...
quinta-feira ,22 fevereiro 2024
Home / Política / Lula está na Bélgica para Cúpula Celac-União Europeia

Lula está na Bélgica para Cúpula Celac-União Europeia

Repro­du­ção: © Foto Ricar­do Stuckert/ PR

Encontro reunirá cerca de 60 líderes europeus e latino-americanos


Publi­ca­do em 16/07/2023 — 13:32 Por Pedro Rafa­el Vile­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va desem­bar­cou nes­te domin­go (16), em Bru­xe­las, capi­tal da Bél­gi­ca, onde par­ti­ci­pa­rá da Cúpu­la da Comu­ni­da­de dos Esta­dos Lati­no-Ame­ri­ca­nos e Cari­be­nhos (Celac) e da União Euro­peia. Ao todo, cer­ca de 60 líde­res estran­gei­ros dos paí­ses com­po­nen­tes dos blo­cos são espe­ra­dos para o encon­tro, que ocor­re­rá ofi­ci­al­men­te na segun­da (17) e na ter­ça-fei­ra (18).

A dele­ga­ção bra­si­lei­ra leva­rá à cúpu­la pro­pos­tas de estí­mu­lo à coo­pe­ra­ção mútua nas áre­as ambi­en­tal, ener­gé­ti­ca e de defe­sa, além do com­ba­te à fome e aos cri­mes trans­na­ci­o­nais. A últi­ma vez em que a cúpu­la foi rea­li­za­da foi em 2015.

Embo­ra não figu­rem entre os prin­ci­pais temas da 3ª Cúpu­la Celac-União Euro­peia, as nego­ci­a­ções para con­clu­são do acor­do de livre-comér­cio entre os paí­ses do blo­co euro­peu e do Mer­co­sul podem ser obje­to das con­ver­sas. Com­põem o Mer­co­sul a Argen­ti­na, o Bra­sil, o Para­guai e o Uru­guai.

Segun­do o Ita­ma­raty, Lula leva­rá ao even­to o posi­ci­o­na­men­to bra­si­lei­ro em rela­ção às últi­mas exi­gên­ci­as do blo­co euro­peu para apro­var a assi­na­tu­ra do tra­ta­do – que inclu­em, entre outros pon­tos, a pre­vi­são de mul­tas em caso de des­cum­pri­men­to de obri­ga­ções ambi­en­tais.

A agen­da ofi­ci­al de Lula divul­ga­da pelo gover­no fede­ral pre­vê reu­niões e encon­tros com líde­res polí­ti­cos e empre­sa­ri­ais euro­peus.

O pre­si­den­te bra­si­lei­ro terá encon­tros com o rei da Bél­gi­ca, Phi­lip­pe Léo­pold Louis Marie, e com o pri­mei­ro-minis­tro do país anfi­trião, Ale­xan­dre De Croo. Tam­bém já foram con­fir­ma­dos com­pro­mis­sos com os repre­sen­tan­tes da Áus­tria e da Sué­cia.

Na segun­da-fei­ra, Lula par­ti­ci­pa do Fórum Empre­sa­ri­al União Euro­peia — Amé­ri­ca Lati­na, pela manhã. À tar­de, ocor­re a ses­são de aber­tu­ra da Celac. No dia seguin­te, ocor­re a Cúpu­la da Celac-União Euro­peia. O retor­no a Bra­sí­lia está pre­vis­to para quar­ta-fei­ra (19).

Edi­ção: Juli­a­na Andra­de

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Relembre o passo a passo da tentativa de golpe no 8/1

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Acampamento no Setor Militar serviu de base para terroristas Publi­ca­do …