...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Política / Lula é recebido na Assembleia da República e encerra visita a Portugal

Lula é recebido na Assembleia da República e encerra visita a Portugal

Repro­dução: © Ricar­do Stuckert/PR

Viagem foi marcada por reaproximação diplomática entre países


Pub­li­ca­do em 25/04/2023 — 06:32 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

No últi­mo dia da visi­ta a Por­tu­gal, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va será rece­bido nes­ta terça-feira (25) na Assem­bleia da Repúbli­ca, Par­la­men­to por­tuguês, quan­do rece­berá hom­e­nagem. Esta é a primeira viagem de Lula à Europa no ter­ceiro manda­to pres­i­den­cial.

A viagem foi mar­ca­da pela reaprox­i­mação diplomáti­ca entre os país­es e assi­natu­ra de acor­dos em diver­sas áreas, como inter­na­cional­iza­ção de star­tupsval­i­dação de diplo­mas de ensi­nos fun­da­men­tal e médio e com­bate ao racis­mo con­tra brasileiros que vivem no país europeu.

Na 13ª Cimeira Brasil-Por­tu­gal, encon­tro que não ocor­ria há seis anos, Lula anun­ciou a insta­lação de um escritório da Agên­cia Brasileira de Pro­moção de Expor­tações e Inves­ti­men­tos (ApexBrasil) em Lis­boa, para a estre­itar a coop­er­ação bilat­er­al e novos negó­cios.

Por­tu­gal é o 17º país que mais impor­ta pro­du­tos brasileiros. Ape­nas no ano pas­sa­do, as expor­tações para o mer­ca­do por­tuguês somaram US$ 4,17 bil­hões. O petróleo lid­era a pau­ta expor­ta­do­ra, respon­den­do por 59% do total. Out­ros pro­du­tos são soja e mil­ho. Já o Brasil impor­ta azeite, vin­ho e com­po­nentes para aeron­aves. Em 2022, o comér­cio bilat­er­al movi­men­tou US$ 5,26 bil­hões, alta de 50,8% em com­para­ção ao ano ante­ri­or.

Nes­sa segun­da-feira (24), Lula e o pres­i­dente de Por­tu­gal, Marce­lo Rebe­lo de Sousa, entre­garam o Prêmio Camões, o prin­ci­pal da lit­er­atu­ra em lín­gua por­tugue­sa, ao músi­co, dra­matur­go e escritor brasileiro Chico Buar­que. Em 2019, Chico foi o vence­dor da 31ª edição do Prêmio Luiz Vaz de Camões de Lit­er­atu­ra, mas o ato de entre­ga não foi assi­na­do pelo então pres­i­dente Jair Bol­sonaro.

Espanha

Após cer­imô­nia na Assem­bleia da Repúbli­ca, Lula e sua comi­ti­va embar­cam para Madri, cap­i­tal da Espan­ha, últi­mo tre­cho da visi­ta ofi­cial à Europa.

O pres­i­dente vai se reunir, ain­da nes­ta terça-feira, com empresários brasileiros e espan­hóis. No dia seguinte, está pre­vis­to encon­tro com o pres­i­dente do gov­er­no, Pedro Sánchez, no Palá­cio Mon­cloa, sede do gov­er­no espan­hol. Lula terá ain­da um almoço com o rei Felipe VI, no Palá­cio Real, antes de retornar ao Brasil.

“A viagem do pres­i­dente Lula tam­bém é estratég­i­ca para uma questão pen­dente, o acor­do com­er­cial entre o Mer­co­sul e a União Europeia, que inter­es­sa a ambos os país­es. Coin­ci­den­te­mente, no próx­i­mo manda­to semes­tral de ambos os blo­cos, que se ini­cia em 1º de jul­ho deste ano, o Brasil pas­sará a ocu­par a presidên­cia tem­porária do Mer­co­sul e a Espan­ha ocu­pará o car­go equiv­a­lente na UE”, diz nota pub­li­ca­da pela Presidên­cia da Repúbli­ca.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Anistia seria preocupante e mau exemplo, dizem juristas

Perdão fragilizaria democracia, avalia professor da USP Vitor Abdala — repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …