...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Mulher / Lula participa de abertura oficial da Marcha das Margaridas

Lula participa de abertura oficial da Marcha das Margaridas

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Evento tem ampla programação nesta terça e quarta-feira


Pub­li­ca­do em 15/08/2023 — 08:26 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A pro­gra­mação da 7ª Mar­cha das Mar­gari­das, real­iza­da nes­ta terça (15) e quar­ta-feira (16) em Brasília, con­tará com diver­sas ativi­dades que estarão con­cen­tradas no Pavil­hão de Exposições do Par­que da Cidade. As tra­bal­hado­ras rurais estão acam­padas des­de o fim de sem­ana no local.  

Em torno do lema da edição de 2023 — Pela recon­strução do Brasil e pelo bem viv­er — estão pre­vis­tas diver­sas ativi­dades nos dois dias do even­to voltadas à justiça, defe­sa da democ­ra­cia par­tic­i­pa­ti­va, garan­tia de dire­itos, respeito à diver­si­dade e a cobrança de políti­cas públi­cas que gerem qual­i­dade de vida e bem-estar às mul­heres de todo o país.

Estão pre­vis­tas ofic­i­nas temáti­cas e lúdi­cas, plenárias, sem­i­nários, qua­tro grandes painéis e rodas de con­ver­sas, par­til­ha de saberes, ten­da da cura, ativi­dades auto­ges­tion­adas, apre­sen­tações cul­tur­ais, mostra da pro­du­tivi­dade das mar­gari­das, e até um tri­bunal éti­co das mul­heres do cam­po, da flo­res­ta e das águas em defe­sa da autode­ter­mi­nação dos povos e da sobera­nia ali­men­tar, hídri­ca e energéti­ca.

Nes­ta terça-feira, no plenário do Sena­do, haverá sessão solene em hom­e­nagem à Mar­cha das Mar­gari­das, com a pre­sença de mul­heres do cam­po, da flo­res­ta e das águas de todos os esta­dos brasileiros e de out­ros país­es, com trans­mis­são ao vivo nas redes soci­ais da Mar­cha das Mar­gari­das e da TV Sena­do.

A aber­tu­ra ofi­cial da Mar­cha das Mar­gari­das está pre­vista para ocor­rer no Pavil­hão do Par­que da Cidade, às 17h (horário de Brasília), com a par­tic­i­pação do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, do vice-pres­i­dente Ger­al­do Alck­min, de diver­sos min­istros e rep­re­sen­tantes de orga­ni­za­ções par­ceiras. De acor­do com a Con­fed­er­ação dos Tra­bal­hadores na Agri­cul­tura (Con­tag), que coor­de­na o even­to, o ato será um momen­to cul­tur­al e de reafir­mação da pau­ta das mar­gari­das. A cer­imô­nia de aber­tu­ra tam­bém será trans­mi­ti­da ao vivo nas redes soci­ais da Con­tag e do Canal Gov .

Para­le­la­mente aos even­tos com autori­dades, na área exter­na do pavil­hão foi mon­ta­da estru­tu­ra com ten­das para rece­ber a Mostra Nacional da Pro­dução das Mar­gari­das. São diver­sos pro­du­tos que iden­ti­fi­cam a cul­tura, o modo de vida e pro­dução, o ter­ritório e demais car­ac­terís­ti­cas das chamadas guardiãs dos saberes. No local, ocor­rerão tam­bém tro­ca de sementes e rodas de con­ver­sa.

No local do cre­den­ci­a­men­to das par­tic­i­pantes da mar­cha, está insta­l­a­do um pon­to de cole­ta da cam­pan­ha de arrecadação de ali­men­tos não perecíveis e de roupas em bom esta­do e limpas, prin­ci­pal­mente de agasal­hos, para doação a enti­dades que aten­dem pes­soas em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade econômi­co-social no Dis­tri­to Fed­er­al. Na área inter­na do Pavil­hão, na Casa de Mar­gari­da Alves, haverá o lança­men­to de livros, espetácu­los, exibição de filmes e doc­u­men­tários. Esse espaço fun­cionará ape­nas hoje, das 9h às 17h.

Marcha lilás

O momen­to mais esper­a­do pelas mar­gari­das, a cada qua­tro anos, é a tradi­cional mar­cha das mul­heres em direção à Esplana­da dos Min­istérios, em um tra­je­to de aprox­i­mada­mente seis quilômet­ros entre o Pavil­hão do Par­que da Cidade e o cen­tro do Poder Exec­u­ti­vo Fed­er­al.

Na quar­ta-feira (16), a par­tir das 7h, as mul­heres se orga­ni­zam com suas del­e­gações estad­u­ais e começam a ocu­par as ruas da cap­i­tal. Vesti­das de lilás, por­tan­do ban­deiras, chapéus de pal­ha, faixas e car­tazes, elas serão acom­pan­hadas no per­cur­so por car­ros de som e agentes da Polí­cia Mil­i­tar do Dis­tri­to Fed­er­al (PMDF). His­tori­ca­mente, as par­tic­i­pantes entoam o Can­to das Mar­gari­das* e gri­tam palavras de ordem de luta por dire­itos. A pop­u­lação poderá par­tic­i­par. A orga­ni­za­ção da mar­cha con­vi­da os inter­es­sa­dos a con­hecerem mais sobre “as mar­gari­das” e suas lutas soci­ais.

O ato de encer­ra­men­to, em frente ao Con­gres­so Nacional, na altura do Min­istério de Minas e Ener­gia, con­tará com a pre­sença do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e de min­istros, às 10h30, e e esti­ma­ti­va é de 100 mil par­tic­i­pantes. São agricul­toras famil­iares, indí­ge­nas, cam­pone­sas, assen­tadas, acam­padas sem-ter­ra, ribeir­in­has, quilom­bo­las, extra­tivis­tas, pescado­ras, que­bradeiras de coco, raizeiras, ben­zedeiras, marisqueiras, caiçaras, assalari­adas e out­ras mul­heres que rep­re­sen­tam a plu­ral­i­dade brasileira.

A coor­de­nado­ra-ger­al da Mar­cha das Mar­gari­das e secretária de Mul­heres da Con­tag, Mazé Morais, disse que espera novos anún­cios de políti­cas públi­cas por parte do gov­er­no fed­er­al. A lid­er­ança fez um bal­anço sobre as con­quis­tas das mar­gari­das em 23 anos de existên­cia do even­to. “A primeira mar­cha em que a gente entre­gou uma pau­ta foi em 2003. De lá para cá, con­seguimos vários avanços, como a tit­u­lação con­jun­ta de ter­ra, porque nós mul­heres tra­bal­hado­ras rurais não tín­hamos o dire­ito de ter nos­sos nomes no doc­u­men­to de pro­priedade; a doc­u­men­tação da tra­bal­hado­ra rur­al, pois, no sécu­lo XXI, ain­da há tra­bal­hado­ra que infe­liz­mente não tem a doc­u­men­tação; a cam­pan­ha de com­bate à vio­lên­cia con­tra as mul­heres; o crédi­to [rur­al] e a assistên­cia téc­ni­ca para as mul­heres. Foram muitos avanços. Hou­ve uma inter­rupção e perdemos muitas dessas con­quis­tas ao lon­go desse cam­in­har”.

O retorno das del­e­gações estad­u­ais das mar­gari­das está pre­vis­to para as 12h30, após o almoço.

Con­fi­ra a pro­gra­mação da Mar­cha das Mar­gari­das 2023.

Trânsito

Em função do even­to, o trân­si­to no Eixo Mon­u­men­tal, que dá aces­so à Esplana­da dos Min­istérios, terá alter­ações nos dois dias da Mar­cha das Mar­gari­das para garan­tir segu­rança, mobil­i­dade e flu­idez no tráfego. De acor­do com a PMDF, a Esplana­da dos Min­istérios ficará fecha­da aos veícu­los, a par­tir das 23h45 des­ta terça-feira. Não será per­mi­ti­do tam­bém o aces­so de veícu­los à Praça dos Três Poderes.

Aman­hã, a par­tir das 7h, três faixas de rola­men­to do Eixo Mon­u­men­tal ficarão fechadas, des­de a saí­da do Par­que da Cidade até a Cat­e­dral Met­ro­pol­i­tana de Brasília.

A lib­er­ação das vias vai ocor­rer após avali­ação téc­ni­ca dos agentes de trân­si­to.

Canto das Margaridas

Con­heça o Can­to das Mar­gari­das

“Olha Brasília está flori­da

Estão chegan­do as deci­di­das

Olha Brasília está flori­da

É o quer­er, é o quer­er das mar­gari­das

Somos de todos os nov­e­l­os

De todo tipo de cabe­lo

Grandes, miú­das, bem erguidas

Somos nós as mar­gari­das

Nós que vem sem­pre suan­do

Este país ali­men­tan­do

Tamos aqui para relem­brar

Este país tem que mudar!

Olha Brasília está flori­da…

O Can­to das Mar­gari­das

Água limpa sem pri­var

Sede de todos acal­mar

Casa jus­ta pra crescer,

Casa jus­ta pra crescer

Saúde antes de adoe­cer

Ter­ra sadia pra lucrar

Can­ja na mesa no jan­tar

Um mín­i­mo para se ter, (bis)

Dire­ito à paz e ao praz­er

E den­tro e fora punição

Pra quem abusa do bastão

Do ser patrão, do ser machão

Não pode não, não pode não (bis)

Olha Brasília está flori­da (bis)

É o quer­er, é o quer­er das mar­gari­das!

É o quer­er, é o quer­er das mar­gari­das!”

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …