O Min­istério da Cul­tura e a Fun­dação Cul­tur­al Pal­mares tam­bém lamen­taram o aci­dente. “Man­i­fes­ta­mos nos­sa sol­i­dariedade às víti­mas e às suas famílias, recon­hecen­do o empen­ho das autori­dades locais, como a prefeitu­ra de União dos Pal­mares, o Samu, o Cor­po de Bombeiros e o gov­er­no do esta­do que estão atuan­do pronta­mente no socor­ro e apoio aos envolvi­dos”.

“A Ser­ra da Bar­ri­ga, sím­bo­lo de resistên­cia e luta, segue como um espaço de memória cole­ti­va e espir­i­tu­al­i­dade. Neste momen­to de dor, reforçamos nos­sa admi­ração e apoio às comu­nidades que preser­vam esse lega­do, con­fian­do no esforço con­jun­to das insti­tu­ições locais para enfrentar este momen­to difí­cil.”

Em nota de pesar, o pres­i­dente do Con­gres­so Nacional, senador Rodri­go Pacheco (PSD-MG), disse ter rece­bido com tris­teza a notí­cia das mortes na Ser­ra da Bar­ri­ga. “Meus sen­ti­men­tos às famílias das víti­mas neste momen­to de pro­fun­da dor. Exter­no min­ha sol­i­dariedade aos órgãos de res­gate empen­hados no socor­ro aos feri­dos desse trági­co episó­dio. Que pos­sam prestar o auxílio célere que o caso requer”.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …