...
sexta-feira ,7 fevereiro 2025
Home / Política / Lula e Biden defendem divulgação de atas da eleição da Venezuela

Lula e Biden defendem divulgação de atas da eleição da Venezuela

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Casa Branca vê sinais de que resultado não reflete vontade popular


Publicado em 30/07/2024 — 19:29 Por Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va con­ver­sou nes­ta terça-feira (30) com o pres­i­dente dos Esta­dos Unidos, Joe Biden, sobre a situ­ação na Venezuela após as eleições pres­i­den­ci­ais do últi­mo domin­go (29). Segun­do o Palá­cio do Planal­to, Lula reit­er­ou a neces­si­dade de pub­li­cação das atas eleitorais do pleito e Biden con­cor­dou com a importân­cia da divul­gação dos doc­u­men­tos.

O chefe do gov­er­no brasileiro disse que tem acom­pan­hado o proces­so eleitoral por meio do asses­sor espe­cial Cel­so Amor­im, envi­a­do a Cara­cas na sem­ana pas­sa­da. Lula infor­mou que Amor­im esteve com o pres­i­dente Nicolás Maduro, que dis­putou a reeleição, e Edmun­do González Urru­tia, can­dida­to da oposição, e reit­er­ou a posição do Brasil de seguir tra­bal­han­do pela nor­mal­iza­ção do proces­so políti­co no país viz­in­ho, que terá efeitos pos­i­tivos para toda a região. A reunião foi acom­pan­ha­da pelo min­istro das Relações Exte­ri­ores, Mau­ro Vieira.

O Con­sel­ho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela ain­da não divul­gou as atas para com­pro­var o resul­ta­do anun­ci­a­do nas eleições, que deu vitória a Maduro com 51,21% dos votos, con­tra 44% para Edmun­do González.

Parte da oposição, alguns país­es e organ­is­mos como a Orga­ni­za­ção dos Esta­dos Amer­i­canos (OEA) ques­tion­am a lisura do pleito e pedem a pub­li­cação das atas que per­mitem que os votos sejam audi­ta­dos. O gov­er­no de Nicolás Maduro acusa parte da oposição e alguns país­es de inci­tar um supos­to golpe de Esta­do no país con­tra o resul­ta­do eleitoral.

Após as eleições, o Min­istério das Relações Exte­ri­ores do Brasil infor­mou que aguar­da a pub­li­cação, pelo CNE da Venezuela, dos “dados desagre­ga­dos por mesa de votação, pas­so indis­pen­sáv­el para a transparên­cia, cred­i­bil­i­dade e legit­im­i­dade do resul­ta­do do pleito”.

Nes­ta terça-feira, sedes do CNE, está­tuas e out­ras insti­tu­ições públi­cas, como prefeituras e sedes do PSUV (par­tido do gov­er­no), foram ata­cadas e van­dal­izadas por gru­pos insat­is­feitos com o resul­ta­do eleitoral que deu vitória ao pres­i­dente Nicolás Maduro.O Ita­ma­raty emi­tiu aler­ta con­sular pedin­do que brasileiros res­i­dentes, em trân­si­to ou com viagem mar­ca­da para a Venezuela man­ten­ham-se infor­ma­dos sobre a situ­ação de segu­rança nas áreas onde se encon­tram e que evitem aglom­er­ações.

Em nota divul­ga­da na rede social X, a Casa Bran­ca diz que os Esta­dos Unidos con­tin­u­am a apelar às autori­dades eleitorais da Venezuela para que divulguem resul­ta­dos de votação “com­ple­tos, trans­par­entes e detal­ha­dos”. “Isso é espe­cial­mente críti­co, dado que há sinais claros de que os resul­ta­dos eleitorais anun­ci­a­dos pelo Con­sel­ho Nacional Eleitoral da Venezuela não refletem a von­tade do povo venezue­lano, tal como foi expres­sa nas urnas em 28 de jul­ho”, diz a nota.

Parceria

Na con­ver­sa entre os dois pres­i­dentes, que durou cer­ca de meia hora, Biden con­fir­mou pre­sença na Cúpu­la do G20, em novem­bro no Rio de Janeiro, e disse que a parce­ria entre Brasil e Esta­dos Unidos deve con­tin­uar a crescer.

O pres­i­dente brasileiro con­vi­dou Biden para par­tic­i­par da reunião dos país­es democráti­cos con­tra o extrem­is­mo, que será real­iza­da em setem­bro próx­i­mo, em Nova York, à margem da Assem­bleia Ger­al da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU).

Lula cumpri­men­tou Biden pela “mag­nân­i­ma” decisão de deixar a can­di­datu­ra à reeleição nos Esta­dos Unidos e dese­jou suces­so para a democ­ra­cia do país nas eleições pres­i­den­ci­ais em novem­bro.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

“O povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego”, diz Hugo Motta

Novo presidente da Câmara foi eleito neste sábado Pedro Rafael Vilela Pub­li­ca­do em 01/02/2025 — …