...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Direitos Humanos / Lula promete zerar fome no país até fim do mandato

Lula promete zerar fome no país até fim do mandato

Presidente participou de encerramento do Festival Aliança Global

Rafael Car­doso — repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 16/11/2024 — 20:38
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ) 16/11/2024 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no show do Festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, no G20 Social, na Praça Mauá, com Gilberto Gil, a primeira-dama Janja e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va prom­e­teu neste sába­do (16) que, até o fim do manda­to, nen­hum brasileiro vai pas­sar fome no país. A declar­ação foi fei­ta no últi­mo dia do Fes­ti­val Aliança Glob­al con­tra a Fome e a Pobreza, na região cen­tral do Rio de Janeiro.

“Quero diz­er para os mil­hões de habi­tantes que pas­sam fome no mun­do, para as cri­anças que não sabem se vai ter ali­men­to. Quero diz­er que hoje não tem, mas aman­hã vai ter. É pre­ciso cor­agem para mudar essa história per­ver­sa”, disse o pres­i­dente. “O que fal­ta não é pro­dução de ali­men­tos. O mun­do tem tec­nolo­gia e genéti­ca para pro­duzir ali­men­tos sufi­cientes. Fal­ta respon­s­abil­i­dade para colo­car o pobre no orça­men­to públi­co e garan­tir comi­da. Tiramos 24 mil­hões de pes­soas da fome até ago­ra. E em 2026, não ter­e­mos nen­hum brasileiro pas­san­do fome”.

O even­to encer­rou a pro­gra­mação do G20 Social, que reuniu durante três dias rep­re­sen­tantes do gov­er­no fed­er­al, movi­men­tos soci­ais e insti­tu­ições não gov­er­na­men­tais. Na segun­da (18) e terça-feira (19), acon­tece a Cúpu­la do G20, com os líderes dos prin­ci­pais país­es do mun­do. A dis­cussão de ini­cia­ti­vas con­tra a fome e a pobreza são ban­deiras da presidên­cia brasileira do G20.

“Quan­do colo­camos fome para dis­cu­tir no G20, era para trans­for­mar em questão polit­i­ca. Ela é trata­da como uma questão social, ape­nas um número estatís­ti­co para perío­do de eleição e depois é esque­ci­da. Quem tem fome é trata­do como invisív­el no país”, disse o pres­i­dente. “Fome não é questão da natureza. Não é questão alheia ao ser humano. Ela é trata­da como se não exis­tisse. Mas é respon­s­abil­i­dade de todos nós gov­er­nantes do plan­e­ta”.

O encer­ra­men­to do fes­ti­val teve a par­tic­i­pação dos artis­tas Ney Matogrosso, Maria Gadú, Alceu Valença, Fafá de Belém, Jaloo Kle­ber Lucas, Jovem Dioní­sio, Tás­sia Reis, Jota.Pê e Luk­in­has.

 

Rio de Janeiro (RJ) 16/11/2024 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no show do Festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, no G20 Social, na Praça Mauá, com Gilberto Gil, a primeira-dama Janja e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução:  O pres­i­dente da Repúbli­ca, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, no show do Fes­ti­val Aliança Glob­al Con­tra a Fome e a Pobreza, no G20 Social, na Praça Mauá, com Gilber­to Gil, a primeira-dama Jan­ja e a min­is­tra da Cul­tura, Mar­gareth Menezes. Foto: Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil
LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Por enquanto, fim de checagem de fatos é limitado aos EUA, diz Meta

Companhia defende permitir ofensas em nome da liberdade de expressão Lucas Pordeus León — Repórter …